e-Book
E-book - Curso de Administração Estratégica - Foco no Planejamento Estratégico
-
ISBN:
9786559772315
- Edição: 1|2022
- Editora: Atlas
R$ 96,00
In stock
SKU
4210271
ou em até 4x de R$ 24,00
O objetivo principal deste livro é contribuir para aprofundar o debate e a compreensão dos leitores sobre as questões centrais que envolvem a importância da utilização da estratégia pelas instituições, organizações e empresas públicas e privadas, em espec
O objetivo principal deste livro é contribuir para aprofundar o debate e a compreensão dos leitores sobre as questões centrais que envolvem a importância da utilização da estratégia pelas instituições, organizações e empresas públicas e privadas, em especial, de ferramentas de gestão que contribuam para elevar o nível de consistência das decisões estratégicas. A administração estratégica permite estabelecer bases para gerar e agregar valores: econômico, político, social e ambiental para o futuro. Registre-se que o planejamento estratégico se apresenta como uma das partes integrantes da administração estratégica.As bases teóricas e práticas da disciplina Administração Estratégica se aplicam às condições reais e complexas do cenário mundial contemporâneo - onde infinitas decisões são adotadas pelos gestores que atuam nas áreas privada, pública e terceiro setor -, em decorrência das quebras de paradigmas no mundo, da adoção de novos parâmetros na definição da estratégia para a tomada de decisões complexas, notadamente nos setores privado e público. Essas transformações estão provocando alterações profundas, de forma generalizada, nos campos político, socioeconômico, tecnológico, ambiental e cultural.Livro-texto para as disciplinas Administração Estratégica e Planejamento Estratégico e leitura complementar para as disciplinas Administração e Teoria do Planejamento dos cursos de graduação e pós-graduação em administração, economia e contabilidade. Obra de atualização para os gestores-decisores empresariais e governamentais envolvidos com o tema "administração estratégica".
Apresentação,
Introdução, 1
Parte I - Novos Modelos de Gestão no Mundo Contemporâneo. Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação, 5
1 Definições estratégicas diante dos novos modelos de gestão, 7
Introdução, 7
Motivações para a adoção de novos conceitos nas definições estratégicas, 7
Reformulação dos conceitos de estratégia no mundo, 9
Efeitos das mudanças de paradigmas, 9
Mudanças de paradigmas contemporâneos, 10
2 Organizações baseadas no conhecimento, 12
Introdução, 12
Princípios da organização baseada no conhecimento, 12
Tipos de organizações, 14
Relevância da teoria geral de sistemas na estratégia, 14
3 Gestão de tecnologia de informação, 16
Introdução, 16
Objetivo e aplicação da gestão estratégica do conhecimento, 17
Alinhamento da tecnologia de informação e estratégia, 18
Relevância da tecnologia de informação, 18
Ambiente competitivo e posicionamento estratégico da empresa, 20
Investimentos em tecnologia de informação, 21
Relevância da tecnologia de informação nas organizações complexas, 21
Tecnologia de informação: visão de Castells, 22
Sistema de informação: visão de Laudon e Laudon, 23
Barreira na implantação de um sistema de informação, 25
Inteligência competitiva, 25
Visão e gestão de processo, 26
Administração de recursos humanos e inovação nas empresas, 27
Parte II - Compreensão dos Fundamentos da Administração Estratégica, 29
4 Administração estratégica, 31
Introdução, 31
Processo de administração estratégica, 32
Estratégia: visão de Hax e Majluf, 33
Marcos históricos da estratégia nas organizações, 34
5 Evolução da administração estratégica, 36
Introdução, 36
Conceitos de administração estratégica e planejamento estratégico, 38
Prática do planejamento estratégico na administração estratégica, 39
Ferramentas relevantes de gestão, 39
Itens que interagem na administração estratégica, 41
Fatores relevantes no processo de administração estratégica: visão de Bornholdt, 41
6 Gestão do conhecimento, 44
Introdução, 44
Espiral do conhecimento, 45
Desafios na gestão do conhecimento, 47
Gestão do capital intelectual, 48
Formas e lugares do capital intelectual: visão de Tapscott, 48
Aprendizagem organizacional, 49
Inteligência empresarial, 50
Educação corporativa, 50
Práticas inovadoras de gestão, 52
Corporação virtual, 53
Qualidade total na organização, 54
Processo do planejamento estratégico, 55
Diferenças entre o planejamento estratégico e o operacional, 56
Níveis de adm
Introdução, 1
Parte I - Novos Modelos de Gestão no Mundo Contemporâneo. Gestão de Tecnologia de Informação e Comunicação, 5
1 Definições estratégicas diante dos novos modelos de gestão, 7
Introdução, 7
Motivações para a adoção de novos conceitos nas definições estratégicas, 7
Reformulação dos conceitos de estratégia no mundo, 9
Efeitos das mudanças de paradigmas, 9
Mudanças de paradigmas contemporâneos, 10
2 Organizações baseadas no conhecimento, 12
Introdução, 12
Princípios da organização baseada no conhecimento, 12
Tipos de organizações, 14
Relevância da teoria geral de sistemas na estratégia, 14
3 Gestão de tecnologia de informação, 16
Introdução, 16
Objetivo e aplicação da gestão estratégica do conhecimento, 17
Alinhamento da tecnologia de informação e estratégia, 18
Relevância da tecnologia de informação, 18
Ambiente competitivo e posicionamento estratégico da empresa, 20
Investimentos em tecnologia de informação, 21
Relevância da tecnologia de informação nas organizações complexas, 21
Tecnologia de informação: visão de Castells, 22
Sistema de informação: visão de Laudon e Laudon, 23
Barreira na implantação de um sistema de informação, 25
Inteligência competitiva, 25
Visão e gestão de processo, 26
Administração de recursos humanos e inovação nas empresas, 27
Parte II - Compreensão dos Fundamentos da Administração Estratégica, 29
4 Administração estratégica, 31
Introdução, 31
Processo de administração estratégica, 32
Estratégia: visão de Hax e Majluf, 33
Marcos históricos da estratégia nas organizações, 34
5 Evolução da administração estratégica, 36
Introdução, 36
Conceitos de administração estratégica e planejamento estratégico, 38
Prática do planejamento estratégico na administração estratégica, 39
Ferramentas relevantes de gestão, 39
Itens que interagem na administração estratégica, 41
Fatores relevantes no processo de administração estratégica: visão de Bornholdt, 41
6 Gestão do conhecimento, 44
Introdução, 44
Espiral do conhecimento, 45
Desafios na gestão do conhecimento, 47
Gestão do capital intelectual, 48
Formas e lugares do capital intelectual: visão de Tapscott, 48
Aprendizagem organizacional, 49
Inteligência empresarial, 50
Educação corporativa, 50
Práticas inovadoras de gestão, 52
Corporação virtual, 53
Qualidade total na organização, 54
Processo do planejamento estratégico, 55
Diferenças entre o planejamento estratégico e o operacional, 56
Níveis de adm
José Matias-Pereira
Graduado em economia (Uniceub, 1974)Graduado em direito (UniDF, 1993)Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1980)Doutorado em Ciências Políticas Universidad Complutense de Madrid (2001)Pósdoutorado em Administração FEA/USP Universidade de São Paulo (2005)Possui uma sólida formação e experiência na área de Governo e Administração PúblicaProfessorpesquisador e coordenadoradjunto do Programa de PósGraduação em Administração da Universidade de BrasíliaPesquisador do CNPqCoordenadorgeral do curso de graduação em Administração a distância da Universidade de Brasília (UAB/MEC)Professor da disciplina "Gobernanza y ética en los procesos de integración económica" do Curso de Maestría en Integración Económica Global y Regional da Universidad Internacional Virtual de Andalucia, EspanhaProfessor das disciplinas de finanças públicas, administração pública e gestão da inovação tecnológica nos cursos de graduação em administração e contabilidadeProfessor da pósgraduação de administração pública comparada e gestão socioambiental no doutorado em administração (PPGA/UnB) e de metodologia da pesquisa no mestrado e doutorado em ciências contábeis da Universidade de BrasíliaConsultor e avaliador da CAPES e do CNPqConsultor e conferencista, em níveis nacional e internacional, na área de governo e administração públicaExtécnico de planejamento e pesquisa do IPEA, onde atuou entre 19751995Exassessor dos ministros do planejamento, agricultura e justiçaExsecretário de produção rural do estado do AmazonasExdiretor de câmbio do Banco da AmazôniaConselheiro do CADEAutor de dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior e de inúmeros livros na sua área de atuação acadêmica
José Matias-Pereira
Graduado em economia (Uniceub, 1974)Graduado em direito (UniDF, 1993)Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1980)Doutorado em Ciências Políticas Universidad Complutense de Madrid (2001)Pósdoutorado em Administração FEA/USP Universidade de São Paulo (2005)Possui uma sólida formação e experiência na área de Governo e Administração PúblicaProfessorpesquisador e coordenadoradjunto do Programa de PósGraduação em Administração da Universidade de BrasíliaPesquisador do CNPqCoordenadorgeral do curso de graduação em Administração a distância da Universidade de Brasília (UAB/MEC)Professor da disciplina "Gobernanza y ética en los procesos de integración económica" do Curso de Maestría en Integración Económica Global y Regional da Universidad Internacional Virtual de Andalucia, EspanhaProfessor das disciplinas de finanças públicas, administração pública e gestão da inovação tecnológica nos cursos de graduação em administração e contabilidadeProfessor da pósgraduação de administração pública comparada e gestão socioambiental no doutorado em administração (PPGA/UnB) e de metodologia da pesquisa no mestrado e doutorado em ciências contábeis da Universidade de BrasíliaConsultor e avaliador da CAPES e do CNPqConsultor e conferencista, em níveis nacional e internacional, na área de governo e administração públicaExtécnico de planejamento e pesquisa do IPEA, onde atuou entre 19751995Exassessor dos ministros do planejamento, agricultura e justiçaExsecretário de produção rural do estado do AmazonasExdiretor de câmbio do Banco da AmazôniaConselheiro do CADEAutor de dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior e de inúmeros livros na sua área de atuação acadêmica
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.