e-Book
E-book - Gestão de Negócios Esportivos
-
ISBN:
9788535272628
- Edição: 1|2013
- Editora: GEN LTC
R$ 134,00
In stock
SKU
441377
ou em até 6x de R$ 22,33
A discussão acerca da gestão esportiva no Brasil não é recente e vem se tornando ainda mais intensa à medida que o esporte assume importância na economia e torna-se cada vez mais presente e integrado ao cotidiano de seus seguidores.O já intenso interesse
A discussão acerca da gestão esportiva no Brasil não é recente e vem se tornando ainda mais intensa à medida que o esporte assume importância na economia e torna-se cada vez mais presente e integrado ao cotidiano de seus seguidores.
O já intenso interesse das pessoas pelo esporte em geral é alimentado por constantes ações e campanhas de marketing promovidas pelas Instituições Esportivas, veículos de comunicação em geral e organizações, cujos negócios dependem ou estão associados a esta indústria, resultando em um contínuo e permanente contato entre o esporte e seus seguidores.
Por outro lado, a constante e recorrente crítica que permeia as discussões relacionadas às Instituições Esportivas no Brasil, refere-se à percepção de que a gestão nelas praticada parece não ser compatível com a relevância e o impacto que suas marcas e atividades têm na sociedade. O diagnóstico é que elas não adotam, dentro de seus processos administrativos, as melhores e mais adequadas práticas de gestão.
Este livro tem por objetivo principal apresentar e discutir conceitos, métodos e técnicas de gestão que fundamentem as decisões relacionadas à administração de Instituições Esportivas, tornando-a mais competente e eficaz. Trata-se de um manual completo de gestão de negócios esportivos para auxiliar tanto profissionais quanto estudantes desse importante setor da economia a entenderem a sua dinâmica e a conhecerem os conceitos, técnicas e metodologias para nele atuarem com sucesso.
Aplicação: Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão Esportiva, Marketing Esportivo, Esporte, Educação Física, Administração, Contabilidade, Marketing, Comunicação, Jornalismo e Relações Públicas que necessitem de um texto completo de Gestão de Negócios Esportivos.
1. Indústria do Esporte e seu Ambiente de Negócios
2. Economia do Esporte
3. Visão Sistêmica da Organização do Esporte
4. Legislação Esportiva Infraconstitucional e o Desporto Profissional
5. Estrutura Organizacional das Instituições Esportivas
6. Planejamento Estratégico em Instituições Esportivas
7. Gestão de Marketing nas Instituições Esportivas
8. Comportamento dos Consumidores da Indústria do Esporte
9. Gestão Contábil e Auditoria das Instituições Esportivas
10. Gestão Financeira das Instituições Esportivas
11. Gestão de Pessoas nas Instituições Esportivas
12. Gestão de Atletas e Equipes Esportivas
13. Gestão de Espaços Esportivos como Negócio
14. Gestão de Eventos Esportivos
15. Planejamento Estratégico de Megaeventos Esportivos
Michel Fauze Mattar
Organizador, autor dos Capítulos 5 e 7 e coautor do Capítulo 6
- Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP.
- MBA em Marketing pela Fundação Instituto de Administração – FIA.
- Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – USP.
- Coordenador adjunto de projetos de treinamento, pesquisa e consultoria da FIA.
- Professor dos cursos de MBA e Especialização da FIA nas disciplinas: Gestão Simulada de Negócios, Gestão Esportiva, Marketing Esportivo e Patrocínio; e do curso Master em Gestão do Futebol promovido pela Federação Paulista de Futebol.
- Pesquisador e profundo conhecedor de Gestão no Esporte e Marketing no Esporte.
- Sócio-diretor da Mattar Serviços de Marketing e Pesquisas.
- Foi diretor executivo e de Marketing do Grêmio Barueri Futebol Ltda. (2008-2010).
- Coautor do livro Gestão do esporte no Brasil: desafios e perspectivas, publicado pela Editora Ícone.
Fauze Najib Mattar
Organizador, autor dos Capítulos 1 e 8 e coautor do Capítulo 6 • Livre Docente, Doutor, Mestre e Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP.
- Coordenador de projetos de treinamento, pesquisa e consultoria da Fundação Instituto de Administração – FIA.
- Professor de várias disciplinas de Marketing na Graduação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da USP e no MBA da FIA.
- Sócio-diretor da Mattar Serviços de Marketing e Pesquisas.
- Autor dos livros: Gerência de produtos – Como tornar seu produto um sucesso, 2. ed., esgotado, publicado pela Editora Atlas; Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento, v. 1, 7. ed.; Pesquisa de marketing: execução e análise, v. 2, 4. ed.; Pesquisa de marketing - Edição compacta, 5. ed.; Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados – Estratégias e ações para alcançar e manter-se “Top of Market ”, 2. ed.; e Administração de varejo, publicados pela Editora Elsevier.
- Autor de dezenas de artigos publicados em revistas de administração.
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.