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O MAIS IMPORTANTE DA EDUCAÇÃO IMPORTANTE

  • ISBN:

    9788522468737

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Pedro Demo

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O sistema educacional brasileiro tem se mostrado incapaz de dar conta de sua missão histórica: garantir o direito dos alunos de aprender bem. Na esfera pública, onde estudam 90% dos alunos no ensino fundamental, a situação é alarmante, pois, ao contr

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 168
  • Publicação: 27/02/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,25 kg
  • Dimensões: 14 X 21
O sistema educacional brasileiro tem se mostrado incapaz de dar conta de sua missão histórica: garantir o direito dos alunos de aprender bem. Na esfera pública, onde estudam 90% dos alunos no ensino fundamental, a situação é alarmante, pois, ao contrário do discurso oficial, não resolvemos a escolarização obrigatória: na população entre 15 e 17 anos, a taxa de conclusão ao fim da primeira década do milênio era pouco mais de 50%.

O que se oferece na escola pública é algo fora de propósito, como regra. Embora com exceções, nossa política educaciconal está marcada pela pecha da oferta pobre para o pobre, tanto assim que professores públicos, quando podem, colocam seus filhos no sistema privado.

Esta e outras afirmações são comentadas, debatidas e analisadas pelo autor, com a autoridade de quem dedicou grande parte de sua vasta carreira acadêmica na área educacional e que publicou mais de 90 livros, a maioria deles sobre sociologia da educação.

Para a elaboração deste livro o autor retoma um texto de comentários feito por ocasião da análise do Plano Nacional de Educação em sua versão mais recente. ¿Ao priorizarmos o mais importante, concedemos, primeiro, que, não se podendo dar conta de tudo, procuramos, pelo menos dar conta do mais importante¿, afirma o autor, justificando o título da obra que ora se apresenta.

Obra destinada a cursos de pedagogia e licenciatura, pós-graduação em educação e correlatos, secretarias de educação estaduais e municipais e programas de formação permanente de docentes.
Introdução, 1
I - Diagnóstico Introdutório, 7

II - Questionando este Sistema, 20
1 Gestão democrática como retórica, 21
2 Alfabetizar em três anos, 24
3 Formação docente, 27
4 Universidades, 31
5 Autoquestionamento institucional, 36
6 Novas tecnologias, 38
7 Educação científica e matemática, 42
8 Educação infantil, 44
9 Caducidade do sistema, 46
10 Futuro - que futuro?, 48

III - "O Mais Importante", 52
1 PRIMEIRO ponto de partida, 56
2 SEGUNDO ponto de partida, 61
3 Formação original e permanente docente, 65
4 Novas tecnologias, 68
5 Conhecimento, 72
6 Educação e alfabetização científica, 75
7 Universidade, 79
8 Avaliação e orientação, 84
9 Sistemas educacionais, 86
10 Educação de qualidade, 89

IV - Três Tópicos Exemplares, 93
1 Avaliação Processual e Problematização, 94
2 Escola de Tempo Integral (ETI), 106
3 Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 116

Para Concluir, 123
Apêndice, 127
Referências, 137


Pedro Demo

Pós

doutor pela Universty of California at Los Angeles (UCLA) (1999

2000)

Ph.D. em Sociologia pela Alemanha Ocidental (Defesa de tese em 1971, publicada em alemão em 1973)

Professor Titular aposentado e Emérito de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)

Foi professor da PUC

RJ, da UFF, do IUPERJ, entre 1972 e 1974

Autor de publicações nas áreas de metodologia científica e de política social (com acentuação em educação)

Foi Pesquisador do IPEA (até 1994)

Autor de mais de 70 livros