Livro Impresso
Estrutura, Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis
-
ISBN:
9788597011999
- Edição: 5|2017
- Editora: Atlas

- Formato: Impresso
- Páginas: 304
- Publicação: 13/07/2017
- Capa: Brochura
- Peso: 0,46 kg
- Dimensões: 16 X 23
Este livro oferece uma abordagem da Análise das Demonstrações Contábeis em uma sequência lógica e abrangente para o estudo da disciplina.
O texto desta 5ª edição foi revisto e ampliado, estando de acordo com as recentes alterações introduzidas na Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/1976), decorrentes do processo de convergência do Brasil às normas internacionais de Contabilidade, e com as respectivas normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
Para facilitar a compreensão da teoria, os conceitos apresentados ao longo do livro são ilustrados com a apuração dos indicadores da Cia. Lucro Certo, empresa cujas demonstrações contábeis completas são apresentadas na Parte IV, assim como os indicadores contábeis dos seus principais concorrentes. Como suporte acadêmico, o leitor conta com uma planilha eletrônica que automatiza os cálculos dos indicadores abordados na obra e gera vários relatórios de análise, disponível no site <www.grupogen.com.br>.
Livro-texto para a disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e equivalentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia. Leitura complementar para as disciplinas Administração Financeira e Contabilidade Societária. Indicado para programas de atualização e reciclagem profissional e de referência para cursos de pós-graduação, concursos públicos e de preparação para o Exame de Suficiência do CFC.
PARTE I − INTRODUÇÃO, 1
1 Conceitos Introdutórios, 3
2 Visão da História Recente da Contabilidade e da Análise das Demonstrações Contábeis, 13
3 Características Qualitativas da Informação Contábil, 23
4 Estrutura e Divulgação das Demonstrações Contábeis no Brasil, 39
5 Informações, Relatórios e Pareceres que Acompanham as Demonstrações Contábeis, 67
6 Demonstrações e Informações Contábeis não Obrigatórias, 75
PARTE II − PREPARANDO-SE PARA A ANÁLISE, 81
7 Padronização, Consolidação e Qualidade das Demonstrações Contábeis na Lei das Sociedades Anônimas (LSA), 83
8 Etapas da Análise das Demonstrações Contábeis, 89
9 O Uso de Ferramentas Eletrônicas no Processo de Análise das Demonstrações Contábeis, 101
PARTE III − ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 107
10 Metodologias de Análise das Demonstrações Contábeis, 109
11 Análise Horizontal e Vertical, 121
12 Análise Através de Indicadores ou Quocientes, 135
13 Estudo da Alavancagem, 171
14 Análise da Necessidade de Capital de Giro, 187
15 Modelos Estatísticos de Previsão de Insolvência, 199
16 Elaboração do Relatório de Análise das Demonstrações Contábeis, 207
PARTE IV − ESTUDO DE CASOS, 217
17 Estudo Dirigido de Caso, 219
18 Empresa Exemplo: Cia. Lucro Certo, 225
PARTE V − MATERIAIS COMPLEMENTARES, 249
19 Guia do Usuário da Planilha Análise Financeira, 251
Clique aqui e consulte o sumário completo.
Alexandre Alcântara da Silva é mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), especialista em Gestão Tributária pela Universidade Salvador (UNIFACS), especialista em Direito Tributário pela Fundação Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu.
Professor de programas de pós-graduação nas áreas de Contabilidade, Finanças e Tributária, e de cursos para aperfeiçoamento profissional e preparatório para o Exame de Sufi ciência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Coordenador de cursos de MBA nas áreas de Finanças e Controladoria, e em Planejamento e Gestão Tributária.
É auditor fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ-BA), fazendo parte do quadro de instrutores internos e tendo ocupado por vários anos o cargo de inspetor fazendário em diversas unidades fazendárias. Integrou a equipe de gestão e implantação da Escrituração Contábil Digital (ECD), um dos subprogramas do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), como representante da SEFAZ-BA. Atua ainda como instrutor interno nas áreas de Contabilidade e Tributação, sendo desenvolvedor de conteúdo para a plataforma de ensino a distância da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia – Unidade Fazenda (UCS SEFAZ).