Livro Impresso

ECONOMIA DE EMPRESAS: Gestão Econômica de Negócios

  • ISBN:

    9788522441594

  • Edição: 1|2005
  • Editora: Atlas

Israel Brunstein

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
4205025
ou em até 1x de R$ 84,00
Este livro apresenta uma nova abordagem para a Gestão Econômica de Negócios, analisando o contexto das atividades empresariais dentro da área da Economia de Empresas, uma área do conhecimento situada entre a Microeconomia e a Contabilidade de Custos,
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 200
  • Publicação: 28/07/2005
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,42 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Este livro apresenta uma nova abordagem para a Gestão Econômica de Negócios, analisando o contexto das atividades empresariais dentro da área da Economia de Empresas, uma área do conhecimento situada entre a Microeconomia e a Contabilidade de Custos, de um lado, e a Administração e os Métodos Quantitativos de outro. Destaca o Sistema de Custeio Direto, devidamente adaptado, como um Modelo Econômico Descritivo de Sistemas, sejam eles simples Sistemas de Operações ou a própria Empresa.

O Modelo Econômico Descritivo de um Sistema pretende representar o modo como ele gera suas Receitas, paga seus Custos e Despesas e forma o Resultado, constituindo uma descrição da sua estrutura econômica, tornando-se, portanto, um referencial da maior importância para o seu entendimento. Este melhor entendimento orienta e facilita os raciocínios para a elaboração de análises econômicas necessárias para subsidiar decisões.

Modelos de diversos Sistemas, desde organizações com Sede Central administrativa e múltiplas unidades de negócios até sistemas de operações com Produção de Produtos Conjuntos estão desenvolvidos e analisados ao longo do livro.

A obra é constituída de oito capítulos. Nos primeiros quatro são discutidos conceitos fundamentais de microeconomia adaptados à contextualização empresarial. Os quatro capítulos seguintes envolvem situações típicas de questões gerenciais em diversos sistemas de operações abordadas em seus aspectos econômicos. Ao final de cada capítulo é apresentado um estudo de caso para discussão e aplicação do tema exposto com reforço de novos conceitos e métodos de análise.

Livro-texto para cursos regulares ou de extensão em Economia de Empresas ou Economia Gerencial, ou como texto complementar em disciplinas de Contabilidade Gerencial e Contabilidade de Custos. Leitura complementar para Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão nas áreas de Engenharia de Produção, Economia, Ciências Contábeis e Administração. Obra de relevante interesse para consultores, executivos e outros profissionais em seus trabalhos de análise econômica.
1    Introdução ao modelo econômico descritivo de referência
    1.1    Introdução
    1.2    Conceitos básicos para modelo econômico de referência
        1.2.1    Receita bruta e receita líquida, despesas proporcionais ao faturamento (DPF)
        1.2.2    Custos fixos e custos variáveis
        1.2.3    Margem bruta de contribuição e rentabilidade dos produtos
        1.2.4    Relação produto: mercado e rentabilidade diferenciada
        1.2.5    Identificação de custos fixos e despesas fixas com um produto ou uma atividade: margem semibruta de contribuição
        1.2.6    apuração do resultado do período
        1.2.7    Avaliação e melhoria dos resultados
    1.3    Estudo de caso: modelo econômico de uma empresa comercial com várias lojas

2    Melhoria dos resultados da empresa: análise dos custos
    2.1    Introdução
    2.2    Como são formados os custos variáveis
    2.3    Redução dos custos variáveis
    2.4    Custo variável médio e custo marginal
    2.5    Conceitos clássicos de custos
        2.5.1    Custos incrementais ou custos diferenciados
        2.5.2    Custos evitáveis custos inevitáveis
        2.5.3    Custos programados ou discricionários
    2.6    Comportamento dos custos variáveis em função do nível de produção
    2.7    Obtenção na prática da curva de custos variáveis
    2.8    Custos fixos e despesas fixas
    2.9    Estudos de caso estudo econômico da encomenda de uma operação

3    Melhoria dos resultados da empresa: análise das receitas
    3.1    Introdução
    3.2    Curva de procura
        3.2.1    A elasticidade-preço da procura
        3.2.2    Estrutura dos mercados
    3.3    Conceitos importantes de receita
    3.4    Estudo de caso: programação com fatores limitativos

4    Análise conjunta de custos e receitas: otimização da margem bruta de contribuição
    4.1    Introdução
    4.2    Comportamento na margem bruta de contribuição
        4.2.1    Primeiro caso: curva que procura do produto da empresa análoga à concorrência perfeita e custo variável linearmente proporcional
        4.2.2    Segundo caso: curva que procura do produto da empresa análoga à concorrência perfeita e custo variável não linearmente proporcional
        4.2.3    Terceiro caso: curva de procura do produto a empresa decrescente (lei da demanda) e custo variável linearmente proporcional
        4.2.4    Quarto caso: curva de pr4ocura do produto da empresa decrescente (lei da demanda) e custo variável não linearmente proporcional
    4.3    Discriminação de preços em mercados com diferentes elasticidades-preços
    4.4    Substituição de produtos e mercados
        4.4.1    Substituição de um mercado por outro para o mesmo produto quando não há restrição na capacidade pr


Israel Brunstein

Engenheiro de Produção da Escola Politécnica da USP

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (EPUSP)

Professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA

USP)

Fundador, ex

diretor e membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Alberto Vanzolini

Ex

chefe do Departamento na Engenharia de Produção da EPUSP

Ex

presidente da Comissão de Pós

Graduação da EPUSP

Assessor técnico para diversos órgãos de fomento, como a CAPES, CNPq, FAPESP

Consultor de Empresas