• Entrega Imediata

Livro Impresso

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Vol. 5

  • ISBN:

    9788522499571

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Giselly Rizzatti e Maurício Fernandes Pereira

R$ 115,00
In stock
SKU
4215299
ou em até 5x de R$ 23,00
< >
“O profundo conhecimento técnico e a bem-sucedida experiência pessoal de seus autores, em ambientes constantemente mutantes, fazem de cada uma destas páginas um convite às boas práticas de uma liderança revitalizada, madura e autêntica. São lições qu
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 256
  • Publicação: 11/06/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,31 kg
  • Dimensões: 14 X 21
“O profundo conhecimento técnico e a bem-sucedida experiência pessoal de seus autores, em ambientes constantemente mutantes, fazem de cada uma destas páginas um convite às boas práticas de uma liderança revitalizada, madura e autêntica. São lições que todos devemos lembrar.” Marcelo Batista de Sousa Presidente do SINEPE/SC Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina

“O quinto volume da série Planejamento Estratégico é um deleite para todos os que já enfrentaram situações que demandaram decisão, exercício de poder e liderança, no âmbito de instituições de ensino. A leitura é um convite para a imersão no universo do planejamento estratégico organizacional, de onde certamente é possível apreciar experiências, extrair ricos ensinamentos e refletir sobre possíveis rumos.” Maria Ester Galvão de Carvalho Presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás

“Devo destacar que este não é um livro qualquer sobre tal temática citada, uma vez que trabalha também com outro assunto muito importante quando se pensa em gestão nos dias de hoje: a liderança. Por isso, entendo que essa obra é especial. Ela apresenta uma visão crítica substancial sobre os assuntos, assim como reflexões inerentes às suas aplicações, o que é algo importante, porque não adianta somente se pensar em conceitos e não se trabalhar a prática, sua implantação.” Marcus Dalmau Chefe do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

“Giselly e Maurício fazem uma abordagem de um tema tão contemporâneo, quanto complexo, para além de discutir e aprofundar conceitos que envolvem o planejamento, na sua concepção, na sua formulação, na sua implementação. Ao vincularem o planejamento com os atores principais, as lideranças das organizações, conferem-lhe um sentido novo, altamente significativo, ao mesmo tempo em que permitem ao leitor questionamentos instigantes, para além do texto. Alvete Pasin Bedin Membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

“As ideias postas neste livro são arrojadas e trazem efetivas contribuições à discussão do Planejamento Estratégico, a partir do viés da liderança organizacional, aspectos indispensáveis não somente aos gestores e às instituições, mas a todo/a e qualquer homem/mulher que sabe onde quer chegar.” Jairo José Campos da Costa Reitor da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e Presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas – CEE/AL

Obra de relevante interesse para profissionais
Prefácio, xi
Apresentação, xv
Introdução, 1

1    Organização do livro, 4
2    Descrição do ambiente de análise, 5
3 Descrição da análise do ambiente, 8

UNIDADE 1 – O Tripé que Fundamenta a Prática: Planejamento Estratégico, Estratégia e Liderança, 11
1    Planejamento estratégico, 13
1.1    Elaboração do planejamento estratégico, 20
1.2    Implementação do planejamento estratégico, 26
1.3    Avaliação e controle do planejamento estratégico, 29
2    Estratégia, 32
2.1    Definições de estratégia, 32
2.2    Processo estratégico, 39
2.2.1    Formulação da estratégia, 40
2.2.2    Análise da estratégia, 49
2.2.3    Formação da estratégia, 50
2.3    Implantação e implementação da estratégia, 54
3    Liderança, 60
3.1    Características da liderança, 66
3.2    Liderança e poder, 74
3.3    Estilos de liderança, 77
4    Implantação e implementação da estratégia e liderança, 84

UNIDADE 2 – Aspectos Práticos, 93
5    Estilos de liderança nas instituições de ensino superior na formulação, implantação e implementação das estratégias, 96
5.1    A tomada de decisão, 96
5.2    Sugestão para tomada de decisão, 101
5.3    Ideias inovadoras, 105
5.4    Apresentação de novos projetos, 109
5.5    Responsabilização pela aprovação e execução de projetos, 113
5.6    Projetos executados, 117
5.7    O relacionamento na instituição, 121
5.8    A comunicação com comunidade universitária, 124
5.9    Formulação e implementação das estratégias, 128
5.10    O estilo de liderança, 131
5.11    O conhecimento dos problemas da instituição, 133
5.12    Atitudes diante de um problema institucional, 137
5.13    Características essenciais de um líder, 139
5.14    A influência do estilo de liderança na definição da estratégia, 143
5.15    Competências do Reitor, 147
5.16    Capacitação, 150
5.17    Características de líder e decisões adequadas, 154

6    Escolas de estratégia das instituições de ensino superior na formulação da estratégia, 157
6.1    A escola do design, 157
6.2    A escola do planejamento, 161
6.3    A escola do posicionamento, 164
6.4    A escola empreendedora, 168
6.5    A escola cognitiva, 171
6.6    A escola do aprendizado, 174
6.7    A escola do poder, 177
6.8    A escola cultural, 180
6.9    A escola ambiental, 184
6.10    A escola da configuração, 187
7    Contribuições do estilo de liderança e das escolas de estratégia nas instituições de ensino superior: uma palavra para a prática das organizações, 193
7.1    Contribuição do estilo de liderança na formulação e implementação da estratégia nas instituições de ensino superior, 193
7.2    Contribuição das es


Giselly Rizzatti

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Pós

graduada em Direito do Consumidor pela Universidade Anhanguera (Uniderp)

Mestre em Administração Universitária e doutoranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Tutora no curso de Administração de Empresas a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Autora de artigos científicos publicados em periódicos especializados e anais de eventos


Maurício Fernandes Pereira

Pós

doutorado em Administração pela FEA/USP

Pós

doutorado em Sociologia Económica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa

Doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Administração pela UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado

Diretor do Centro Sócio

Econômico da UFSC

Chefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC

Coordenador do Curso de Graduação em Administração

Diretor

presidente da FEESC

Conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

Editor da Revista de Ciências da Administração Pesquisador do CNPq

Consultor, conselheiro e autor de artigos científicos nos principais Congressos Mundiais de Administração e em revistas científicas especializadas