Livro Impresso
Economia Brasileira - Fundamentos e Atualidade
-
ISBN:
9788597009163
- Edição: 5|2017
- Editora: Atlas

- Formato: Impresso
- Páginas: 208
- Publicação: 15/12/2016
- Capa: Brochura
- Peso: 0,32 kg
- Dimensões: 16 X 23
Em virtude das dificuldades que o Brasil enfrentou desde meados da década de 1970, a sociedade brasileira passou a se envolver com a economia. Assim, entender minimamente das “coisas da economia” tornou-se questão importante para a preservação dos interesses pessoais do cidadão.
Economia Brasileira: fundamentos e atualidade, ao mesclar uma visão teórica simplificada com aplicações que estão no dia a dia da economia brasileira, fornece elementos para uma avaliação mais completa sobre o assunto, mesmo para quem não tem muita afinidade com o “economês”.
A obra fornece uma visão integrada do tema, com foco em suas dificuldades, nas alternativas de condução política econômica e nos conflitos entre os objetivos, mostrando que não existem milagres para a superação dos problemas econômicos do país.
Livro-texto para as disciplinas Economia Brasileira, Introdução à Economia e Macroeconomia dos cursos de Direito, Administração, Contabilidade e programas de MBA.
1 Objetivos e instrumentos de política econômica, 1
2 Política fiscal, 9
3 Déficit, dívida e financiamento do setor público, 25
4 Política monetária, 33
5 Política cambial e de comércio exterior, 57
6 Política de rendas, 67
7 Produto interno bruto, 75
8 Inflação, 91
9 Setor externo da economia brasileira, 109
10 Distribuição de renda, 151
11 Plano Real, 159
12 Uma discussão sobre estabilização e crescimento, 181
Antonio Evaristo Teixeira Lanzana é mestre e doutor em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), onde foi professor do Departamento de Economia. Leciona também nos programas de MBA da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e é professor convidado e palestrante da Fundação Dom Cabral (FDC). Foi economista-chefe e consultor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), de 1976 a 1998. Atualmente é presidente do Núcleo de Economia do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e membro do Comitê de Avaliação de Conjuntura da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).