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ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

  • ISBN:

    9788522474028

  • Edição: 1|2012
  • Editora: Atlas

Saulo Barbará de Oliveira

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4212222
ou em até 4x de R$ 22,40
O maior valor deste livro está em sua capacidade de explicar com simplicidade e precisão tudo o que é necessário para uma implantação bem-sucedida da gestão por processos. A obra representa a consolidação do trabalho de equipes de colaboradores que s
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 288
  • Publicação: 13/11/2012
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,49 kg
  • Dimensões: 17 X 24
O maior valor deste livro está em sua capacidade de explicar com simplicidade e precisão tudo o que é necessário para uma implantação bem-sucedida da gestão por processos. A obra representa a consolidação do trabalho de equipes de colaboradores que se uniram para apresentar suas visões, conhecimentos e experiências sobre o que muitos autores consideram ser a última fronteira da administração, que é a Gestão de Processos de Negócio (Business Processes Management). De um lado a academia e centros de pesquisas representados por professores e pesquisadores, e de outro o pessoal do mercado de trabalho, representado por profissionais de empresas e consultores de modo geral, ambos os grupos unidos pelo interesse em comum: a melhoria da gestão de processos, com o fim de elevá-la à categoria de Gestão por Processos.

Após situar o leitor no contexto internacional e introduzir as noções básicas (Capítulos 1 e 2), o livro oferece dois capítulos sobre modelos internacionais de referência para o diagnóstico e melhoria de processos (Capítulos 3 e 4). A seguir, a obra aponta uma das tendências hoje mais importantes, o SOA (sigla em inglês para Arquitetura Orientada a Serviço) (Capítulo 5). Os seis capítulos seguintes percorrem as estações do ciclo BPM. Apressar-se demais em qualquer uma delas pode gerar consequências bem ruins no futuro: criar um sistema de gestão deficiente ou, mais do que isso, francamente ineficiente.

As técnicas de otimização e modelagem que possibilitam simular o estado futuro desejado são abordadas no Capítulo 7. Uma atenção toda especial deve ser dada à questão da medição do desempenho dos processos, onde se comprova o bom funcionamento do conjunto e das partes (Capítulo 11). Os dois últimos capítulos são dedicados, respectivamente, a esclarecer a necessidade e a importância de planejar e conduzir as iniciativas, ações ou programas de melhoria de processos como um projeto devidamente estruturado (Capítulo 12) e a apresentar uma proposta de questões a serem investigadas visando à elaboração de projetos de pesquisa sobre os assuntos abordados no livro (Capítulo 13).

Obra de referência para profissionais que lidam com projetos de análise e melhoria de processos em organizações de qualquer porte ou natureza jurídica. Leitura complementar para as disciplinas Planejamento Organizacional, Sistemas, Métodos e Processos Administrativos, Gestão e Estratégia em Negócio e outras que tratam da elaboração de projetos de pesquisas acadêmicas, tanto nos c
Prefácio, xi
Apresentação, xv
Organização, xvii

1 Transferência de melhores práticas e a melhoria do desempenho de processos gerenciais: uma abordagem global (Américo da Costa Ramos Filho), 1
1 Ideias, práticas e tecnologias de gestão viabilizando os processos empresariais, 1
2 Gestão da melhoria de processos pós-aquisição internacional com a integração de melhores práticas, 5
3 Processos de transferência de tecnologia de gestão em âmbito global, 6
4 Considerações finais, 14
Referências, 16

2 Descobrindo os processos potenciais de melhoria (Mario de Araujo Almeida Neto), 21
1 Introdução, 21
2 O que é melhoria do processo?, 22
3 Quando é necessária a melhoria de um processo?, 27
4 Como identificar a necessidade de melhoria, 28
5 Ferramentas de gestão para identificação de melhorias, 30
6 Pontos de partida para melhoria do processo, 31
7 Como implementar melhorias?, 34
8 Como perseguir a qualidade e o bom desempenho de um processo: melhoria contínua, 38
Referências, 41

3 Modelos de referência para o diagnóstico e melhoria de processos de negócios (Julio César Benalcazár Chum e Fernando Gonçalves Maia Garcia), 43
1 Introdução, 43
2 Modelos de referência de processos organizacionais, 45
2.1 Supply-Chain Operations Reference Model (SCOR), 46
2.2 Process Classification Framework (PCF), 46
2.3 Information Technology Infrastructure Library (ITIL), 49
2.4 Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), 51
2.5 Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), 52
3 Que modelo adotar?, 54
4 Proposta de um método para uso de um modelo de referência, 55
5 Considerações finais, 58
Referências, 59

4 O papel, a contribuição, os recursos e as facilidades do ITIL para a análise e melhoria de processos (Luiz Chalola), 61
1 Introdução, 61
1.1 Principais marcos da história do ITIL, 62
2 Objetivos do modelo, 63
3 Como o ITIL é estruturado – visão geral, 64
3.1 Componentes do ITIL, 64
4 Estratégia de serviço, 67
4.1 Conceitos e princípios da estratégia de serviço, 68
4.2 Etapas da estratégia de serviço, 69
4.3 Processos da estratégia de serviço, 69
5 Como a estratégia de serviço influencia a organização, 70
5.1 A implementação da estratégia no ciclo de vida do serviço, 70
5.1.1 Desenho de serviço, 70
5.1.2 Aspectos básicos do desenho de serviço, 71
5.1.3 Os processos do desenho de serviço, 71
5.1.4 Atividades relacionadas com a tecnologia para o desenho de serviço, 72
5.1.5 Transição de serviço, 73
5.1.6 Processos da tr


Saulo Barbará de Oliveira

Administrador de empresas pela Moraes Junior/Mackenzie

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ/COPPE

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Especialista em TI, gestão de processos e sistemas de garantia da qualidade

Foi Analista de Sistemas e Métodos em empresas públicas e privadas por mais de 30 anos, ocupando cargos e funções, como os de Diretor Técnico do NPD/UFF, Diretor de Suporte e Tecnologia e de Assessor da Presidência do PRODERJ em Planejamento Estratégico e Garantia da Qualidade

Membro do Conselho de Computação Corporativa do IDC/Latin America e da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos da ABNT

Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia do Programa de Pós

Graduação em Administração

Coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Atua na graduação e pós

graduação na linha de pesquisa em TI, gestão de processos e sistemas de gestão da qualidade

Organizador e autor de livros, capítulos e artigos nessas áreas