• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Como Administrar o Fluxo de Caixa das Empresas

  • ISBN:

    9786559772599

  • Edição: 11|2022
  • Editora: Atlas

Edson Cordeiro da Silva

R$  214,00
ou em até 10x de R$ 21,40
< >
Manual de consulta de fluxo de caixas. Este livro aborda os principais aspectos para elaboração e gerenciamento do fluxo de caixa, ressaltando a importância da qualidade da informação obtida com a análise.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 448
  • Publicação: 19/04/2022
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,72 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Como Administrar o Fluxo de Caixa das Empresas atende às necessidades dos responsáveis pela área financeira das empresas e apresenta as bases conceituais da moderna gestão de fluxo de caixa, de modo a auxiliar no entendimento e implementação, para que seja um instrumento de apoio às decisões de caixa.

 

Por que ter Como Administrar o Fluxo de Caixa das Empresas?

Para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que o fluxo de caixa apresente liquidez, com ou sem inflação ou recessão, cumprindo com os compromissos financeiros e mantendo a continuidade das operações.

 

Se a empresa tem liquidez, ela pode gerar lucro. Por isso, a gestão dos fluxos financeiros é tão relevante quanto a capacidade de produção e de vendas da empresa.

1 Introdução

2 Administração financeira – considerações gerais

3 Demonstrações contábeis

4 Administração do fluxo de caixa

5 Planejamento e elaboração do fluxo de caixa

6 Análise do fluxo de caixa

7 Indicadores econômicos e financeiros relevantes para análise da qualidade da informação na administração do fluxo de caixa 

8 Gestão de preços e otimização de custos

9 Dicas e sugestões para um eficiente gerenciamento do caixa

10 Estudos de casos

11 Situações e dificuldades financeiras das empresas

12 Valor justo das empresas – Avaliação – Escorregadas técnicas

13 Orçamento empresarial – Dicas, alertas e propostas 

Anexo 1 – Relatório da administração – Quadro auxiliar

Anexo 2 – Visão contábil 

Anexo 3 – Extrato – Fontes de financiamento de empresa e uso de capital de terceiros

Anexo 4 – Para reflexão: avaliação de empresas – Perguntas-chave

Anexo 5 – Sugestões para enfrentar a crise

Anexo 6 – Indicadores importantes na análise financeira e do negócio (dicas) 

Glossário

Referências 

Sites de consulta

Edson Cordeiro da Silva 

É graduado em Contabilidade e Economia, doutor, mestre em Sistema de Gestão pela Escola de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (Latec-UFF), com MBA em Finanças e Mercado de Capitais e pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ).  

Possui diversos cursos de especialização em melhores práticas em finanças, controladoria, governança corporativa, riscos e compliance. 

Ex-diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) (em 1999), ex-vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade do Rio de Janeiro (ANEFAC-RJ) (em 1991-1992), ex-diretor do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (antigo IAIB, atual IBRACON) (em 1990-1995), ex-auditor independente – pessoa física (CVM) (em 1984), ex-membro efetivo da Câmara de Fiscalização (em 1990-1993) do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e membro efetivo do Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ) (em 2020). Ex-membro do Conselho Empresarial de Varejo e Governança Corporativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) (em 2007-2009), membro da Academia Nacional de Economia (ANE – cátedra nº 50) (desde 2014), coordenador executivo do Grupo de Estudos Acadêmicos (GEA) em Governança Corporativa e atual vice-presidente e coordenador setorial (Indústria Financeira) (desde 2020), e Certificate of Membership do The Institute of Internal Auditors Inc. New York (em 1978). 

Possui experiência de mais de 20 anos em cargos de gerência e diretoria nas áreas de Controladoria e Finanças em empresas de médio e grande porte nas atividades de Varejo, Serviços, Seguros, Indústria, Mercado de Capitais, Governo e Informática. Atuou também como consultor financeiro nas áreas de Finanças, Governança Corporativa, Gestão Empresarial, Controladoria e Projetos para Investimentos. 

No período de 1986 a 2000, foi diretor de controladoria do Grupo Globex Utilidades S/A (companhia de capital aberto) e, de 2001 a 2006, diretor financeiro da IPLANRIO (Empresa Municipal de Informática S/A.). Presidente do Conselho Fiscal da RIO-URBE (Empresa Municipal de Urbanização S/A) e presidente do Conselho Fiscal do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), 2021/2023. Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 2010. Ex-consultor da Petrobras na Diretoria de Governança e Conformidade (DGC) na área de Governança Corporativa. 

Autor do livro Governança Corporativa nas Empresas, publicado pelo GEN | Atlas.