Livro Impresso
Planejamento Estratégico
-
ISBN:
9786559774760
- Edição: 35|2023
- Editora: Atlas
De:
R$ 207,00
Por:
R$ 144,90
In stock
SKU
42202177
ou em até 7x de R$ 20,70
O cenário econômico brasileiro exige que as empresas desenvolvam um planejamento estratégico estruturado, encontrem maneiras de manter sua vantagem competitiva e direcionem o desenvolvimento de seus negócios para atingir resultados positivos.
- Formato: Impresso
- Páginas: 384
- Publicação: 09/03/2023
- Capa: Brochura
- Peso: 0,63 kg
- Dimensões: 17 X 24
É com o intuito de atender a essas necessidades que esta obra clássica chega à sua 35a edição, oferecendo ao leitor uma ampla análise do tema. Interligando os aspectos estratégicos, táticos e operacionais das empresas, o livro demonstra que o planejamento estratégico é uma importante ferramenta de auxílio aos executivos nos processos decisórios que interferem diretamente na alavancagem dos resultados das organizações.
Para tornar a compreensão mais didática, ao final de cada capítulo, há exercícios e minicasos que podem auxiliar o leitor na análise e no entendimento dos diversos assuntos abordados ao longo do livro. Inclui também um glossário dos termos uti lizados na obra.
Nesta edição, no Capítulo 4, que trata sobre a missão da empresa, apresenta-se resumidamente a interação das questões estratégicas das empresas com o moderno sistema ESG, abordando aspectos ambientais, sociais e de governança que tanto afetam as empresas, de forma positiva ou negativa.
APLICAÇÃO
Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico, Estratégia Empresarial, Planejamento Empresarial, Gestão Estratégica de Empresas, Gestão Estratégica de Negócios e Administração Estratégica dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração. Leitura indicada para profissionais da área de Administração.
Depoimentos de executivos
Importância, estrutura e diferencial do livro
Capítulo 1 – Conceitos de planejamento e de sistema
Capítulo 2 – Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas
Capítulo 3 – Diagnóstico estratégico
Capítulo 4 – Missão da empresa
Capítulo 5 – Objetivos e desafios empresariais
Capítulo 6 – Estratégias empresariais
Capítulo 7 – Políticas empresariais
Capítulo 8 – Projetos e planos de ação
Capítulo 9 – Controle e avaliação do planejamento estratégico
Capítulo 10 – Sugestões para melhor utilização do planejamento estratégico
pelas empresas
Glossário
Bibliografia
Índice alfabético
Relação geral de figuras
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira
É graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Foi professor concursado de graduação e pós-graduação da referida faculdade, onde foi criador e docente das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado).
Foi professor concursado de graduação e pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV), bem como professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Vanzolini/POLITÉCNICA/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/Ibmec.
Exerce suas atividades profissionais como consultor em planejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais, tendo realizado serviços de consultoria e treinamento em, aproximadamente, 300 empresas (inclusive no exterior), sempre junto a executivos e demais profissionais focados na otimização da qualidade das decisões das empresas.