Livro Impresso
Princípios de Administração Científica
-
ISBN:
9788521636823
- Edição: 9|2020
- Editora: LTC

- Formato: Impresso
- Páginas: 120
- Publicação: 31/10/2019
- Capa: Brochura
- Peso: 0,18 kg
- Dimensões: 14 X 21
Fundamental e clássico da Administração Científica. Referência para quem planeja, executa ou é gestor em departamentos e empresas, este livro, de Frederick Taylor, apresenta exemplos e situações reais extraídas da experiência do autor no ambiente fabril.
Taylor foi um homem à frente de seu tempo, por sempre analisar e testar suas teorias, verificando se eram ou não aplicáveis para a ampliação da produção com o menor custo, e é considerado o pai da Administração Científica.
Introdução
Capítulo 1 - Fundamentos de Administração Científica
Capítulo 2 - Princípios da Administração Científica
Índice Alfabético
Frederick Taylor
Nasceu em 1856, na cidade de Germantown, na Filadélfia, EUA. Embora muito dedicado, abandonou os estudos aos 18 anos para trabalhar em uma oficina mecânica. Aos 22, conseguiu seu primeiro emprego formal nas oficinas de construção de máquinas Midvale Steel Company. Lá, inventou um novo modo de cortar o aço, melhorando o aproveitamento e a durabilidade do material.
Graças ao trabalho, que lhe propiciou maior ganho financeiro, Taylor decidiu voltar a estudar. Matriculou-se no curso de Engenharia Mecânica do Stevens Institute (EUA), onde se formou em 1883. Em 1890, trabalhou como gerente-geral e consultor em gestão para a Investment Manufacturing Company, da Filadélfia, que operava grandes fábricas de papel em Maine e em Wisconsin. Em 1893, abriu sua empresa de consultoria, especializada em gestão de fábricas e custo de produção. Taylor foi perseverante na ideia de implementar melhorias para a produção. Criou e registrou patentes para cerca de 50 valiosas invenções de máquinas, ferramentas e processos de trabalho.
Em 1900, começou a divulgar suas teorias em todo o país e, em 1906, foi eleito presidente da American Society of Mechanical Engineers (ASME). Em 1911, lançou Fundamentals of Scientific Management (Princípios de Administração Científica), sua obra mais célebre, traduzida em diversos países. Taylor faleceu em 21 de março de 1915, poucos dias antes de completar 59 anos.