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ÉTICA NOS NEGÓCIOS: Condições, Desafios e Riscos

  • ISBN:

    9788522460649

  • Edição: 1|2010
  • Editora: Atlas

Roberto Patrus-Pena e Paula Pessoa de Castro

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4210138
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O desafio da busca de harmonia entre o discurso ético e sua prática efetiva exige o aperfeiçoamento constante da teoria para orientar sua aplicação empírica. A emergência da reflexão ética no campo da administração não assegura uma mudança de paradig

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 224
  • Publicação: 14/10/2010
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,44 kg
  • Dimensões: 17 X 24
O desafio da busca de harmonia entre o discurso ético e sua prática efetiva exige o aperfeiçoamento constante da teoria para orientar sua aplicação empírica. A emergência da reflexão ética no campo da administração não assegura uma mudança de paradigma no modelo tradicional de fazer negócio.

A possibilidade de a ética nos negócios constituir-se como uma alternativa depende da vigilância científica para impedir que um novo modelo seja pensado à luz de paradigmas antigos. O discurso da ética corre o risco de ser apropriado pelas empresas com o propósito de maquiar ações que prejudicam trabalhadores, clientes, comunidades e outros stakeholders.

O marco referencial apresentado neste livro traz uma versão integradora de três dimensões indissociáveis de ética: a convicção, a responsabilidade e a virtude. Este modelo orienta as pesquisas na área de ética nos negócios e aponta as possibilidades para que a ética esteja imbricada nos processos cotidianos do fazer empresarial.

Livro-texto para a disciplina Ética nos Negócios do curso de graduação e de pós-graduação em Administração. Leitura recomendada para o profissional da área de negócios e administração preocupado com a ética nos negócios, com a responsabilidade social e com a sustentabilidade.
Prefácio

Sobre a forma e o conteúdo

Apresentação

Parte I - Ética nos Negócios como ética aplicada, 1

Capítulo 1
Definição de Ética nos Negócios, 3
- Dois tipos de reducionismo, 9
- As condições necessárias, 17

Parte II - Um marco referencial para Ética nos Negócios, 29

Introdução, 31

Capítulo 2
A ética da convicção, 35
- A ética da convicção como dimensão da Ética Empresarial, 36
- O princípio de Humanidade contido na ética da convicção, 37
- A ética da convicção como ética afirmativa, 38
- A possibilidade de um consenso ético mínimo, 39
- O conteúdo de uma ética mínima, 43
- O código de ética empresarial como expressão dos valores afirmados pela empresa, 48
- O papel dos códigos de ética na formulação de uma ética nas organizações, 50

Capítulo 3
A ética da responsabilidade, 60
- A ética da responsabilidade como dimensão da Ética Empresarial, 61
- O poder das empresas e o princípio da responsabilidade, 65
- A ética da responsabilidade e a relação com os stakeholders, 68
- A ética da responsabilidade e a responsabilidade social das empresas, 72
- A relação entre Ética nos Negócios e responsabilidade social, 73

Capítulo 4
A ética da virtude, 81
- A ética da virtude como dimensão da Ética Empresarial, 82
- A ética da virtude, 84
- A interação indivíduo-organização, 90

Capítulo 5
A integração entre as três dimensões, 96
- Momento sintético: a integração entre as três dimensões do marco referencial da Ética
Empresarial, 97
- O marco ético referencial da EN, 99
- Um exemplo ilustrativo de um trabalho empírico no campo da EN, 102

Parte III - Ética nos Negócios: um novo paradigma?, 109

Introdução, 111

Capítulo 6
Paradigma como parâmetro de análise para comparação de modelos teóricos, 113
- Paradigma segundo Thomas Kuhn, 114
- Paradigma como parâmetro de análise para a comparação de modelos teóricos, 115

Capítulo 7
A empresa normal, 119
- O pressuposto filosófico da empresa normal, 121
- A finalidade econômica da empresa normal: o lucro, 121
- O modelo da empresa normal, 122
- A estrutura da empresa normal, 123
- A dinâmica da empresa normal, 126
- O modelo mecanicista de empresa, 128
- O modelo psicossociológico de empresa, 130

Capítulo 8
A empresa ética, 136
- O pressuposto filosófico da empresa ética, 138
- A tríplice finalidade da empresa ética: econômica, ambiental e social, 138
- O modelo da empresa ética, 143
- A estrutura da empresa ética, 143
- A dinâmica da empresa éti


Paula Pessoa de Castro

Mestre em Administração

Especialista em Gestão em Responsabilidade Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora e professora das áreas de Gestão Social e Terceiro Setor

Consultora em comunicação social e comunicação organizacional, formação de grupos de comunicação e mobilização, relacionamento com comunidades e projetos socioambientais

Diretora da Mínimo 2 Comunicação (BH/MG)

Conselheira e voluntária da Fundação Sorria (Ouro Preto/MG)


Roberto Patrus-Pena

Doutor em Filosofia

Mestre em Administração

Filósofo e psicólogo

Professor e psicoterapeuta

Coordenador adjunto do Programa de Pós

Graduação em Administração (Doutorado e Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (BH/MG)

Professor e pesquisador nas áreas de Ética nos Negócios e de Didática do Ensino Superior

É psicoterapeuta de adultos no Centro de Psicoterapia Analítico

fenomenológico

existencial (Cepafe), em Belo Horizonte/MG