• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Reforma da Previdência - Por Que o Brasil Não Pode Esperar?

  • ISBN:

    9788535293142

  • Edição: 1|2018
  • Editora: GEN Atlas

Paulo Tafner

R$ 119,00
In stock
SKU
440817
ou em até 5x de R$ 23,80
< >
Tudo o que você precisa saber sobre a reforma da previdência. Em Reforma da Previdência – Por que o Brasil não pode esperar?, Paulo Tafner explica esse assunto tão complicado e controverso que tem gerado debates e consequências em todos os cantos do país.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 272
  • Publicação: 14/12/2018
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,39 kg
  • Dimensões: 15 X 23

Tudo o que você precisa saber sobre a reforma da previdência. Em Reforma da Previdência – Por que o Brasil não pode esperar?, Paulo Tafner explica esse assunto tão complicado e controverso que tem gerado debates e consequências em todos os cantos do país.

 

De maneira simples, direta e didática, este livro analisa comparativamente dezenas de países e traz argumentos do porquê reformar. Além disso, as informações estão organizadas com gráficos e tabelas autoexplicativos.

 

Já se perguntou por que apenas 12 países do mundo além do Brasil não possuem idade mínima para aposentadoria? O que é maior, o orçamento da saúde ou o da pensão por morte? Por que existem mais aposentadorias rurais do que idosos no campo? Por que mais da metade dos militares se aposenta antes dos 49 anos? E qual o real efeito da Previdência no combate à pobreza?

 

Neste livro, você encontra resposta para essas e outras perguntas.

 

Agradecimentos
Apresentação 

Prefácio 

1 Um novo pacto
2 O tamanho da Previdência Social 
3 O envelhecimento da população 
4 Distribuição de renda e Previdência 
5 O risco que não existe: a aposentadoria por tempo de contribuição 
6 O seguro que aumenta a renda: a pensão por morte
7 A aposentadoria maior que o salário: a aposentadoria por idade 
8 País urbano, Previdência nem tanto: a aposentadoria rural 
9 Tanto faz contribuir: o Benefício de Prestação Continuada 
10 Incentivos importam: a aposentadoria por invalidez
11 Sem fator, com favor: o regime dos servidores 
12 É Previdência? Os militares das Forças Armadas 
13 Mitos da Previdência: déficit, devedores e outros
14 Uma proposta de reforma 
15 Considerações finais 

Paulo Tafner
É economista, doutor em ciência política, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Universidade Candido Mendes. Assessor especial de estudos econômicos da Secretaria de Fazenda do Estado Rio de Janeiro. Foi coordenador do Grupo de Estudos da Previdência - IPEA/RJ. Autor de "Demografia: uma ameaça invisível - o dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar" (Elsevier, 2010), "Previdência no Brasil: debates, dilemas e escolhas" (Ipea, 2007). Foi um dos organizadores e autores de "Reforma da Previdência – a visita da velha senhora” (Gestão Pública, 2015). Idealizador e editor da série Brasil: o estado de uma nação, publicação anual do IPEA. Foi diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superintendente de estudos, pesquisa e capacitação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), subsecretário geral de fazenda do estado do Rio de Janeiro.