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Livro Impresso

Como Fazer Pesquisa de Marketing - Um Guia Prático Para a Realidade Brasileira

  • ISBN:

    9788597012583

  • Edição: 2|2017
  • Editora: Atlas

Walter Nique e Wagner Ladeira

De: R$ 106,00 Por: R$ 95,40
ou em até 4x de R$ 23,85
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Esta obra, premiada com o Troféu Cultura Econômica como melhor livro de Marketing em 2014, é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing que visa auxiliar pro¬fissionais de mercado a entender seus consumid
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 264
  • Publicação: 31/08/2017
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,63 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Esta obra, premiada com o Troféu Cultura Econômica como melhor livro de Marketing em 2014, é um guia prático dos passos necessários para a realização de uma pesquisa na área de marketing que visa auxiliar pro¬fissionais de mercado a entender seus consumidores e a desenvolver melhores estratégias.

Seu conteúdo traz exemplos práticos de pesquisa de marketing com dicas de como construir o processo de pesquisa, desde a formação do problema até a elaboração do relatório ¬ final. O livro apresenta, ainda, várias abordagens, técnicas e aplicações de pesquisas de marketing. Além disso, enumera e explica as metodologias utilizadas para coleta e análise de dados, preocupando-se com as de¬finições e o uso de técnicas de amostragem.

Por fim, a obra conta com material suplementar e videoaulas com acesso on-line como suporte aos estudantes.

Livro-texto para as disciplinas Pesquisa de Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Opinião e Pesquisa Social dos cursos de graduação e pós-graduação em Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda e Comunicação Social. Obra de consulta para profissionais das áreas de marketing, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião, publicidade e propaganda e relações públicas.

Parte I – Princípios Básicos da Pesquisa de Marketing

1 Definição e Características da Pesquisa de Marketing

2 A Informação e a Pesquisa de Marketing

3 Esquema Geral de Pesquisa de Marketing

 

Parte II – Planejando uma Pesquisa de Marketing

4 Diagnóstico do Problema de Pesquisa

5 Abordagens e Métodos de Pesquisa de Marketing

6 Técnicas e Aplicações de Pesquisa de Marketing

 

Parte III – Operacionalizando uma Pesquisa de Marketing

7 Desenvolvimento de Instrumento de Coleta de Dados

8 Técnicas de Escalonamento

9 Técnicas e o Processo de Amostragem

10 Técnicas Utilizadas para Coleta de Dados

11 Técnicas de Interpretação de Dados

12 Escrevendo e Apresentando Relatório de Pesquisa

 

Parte IV – Tópicos Avançados em Pesquisa de Marketing

13 Modelagem de Experimentos em Pesquisas de Marketing

14 A Ativação de Priming em Pesquisas de Marketing

15 O Uso de Rastreamento Ocular nas Pesquisas de Marketing

16 O Uso do SPHINX para Análise de Dados

17 O contexto histórico da pesquisa de marketing 

18 A ética e a pesquisa de marketing

19 Tendências futuras de pesquisa de marketing


Clique aqui e consulte o sumário completo.

Walter Nique

Possui graduação em Administração (1974), mestrado em Administração pela Universidad de Chile (1975) e doutorado de Estado em Ciências da Administração pela Université Pierre Mendès-France – Grenoble – França (1982). É Professor Titular na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1976 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (1986-1991), Secretário de Estado do Planejamento da Administração do Rio Grande do Sul e Secretário de Estado dos Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul (1991-1994). Professor convidado da Université de Rennes, Université Pierre Mendès-France, École Supérieure de Commerce de Troyes e Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento do Consumidor e Negócios Internacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Marketing, Satisfação, Consumidor, Valores e Comparação de Culturas.

Wagner Junior Ladeira

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG), mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPG) da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Consultor de pesquisa de mercado. Possui mais de cem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais na área de Marketing. Leciona cursos relacionados a técnicas de pesquisa, como Elaboração de Experimentos, Análise Fatorial, Análise de Cluster, Análise de Discriminante, Modelagem de Equações Estruturais, Regressão Múltipla, Escalonamento Multidimensional e Meta Análise. Recebeu em 2011 e 2017 o prêmio de excelência Highly Commended no Emerald Literati Awards, Emerald Group Publishing.