• Entrega Imediata

Livro Impresso

INTRODUÇÃO À ECONOMIA: Aplicações no Cotidiano

  • ISBN:

    9788522499519

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Leide Albergoni

De: R$ 73,00 Por: R$ 58,40
In stock
SKU
4215351
ou em até 2x de R$ 29,20
< >
A economia é resultado das interações entre os indivíduos que tomam suas decisões de forma intuitiva e instintiva. O livro aborda a teoria econômica no processo de consumo, poupança e produção com base no comportamento humano a partir da visão da psi
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 224
  • Publicação: 24/07/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,44 kg
  • Dimensões: 17 X 24
A economia é resultado das interações entre os indivíduos que tomam suas decisões de forma intuitiva e instintiva. O livro aborda a teoria econômica no processo de consumo, poupança e produção com base no comportamento humano a partir da visão da psicologia econômica.

Está organizado em nove capítulos que contemplam de forma simplificada os conceitos essenciais da economia vivenciada em nosso cotidiano. O primeiro capítulo aborda os principais aspectos relacionados às decisões dos indivíduos e serve como base para a interpretação da teoria econômica com visão comportamental.

Além dos conteúdos tradicionais sobre microeconomia, determinação da renda, preços e políticas econômicas, destaca-se no livro um capítulo sobre expectativas e crises, buscando explicar as principais crises mundiais dos últimos anos.

Os conceitos são explorados a partir de uma notícia sobre o tema, com o objetivo de chamar a atenção do leitor para os fatos econômicos cotidianos noticiados na mídia. Traz ainda imagens esquemáticas para simplificar os conceitos e relacionar as variáveis.

Leitura básica para as disciplinas Introdução à Economia, Economia, Análise de Conjuntura Econômica, Cenários Econômicos e Ambiente Econômico dos cursos de graduação e pós-graduação em Economia, bem como para as áreas de Ciências Sociais e Humanas, como Direito, Jornalismo e Publicidade. O objetivo é trazer a esse público uma abordagem mais simplificada da economia demonstrada por meio de notícias publicadas diariamente sobre o assunto. Obra recomendada também para profissionais que necessitam compreender melhor o cenário econômico, como jornalistas, que precisam cobrir pautas de economia, ou, ainda, candidatos de concursos.
Apresentação da obra, xi

1    O QUE É ECONOMIA?, 1
A economia em nosso cotidiano, 1
O objeto de estudo da ciência econômica, 3
A economia como ciência do comportamento, 5
O indivíduo econômico: racionalidade ilimitada × limitada, 7
Escolhas: análise de custo-benefício ou troca de benefícios, 8
A busca pelo conforto e prazer, 10
A busca pelo próprio interesse e a mão invisível, 11
A preferência pelo presente, 12
Competição, 14
Comportamento de manada e busca pela liderança, 14
As pessoas reagem a incentivos, 16
Para refletir, 18

2    PRINCÍPIOS DE UMA ECONOMIA DE MERCADO, 20
O que é uma economia de mercado, 21
Por que as economias de mercado funcionam, 23
Os participantes de uma economia de mercado, 26
Falhas de mercado, 28
Externalidades positivas ou bens públicos, 29
Externalidades negativas, 31
Concorrência imperfeita, 31
Exclusão, 32
Assimetria de informações, 32
Papel do Estado na economia de mercado, 33
Infraestrutura institucional, 34
Regulação, 34
Manutenção da concorrência, 35
Realocação de recursos, 36
Redistribuição de renda, 37
Estabilidade e crescimento econômico, 37
Para refletir, 38

3    COMO OS PREÇOS DOS PRODUTOS SÃO ESTABELECIDOS, 40
Demanda, 41
Utilidade, 42
Preço, 44
Renda, 46
Preço de outros produtos, 47
Expectativas, número de consumidores e tendências, 49
Oferta, 50
Preço do produto, 50
Custos de produção, 51
Tecnologia, 51
Número de concorrentes, 52
Condições climáticas, expectativas e preços de produtos de produção substituta, 52
Equilíbrio de mercado, 53
Concorrência, 57
Concorrência perfeita, 58
Monopólio, 59
Oligopólio, 60
Concorrência monopolista ou imperfeita, 61
Oligopsônio e monopsônio, 62
Intervenção do Estado na formação de preços, 63
Preços mínimos, 63
Preços máximos, 64
Subsídios, 64
Preços tabelados, 65
Para refletir, 66

4    COMO O PAÍS SE TORNA MAIS RICO, 67
Objetivos de política econômica, 67
Crescimento econômico e pleno emprego dos recursos, 67
Estabilidade econômica, 68
Redução da desigualdade econômica e social, 69
Instrumentos de política econômica, 69
Oferta agregada (produção), 70
Demanda agregada, 73
Consumo das famílias, 75
Investimento das empresas, 77
Gastos Públicos, 80
Demanda do Setor Externo, 81
Renda nacional e crescimento econômico, 81
O crescimento econômico via Demanda Agregada, 82
A economia do lado da oferta, 85
Multiplicadores da Demanda Agregada, 88
Crescimento × desenvolvimento econômico, 90
Para refl


Leide Albergoni

Economista pela Universidade Federal do Paraná

Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas

Docente em Economia e Finanças em cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Engenharias

Professora da Universidade Positivo

Autora de diversos livros publicados nas áreas de Economia e Matemática Financeira