• Entrega Imediata

Livro Impresso

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

  • ISBN:

    9788522438624

  • Edição: 1|2004
  • Editora: Atlas

Elizete Passos

De: R$ 58,00 Por: R$ 46,40
In stock
SKU
4204049
ou em até 2x de R$ 23,20
< >
A sociedade brasileira vive nas últimas décadas um surto de preocupação com a ética. Nos anos 90, houve maior demanda da ética por parte da sociedade, devido ao aguçamento de velhas questões, a exemplo do descrédito do povo quanto ao padrão ético dos

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 184
  • Publicação: 26/08/2004
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,37 kg
  • Dimensões: 17 X 24
A sociedade brasileira vive nas últimas décadas um surto de preocupação com a ética. Nos anos 90, houve maior demanda da ética por parte da sociedade, devido ao aguçamento de velhas questões, a exemplo do descrédito do povo quanto ao padrão ético dos aparelhos do Estado e à falta de cumprimento das leis, culminando com o impeachment de um Presidente da República, em 1992. Essa onda de atos e fatos ilegais e/ou imorais tem atingido também as empresas, sempre tidas como avessas a princípios morais.

Em que situação elas se encontram quanto à questão? Que valores estão orientando sua prática? Que benefícios uma empresa ética agrega? Pode-se confiar na responsabilidade social que muitas afirmam estar praticando? Que lugar é concedido ao ser humano dentro de uma empresa?

Essas e muitas outras questões são abordadas neste livro, que se insere no contexto de tudo o que se discute no mundo atual. Até porque a sociedade hoje está mais atenta e cobra o fim da impunidade. Seus conceitos podem ser discutidos tanto no meio acadêmico, como no próprio seio familiar, nas organizações públicas, nas empresas e onde quer que pessoas estejam em contexto de grupo.

Livro-texto para as disciplinas ÉTICA e RESPONSABILIDADE SOCIAL nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Leitura complementar para cursos de pós-graduação das mais diferentes áreas (Administração, Economia, Gestão organizacional e Desenvolvimento humano), pois a ética atravessa todas elas e as discussões trazidas neste livro são do interesse de todos.
Parte I - ACERCA DOS CONCEITOS

1    REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA
    Aproximação conceitual
    Definindo moral e ética
    Prática moral
    A prática moral em nossa sociedade
    A prática moral que desejamos
    Características de uma nova ordem moral

2    PRINCIPAIS DOUTRINAS ÉTICAS
    Idade Antiga
    Idade Média
    Idade Moderna
    Idade Contemporânea
    Escola de Frankfurt

3    VALORES ORGANIZACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES
    Pensando em valores
    Reflexões sobre o conceito de razão
    Significado do uso da razão hegemônica nas empresas
    Racionalidade e ética
    Nova tendência valorativa nas organizações

4    ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: EM BUSCA DE UM CONCEITO
    O que significa a ética nas organizações
    Trabalhando a formação ética nas empresas
    O ser humano deve ser o fim

5    PERFIL ÉTICO DAS ORGANIZAÇÕES
    Características das organizações
    Nos "bastidores" das organizações
    Organização e lucratividade
    Perfil ético que deve ter uma organização

6    EMPRESA ÉTICA
    Características da sociedade: a predominância da máquina
    Humanismo e ética nas empresas
    Como deve ser uma empresa ética

7    ÉTICA COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÕES
    Metáfora do abrigo protetor
    Descobrindo a decisão correta
    Como a reflexão ética ajuda a tomar decisões
    O gerente e a ética
    Ética como base da formação de recursos humanos

8    TENDÊNCIAS DA ÉTICA PROFISSIONAL HOJE
    Relação entre os valores vigentes na sociedade e os que regem as categorias profissionais
    Características da ética profissional hoje
    Pensando em novos caminhos

Parte II - ACERCA DA PRÁTICA

9    O SER HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
    O que é o ser humano
    O ser humano nas organizações
    Existe luz no fim do túnel

10    O ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES
    Em busca de um conceito de assédio moral
    Tipos e métodos de assédio
    Motivos do assédio e quem é assediado
    Locais mais apropriados ao assédio e quem assedia
    Conseqüências do assédio
    Soluções possíveis

11    SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO
    Identidade de gênero: limites e possibilidades
    Divisão entre o público e o privado
    Situação da mulher no mundo do trabalho produtivo
    Uma nova orientação valorativa nas relações de trabalho

12    ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
    Considerações prévias
    Reflexões sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público
    Administração ética dos bens públicos

13    RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
    O que é responsabilidade social empresarial?
    Áreas de ação e suas conseqüências
    Algumas experiências significativas

Bi


Elizete Passos

Doutora em Educação pela UFBA

Mestra em Educação

Licenciada em Filosofia

Professora Titular de Ética nas Organizações do Centro de Pós

graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairu (CEPPEU)

Professora Adjunta de Ética Profissional na Fundação Baiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC)

Professora do Programa de Pós

graduação em Educação ¿ mestrado e doutorado ¿ da UFBA