• Entrega Imediata

Livro Impresso

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS E AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL - v. 2

  • ISBN:

    9788522473540

  • Edição: 4|2012
  • Editora: Atlas

Luis César G. de Araujo

De: R$ 149,00 Por: R$ 111,75
ou em até 5x de R$ 22,35
< >
Este volume apresenta e sugere a aplicação de tecnologias contemporâneas e que estão em plena consonância com os nossos novos tempos. Assim, temos: arquitetura organizacional, terceirização (outsourcing), gestão pela qualidade total, benchmarking, apre...

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 424
  • Publicação: 04/07/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,58 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este volume apresenta e sugere a aplicação de tecnologias contemporâneas e que estão em plena consonância com os nossos novos tempos. Assim, temos: arquitetura organizacional, terceirização (outsourcing), gestão pela qualidade total, benchmarking, aprendizagem organizacional (learning organizations), empowerment, gestão com livro aberto (open-book management), gestão e organização horizontal, reengenharia, gestão e organização reversa, balanced scorecard, coaching e mentoring. Questões para debate e casos em cada tecnologia darão o suporte necessário a melhor compreensão do texto. Os índices remissivo e onomástico atuam como extraordinários facilitadores para uma rápida busca no texto.

 

Pensar, conhecer, saber, intuir, ousar, são as mais recentes palavras que devem dominar o vocabulário de profissionais que atuam nas empresas brasileiras. E o domínio desse vocabulário implica assimilação, internalização e aplicação das tecnologias que permitem resultados em pequeno espaço de tempo, ao contrário da tradicional Organização, Sistemas e Métodos que por décadas esteve presente em nossas organizações. OSM ainda dá a sua contribuição, mas temos de aceitar o fato de que muitas novas tecnologias chegaram com a perspectiva de alcançar a excelência organizacional mais rapidamente. Sabemos que as organizações precisam, cada vez mais, de tecnologias que garantam sua competitividade, sua sobrevivência num ambiente seguramente incerto e com tribulências de toda ordem, como é o caso brasileiro.

 

Ressalte-se ainda que é fundamental que você na sua conformação acadêmica (graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, principalmente, e doutorado) pense, além de buscar posições executivas em empresas, em novas alternativas, hoje concretas, de ser uma pessoa empreendedora, atuar em consultorias de forma associada ou não ou, então, ter o seu próprio negócio.

 

Livro-texto para a disciplina Organização, Sistemas e Métodos, Gestão Organizacional e Gestão de Processo do curso de Administração de Empresas. Leitura complementar para as disciplinas Introdução à Administração, Fundamentos de Administração, Teoria Geral de Administração, Teoria das Organizações e matérias eletivas (livre escolha) que tratam de temática ligada às tecnologias apresentadas neste volume. Importante mencionar que no volume 1 as tecnologias Arquitetura Organizacional, Benchmarking, Empowerment, Gestão pela Qualidade Total e Reengenharia são apresentadas de maneira extremamente simplificada. E no presente vol

Introdução, 1

 

1 O GESTOR ORGANIZACIONAL E AS DEMANDAS DA EMPRESA CONTEMPORÂNEA, 5
Preliminar, 5
1.1 Ação do executivo/gestor e do consultor: diferenças e semelhanças, 6
1.2 Estilos de atuação do consultor, 10
1.3 Por que contratar uma consultoria?, 11
1.4 Características do consultor organizacional, 13
1.5 O que estuda o gestor organizacional, 19
1.6 Escolha da diretriz e do método de trabalho, 24
1.7 Ética do consultor, 27
1.8 ... e para terminar, 30
Estudo de caso, 31
Questões para debate, 32
Referências bibliográficas, 34

 

2 QUEBRA DE PARADIGMAS E O COTIDIANO DAS ORGANIZAÇÕES, 35
Preliminar, 35
2.1 O que é um paradigma?, 36
2.2 Benefícios e malefícios, 37
2.3 Exemplos, 38
2.4 Mudanças nas organizações, 40
2.5 Quebra de paradigmas: um foco diferente e decisivo à sobrevivência das organizações, 41
2.6 ... e para terminar, 44
Estudo de caso, 45
Questões para debate, 47
Referências bibliográficas, 48

 

3 BALANCED SCORECARD: DA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL À GESTÃO ESTRATÉGICA PLENA, 49
Preliminar, 49
3.1 Definição, 50
3.2 Por que BSC?, 52
3.3 Metodologias, 54
3.4 Características, 58
3.5 Gestão estratégica e BSC, 59
3.6 Por que aplicar o BSC, 62
3.7 Benefícios, 65
3.8 O que não é BSC, 66
3.9 Casos, 69
3.10 ... e para terminar, 71
Estudo de caso, 72
Questões para debate, 75
Referências bibliográficas, 76

 

4 ARQUITETURA ORGANIZACIONAL: A EMPRESA DO FUTURO (PRÓXIMO), 78
Preliminar, 78
4.1 O futuro das organizações, 79
4.2 Modelo congruente, 80
4.3 Os sete Cs, 84
4.4 STAD: sistema de trabalho de alto desempenho, 87
4.5 Gerenciamento na administração superior, 92
4.6 Perspectivas para a arquitetura organizacional, 97
4.7 Quatro lições, 99
4.8 Novos imperativos estratégicos, 103
4.9 Novos desenhos organizacionais, 105
4.10 ... e para terminar, 108
Estudo de caso, 110
Questões para debate, 112
Referências bibliográficas, 114

 

5 TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING): FOCO NOS PRODUTOS E NOS SERVIÇOS, 115
Preliminar, 115
5.1 Conceito, 116
5.2 Tipos, 120
5.3 Características, 121
5.4 O que não é terceirização, 122
5.5 Benefícios, 123
5.6 Fatores inibidores, 126
5.7 Plano para terceirizar, 128
5.8 Quarteirização, 129
5.9 ... e para terminar, 133
Estudo de caso, 134
Questões para debate, 135
Referências bibliográficas, 137

 

6 GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL: A EXCELÊNCIA CONQUISTADA GRADUALMENTE, 138
Preliminar, 138
6.1 Contexto e evolução, 139
6.2 O que representa a gestão pela qualidade total, 141
6.

 


Luis César G. de Araujo

 

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV)

 

Mestre em Administração Pública pela University of California, Los Angeles (UCLA)

 

Pós

 

graduado, com Certificado de Especialista em Administração de Empresas pela EAESP/FGV

 

Graduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE/FGV)

 

 

Leciona regularmente na graduação, no mestrado, nos cursos MBA e no doutorado

 

Pesquisador, conferencista e consultor organizacional de instituições públicas e de empresas