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AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HUMANO NA EMPRESA

  • ISBN:

    9788522403707

  • Edição: 4|1988
  • Editora: Atlas

Cecília Whitaker Bergamini e Deobel Garcia Ramos Beraldo

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4288002
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Esta nova edição, se não apresenta novidades conceituais, traz uma oportunidade adicional de reflexão sobre o ser humano, sobre o homem que trabalha. Pretende tão-somente relembrar alguns pressupostos que deveriam inspirar as políticas da Administração...

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  • Formato: Impresso
  • Nº de Páginas: 292
  • Publicação: 19/08/1988
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,39 Kg
  • Dimensões: 15,5 x 21,5

Esta nova edição, se não apresenta novidades conceituais, traz uma oportunidade adicional de reflexão sobre o ser humano, sobre o homem que trabalha. Pretende tão-somente relembrar alguns pressupostos que deveriam inspirar as políticas da Administração de Recursos Humanos nas Organizações, e que às vezes são substituídos por crenças, historicamente, bastante arraigadas do Pensamento Administrativo. Tenta resgatar o devido entendimento sobre a natureza humana, propondo a necessidade de uma interação harmônica entre as pessoas, a fim de que cada um encontre a si mesmo e possa conviver mais placidamente com a própria individualidade.

 

Introduz gradativamente aspectos mais técnicos relacionados à Avaliação de Desempenho em si e descreve, finalmente, as técnicas e instrumentos que estão à disposição dos profissionais interessados pelo assunto.

 

É um trabalho realizado a quatro mãos, embasado nas edições anteriores desta obra nacionalmente conhecida e adotada como guia por quantos têm trabalhado com a Avaliação de Desempenho Humano no Trabalho.

 

Obra recomendada para os cursos de Administração e de Psicologia que enfoquem o Desempenho Humano na Empresa e para os profissionais que atuam em Recursos Humanos.

SUMÁRIO

 

Introdução

 

Apresentação

 

1    RE-HUMANIZANDO A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

2    A AVALIAÇÃO COMO FENÔMENO NATURAL

 

3    AS PESSOAS SÃO DIFERENTES
Características físicas inatas
Características físicas adquiridas
Fatores psicológicos
Fatores sociais
Interesses e motivações pessoais

 

4    AVALIANDO O DESEMPENHO HUMANO NO TRABALHO
Estimativas de desempenho

 

5    EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DE DESEMPENHO

 

6    PENSANDO ESTRATEGICAMENTE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES
Tabus

 

7    QUEM AVALIA O DESEMPENHO DE QUEM?
Apreciação crítica

 

8    O ATO DE AVALIAR
A percepção social
Fatores contingentes ao ato de avaliar
9    TREINAMENTO DOS AVALIADORES
Objetivos do treinamento dos avaliadores
Fases do treinamento de avaliadores de desempenho
Programa de treinamento de avaliadores

 

10    PLANEJANDO UMA ESTRATÉGIA

 

11    PRATICANDO A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Avaliação de desempenho e recursos humanos
Avaliação de desempenho pode desmotivar

 

12    TENDÊNCIAS EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
O tempo
Os prognosticadores
O trabalho feito
Avaliação por objetivos

 

13    A AVALIAÇÃO DOS EXECUTIVOS

 

14    O COMITÊ DE AVALIAÇÃO
Relato de uma aplicação prática: implantação da avaliação de desempenho na "Companhia do Metropolitano de São Paulo"
Quinze anos depois

 

15    O REGISTRO DO DESEMPENHO NO TRABALHO
Critérios de qualidade da ficha de avaliação
Etapas de confecção da ficha de avaliação
Modelo da ficha de avaliação

 

16    AS TÉCNICAS EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Tipos de instrumentos de avaliação de desempenho

 

17    A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO
Recomendações técnicas
Críticas à entrevista de avaliação
Conclusões

 

Anexo I - Manual de avaliadores
Anexo II - Exemplos de fichas de avaliação de desempenho

 

Bibliografia

 


Cecília Whitaker Bergamini

 

Bacharel em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia, Ciências e Letras "Sedes Sapientae" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Mestre, doutora e livre

 

docente em Administração pela Universidade de São Paulo

 

Especializou

 

se em Comportamento Organizacional na França, Bélgica, Canadá e EUA

 

 

Professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

 

Consultora de empresas. desde os anos 70, tendo

 

se especializado em Desenvolvimento Organizacional, Motivação e Liderança

 


Deobel Garcia Ramos Beraldo
Psicóloga especializada em Psicologia Industrial pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae da PUC

 

SP e em Psicodrama Clínico pela Sociedade Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Consultora de empresas nas áreas de Avaliação de Desempenho, Diagnóstico de Clima e Desenvolvimento Organizacional. Foi professora da FEA

 

USP e da FGV. É analista Lifo credenciada por Allan Katcher International Inc.

 

Los Angeles.