• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Pesquisa Social - Métodos e Técnicas

  • ISBN:

    9788597013832

  • Edição: 4|2017
  • Editora: Atlas

Roberto Jarry Richardson

De: R$  236,00 Por: R$  200,60
In stock
SKU
4217479
ou em até 10x de R$ 20,06
< >
Esta obra clássica reúne os mais importantes métodos de pesquisa, possibilitando ao leitor o acesso aos instrumentos básicos que serão utilizados para melhorar as técnicas e sua eficaz aplicação em novas áreas que exigem imaginação e criatividade. Trata-
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 424
  • Publicação: 09/10/2017
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,58 kg
  • Dimensões: 17 x 24

Esta obra clássica reúne os mais importantes métodos de pesquisa, possibilitando ao leitor o acesso aos instrumentos básicos que serão utilizados para melhorar as técnicas e sua eficaz aplicação em novas áreas que exigem imaginação e criatividade. 

Trata-se de um texto objetivo e introdutório, com destaque para os seguintes assuntos: formulação de problemas, planejamento da pesquisa e coleta de informações, elaboração de um plano de pesquisa, execução da pesquisa, análise das técnicas de coleta e codificação de dados, preparação de questionários, amostragem, testes e escalas de atitudes, concluindo com a elaboração do relatório de pesquisa.

Livro-texto para as disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia de Pesquisa dos cursos de Educação, Sociologia, Psicologia, Comunicação Social e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Opinião dos cursos de Administração e Comunicação Social. Leitura de interesse para pesquisadores e profissionais da área de Pesquisa de Mercados. Livro de referência para estudantes de pós-graduação envolvidos na preparação de teses e dissertações acadêmicas.


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

Parte I – Considerações sobre ciência e pesquisa científica, 1

1 Processo de pesquisa, 3

2 Conhecimento e método científico, 11

3 Epistemologia do trabalho científico, 25

4 Paradigmas de pesquisa: método quantitativo, método qualitativo e método misto, 55

 

Parte II – Enquadramento teórico, 79

5 Teorias, conceitos e variáveis, 81

6 Formulação de hipóteses, 105

 

Parte III – o projeto de pesquisa, 121

7 Planos de pesquisa, 123

8 Teoria e prática de amostragem, 143

9 Roteiro de um projeto de pesquisa, 155

 

Parte IV – bases da medição e escalas, 173

10 Bases da medição de escalas, 175

11 Parâmetros de qualidade da medição e validade, 189

 

Parte V – coleta e análise de dados, 207

12 Questionário, 209,

13 Entrevista, 231

14 Análise de conteúdo, 249

15 Análise de discurso, 277

16 Pesquisa histórica, 295

17 Teoria fundamentada, 309

18 Pesquisa-ação, 329

19 Etnometodologia, 349

20 Relatório de pesquisa, 363


Roberto Jarry Richardson é licenciado em Sociologia pela Universidade Católica do Chile, possui mestrado em Sociologia da Educação e PhD em Educação pela Stanford University, e pós-doutorado em Educação pela Stanford University, pela University of Massachusetts e pelo Programa Interdisciplinario de Investigaciones Educativas (Chile). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ocupou diversos cargos administrativos e acadêmicos. Atualmente, colabora com diversas instituições educativas no Brasil e no exterior.