• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor - Criação de ONGs e Estratégias de Atuação

  • ISBN:

    9788597021899

  • Edição: 7|2019
  • Editora: Atlas

Takeshy Tachizawa

De: R$ 120,00 Por: R$ 96,00
ou em até 2x de R$ 48,00
< >
Organizações não Governamentais e Terceiro Setor no cenário brasileiro. De Takeshy Tachizawa, o livro apresenta técnicas e estratégias específicas da gestão de ONGs e outros tipos de organizações sociais sem fins lucrativos dentro da realidade brasileira.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 284
  • Publicação: 17/06/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,47 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Organizações não Governamentais e Terceiro Setor no cenário brasileiro. De Takeshy Tachizawa, o livro apresenta técnicas e estratégias específicas da gestão de ONGs e outros tipos de organizações sociais sem fins lucrativos dentro da realidade brasileira.

 

Organizações não Governamentais e Terceiro Setor – Criação de ONGs e Estratégias de Atuação estabelece reflexões sobre os aspectos econômicos, sociais e jurídicos relacionados às ONGs e ao Terceiro Setor. Além disso, aborda questões relacionadas à responsabilidade social em geral e na área das organizações e faz a análise do Segundo Setor, de maneira que suas estratégias e seus projetos sociais sejam envolvidos em todo o contexto.

 

Este livro está dividido em três partes:

 

  • Primeira parte

Traz reflexões, assim como os aspectos jurídicos da criação de uma ONG, sua responsabilidade social e os papéis de agentes de transformação na sociedade.

 

  • Segunda parte

Trata de estratégias sociais e ambientais no contexto das organizações, apresentando as principais características dos diversos tipos de empresa e como cada um dos segmentos lida com essas estratégias.

 

  • Terceira parte

Aborda diretrizes que ajudam a compreender a gestão de ONGs e apresenta um modelo de gestão, bem como ferramentas e conceitos que podem guiar o leitor nesse desafio: parcerias, finanças, tecnologias da informação e indicadores de gestão.

 

Este livro conta com os seguintes materiais suplementares:

 

  • Registro de Entidade de Fins Filantrópicos;
  • Convênios;
  • Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público;
  • Regulamentação de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público;
  • Estudo de Caso: Instituto Alpha de Responsabilidade Social;
  • Formulação de um Projeto de Aporte de Recursos Financeiros para uma ONG de Atuação Socioambiental;
  • ONG no Contexto Médico-Hospitalar.

Introdução

Parte I - Organizações do Terceiro Setor

Capítulo 1- Reflexões sobre as ONGs e o Terceiro Setor

Capítulo 2 - Criação de ONGs e seus Aspectos Jurídicos

Capítulo 3 - Responsabilidade Social e Agentes de Transformação

Parte II - Estratégias Sociais e Ambientais no Contexto das Organizações

Capítulo 4 - Diferentes Tipos de Organizações

Capítulo 5 - Indústria Altamente Concentrada

Capítulo 6 - Empresas da Indústria Semiconcentrada

Capítulo 7 - Empresas de Bens de Consumo Não Duráveis

Capítulo 8 - Empresas de Bens de Consumo Duráveis

Capítulo 9 - Setor de Empresas Comerciais

Capítulo 10 - Empresas de Serviços Financeiros

Capítulo 11 - Empresas de Serviços Especializados

Capítulo 12 - Instituições do Setor Educacional

Capítulo 13 - Organizações de Outros Ramos de Negócios

Parte III - Estratégias Genéricas para Gestão das ONGs

Capítulo 14 - Um Modelo de Gestão Aplicado às ONGs

Capítulo 15 - Parcerias e Gestão com Pessoas

Capítulo 16 - Estratégias Financeiras

Capítulo 17 - Tecnologias da Informação e Estrutura Organizacional nas ONGs

Capítulo 18 - Indicadores de Gestão Aplicados às ONGs

Anexo

Resenha de Filmes Ilustrativos

Posfácio

Glossário

Bibliografia

Índice remissivo

Takeshy Tachizawa

É doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP); com especialização em Gestão de Negócios pela University of California; mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e administrador pela mesma instituição. Empresário com atuação  em empreendimentos de grande porte no Brasil e no exterior. É autor de vários livros na área de Ciências Humanas, com foco em gestão de negócios, responsabilidade social empresarial, estratégias e gestão com pessoas. Autor de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa, publicado pelo GEN | Atlas.

e-mail: usptakes@uol.com.br