Livro Impresso
GESTÃO ESTRATÉGICA: Conceitos e Casos
-
ISBN:
9788522480746
- Edição: 1|2014
- Editora: Atlas
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4214008
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A dinâmica de mercado, com crescente competição nacional e internacional, e o foco excessivo no curto prazo, são pressões importantes sobre executivos e empresas. Voltar a pensar estrategicamente, estabelecendo um compromisso entre o curto prazo e o lo...
- Formato: Impresso
- Páginas: 416
- Publicação: 18/10/2013
- Capa: Brochura
- Peso: 0,57 kg
- Dimensões: 17 X 24
A dinâmica de mercado, com crescente competição nacional e internacional, e o foco excessivo no curto prazo, são pressões importantes sobre executivos e empresas. Voltar a pensar estrategicamente, estabelecendo um compromisso entre o curto prazo e o longo prazo, entre as operações e os investimentos futuros, é uma necessidade premente para as empresas.
Aos executivos, nos diversos níveis, exige-se que compreendam o real significado das alternativas estratégicas, incluindo a que é definida para a sua empresa, e sua relação com o ambiente externo e interno da organização. Isso significa que os executivos precisam entender o ambiente externo e interno para eficazmente pensar e planejar as estratégias de negócio, as funcionais, as corporativas e as para os mercados internacionais. Só assim poderão se concentrar em sua principal tarefa do dia a dia: garantir que a estratégia aconteça num ciclo de formulação, implementação, controle e adaptação.
Compreender os conceitos relacionados com a estratégia e como utilizá-los efetivamente não é uma tarefa fácil para estudantes e executivos. Neste livro, os autores se propõem a ajudar a resolver esta dificuldade ao aliar os conceitos com a prática da gestão estratégica. O livro foi escrito com um escopo amplo que permite servir para cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, como base de leitura de alunos de mestrado. O principal aspecto de diferenciação do livro está na integração da teoria com inúmeros exemplos e estudos de caso de empresas conhecidas brasileiras, portuguesas e outras multinacionais europeias e americanas.
A vasta experiência acadêmica e de mercado dos autores permitiu construir um texto academicamente sólido para estudantes e, simultaneamente, ajustado à realidade prática dos executivos. Seja qual for a dimensão da empresa, esta obra ajudará a pensar e a gerir estrategicamente a empresa não para apenas maximizar lucros de curto prazo, mas antes para conseguir sustentabilidade de longo prazo.
Obra recomendada para engenheiros, arquitetos, gestores executivos em geral e profissionais das áreas de gestão e planejamento estratégico. Leitura complementar para as disciplinas Estratégia e Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração.
Aos executivos, nos diversos níveis, exige-se que compreendam o real significado das alternativas estratégicas, incluindo a que é definida para a sua empresa, e sua relação com o ambiente externo e interno da organização. Isso significa que os executivos precisam entender o ambiente externo e interno para eficazmente pensar e planejar as estratégias de negócio, as funcionais, as corporativas e as para os mercados internacionais. Só assim poderão se concentrar em sua principal tarefa do dia a dia: garantir que a estratégia aconteça num ciclo de formulação, implementação, controle e adaptação.
Compreender os conceitos relacionados com a estratégia e como utilizá-los efetivamente não é uma tarefa fácil para estudantes e executivos. Neste livro, os autores se propõem a ajudar a resolver esta dificuldade ao aliar os conceitos com a prática da gestão estratégica. O livro foi escrito com um escopo amplo que permite servir para cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, como base de leitura de alunos de mestrado. O principal aspecto de diferenciação do livro está na integração da teoria com inúmeros exemplos e estudos de caso de empresas conhecidas brasileiras, portuguesas e outras multinacionais europeias e americanas.
A vasta experiência acadêmica e de mercado dos autores permitiu construir um texto academicamente sólido para estudantes e, simultaneamente, ajustado à realidade prática dos executivos. Seja qual for a dimensão da empresa, esta obra ajudará a pensar e a gerir estrategicamente a empresa não para apenas maximizar lucros de curto prazo, mas antes para conseguir sustentabilidade de longo prazo.
Obra recomendada para engenheiros, arquitetos, gestores executivos em geral e profissionais das áreas de gestão e planejamento estratégico. Leitura complementar para as disciplinas Estratégia e Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração.
Prefácio xv
Palavra dos autores xix
PARTE I ? ANÁLISE ESTRATÉGICA 1
1 O que é estratégia? 3
?? Definições de estratégia 5
?? Características da estratégia 7
?? Como alcançar uma vantagem competitiva 9
?? Fatores de rentabilidade 9
?? As atividades e as formas de estratégia 10
?? Eficiência E eficácia não são estratégia 12
?? Por que as estratégias mudam 13
?? Componentes da estratégia 14
Posicionamento 14
Trade-off 15
Adaptação 17
?? Crescimento e estratégia 17
?? Dinâmica estratégica 19
?? A evolução das organizações e do foco da estratégia 20
A Revolução Industrial 21
O século XIX 21
O século XX 21
?? A consolidação do planejamento estratégico 27
?? Em síntese 27
?? Exercícios 28
?? Estudo de Caso ? Logoplaste: Crescer num modelo cliente-fornecedor
inovador 30
Questões para discussão 37
Referências 38
2 Gestão e Planejamento Estratégico nas Organizações 39
?? O processo de gestão estratégica 41
?? Estratégia e planejamento estratégico 43
?? A maneira de pensar do estrategista 46
?? Tipos de planejamento estratégico 48
?? A importância do planejamento 49
?? Etapas usuais do planejamento 50
?? Da estratégia pretendida à estratégia realizada 52
?? Em síntese 52
?? Exercícios 53
?? Entrevista com Derek Abell 55
Questões para discussão 61
3 Definindo o rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos 63
?? Elementos centrais do negócio 65
?? Missão da empresa 74
?? Os valores 78
?? O estabelecimento de objetivos 81
?? Em síntese 84
?? Exercícios 85
?? Estudo de Caso ? A mudança na Eli Lilly no Brasil 87
Questões para discussão 94
Referências do caso 94
?? ANEXO 1 ? MISSÃO, VISÃO E VALORES 95
Missão da Ely Lilly 95
Visão da Ely Lilly 95
Valores da Ely Lilly 96
4 Análise do ambiente externo 97
?? A empresa é um sistema aberto 99
?? Análise do macroambiente 100
?? Cenários 104
Processo de formulação de cenários 107
Identificação do foco ou da decisão-chave 107
Forças motrizes 107
Incertezas críticas 109
Selecionar e desenvolver cenários 110
Estabelecimento de indicadores 110
?? Modelo das cinco forças de Porter de análise da indústria 112
Rivalidade entre empresas instaladas 115
Ameaça de novas entradas 117
Poder de negociação dos fornecedores 119
Poder negocial dos clientes 120
Ameaça de produtos substitutos 121
Disponibilidade de complementares 122
Barreiras à entrada e à saída 122
?? Grupos estratégicos 123
?? Ciclo de vida da indústria 127
?? Fatores crít
Palavra dos autores xix
PARTE I ? ANÁLISE ESTRATÉGICA 1
1 O que é estratégia? 3
?? Definições de estratégia 5
?? Características da estratégia 7
?? Como alcançar uma vantagem competitiva 9
?? Fatores de rentabilidade 9
?? As atividades e as formas de estratégia 10
?? Eficiência E eficácia não são estratégia 12
?? Por que as estratégias mudam 13
?? Componentes da estratégia 14
Posicionamento 14
Trade-off 15
Adaptação 17
?? Crescimento e estratégia 17
?? Dinâmica estratégica 19
?? A evolução das organizações e do foco da estratégia 20
A Revolução Industrial 21
O século XIX 21
O século XX 21
?? A consolidação do planejamento estratégico 27
?? Em síntese 27
?? Exercícios 28
?? Estudo de Caso ? Logoplaste: Crescer num modelo cliente-fornecedor
inovador 30
Questões para discussão 37
Referências 38
2 Gestão e Planejamento Estratégico nas Organizações 39
?? O processo de gestão estratégica 41
?? Estratégia e planejamento estratégico 43
?? A maneira de pensar do estrategista 46
?? Tipos de planejamento estratégico 48
?? A importância do planejamento 49
?? Etapas usuais do planejamento 50
?? Da estratégia pretendida à estratégia realizada 52
?? Em síntese 52
?? Exercícios 53
?? Entrevista com Derek Abell 55
Questões para discussão 61
3 Definindo o rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos 63
?? Elementos centrais do negócio 65
?? Missão da empresa 74
?? Os valores 78
?? O estabelecimento de objetivos 81
?? Em síntese 84
?? Exercícios 85
?? Estudo de Caso ? A mudança na Eli Lilly no Brasil 87
Questões para discussão 94
Referências do caso 94
?? ANEXO 1 ? MISSÃO, VISÃO E VALORES 95
Missão da Ely Lilly 95
Visão da Ely Lilly 95
Valores da Ely Lilly 96
4 Análise do ambiente externo 97
?? A empresa é um sistema aberto 99
?? Análise do macroambiente 100
?? Cenários 104
Processo de formulação de cenários 107
Identificação do foco ou da decisão-chave 107
Forças motrizes 107
Incertezas críticas 109
Selecionar e desenvolver cenários 110
Estabelecimento de indicadores 110
?? Modelo das cinco forças de Porter de análise da indústria 112
Rivalidade entre empresas instaladas 115
Ameaça de novas entradas 117
Poder de negociação dos fornecedores 119
Poder negocial dos clientes 120
Ameaça de produtos substitutos 121
Disponibilidade de complementares 122
Barreiras à entrada e à saída 122
?? Grupos estratégicos 123
?? Ciclo de vida da indústria 127
?? Fatores crít