• Entrega Imediata

Livro Impresso

EMPREENDEDORISMO E ARMADILHAS COMPORTAMENTAIS: Causalidades, Emoções e Complexidade

  • ISBN:

    9788522497164

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Luiz Antonio Bernardi

De: R$ 91,00 Por: R$ 77,35
In stock
SKU
4215189
ou em até 3x de R$ 25,78
< >
Empreendedorismo é assunto importante a qualquer país, por sua contribuição econômica, pela geração de empregos, inclusão e mobilidade social, daí a necessidade de fomentá-lo quantitativa e qualitativamente. No entanto, as causas, usual e tradicional
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 254
  • Publicação: 18/02/2015
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,43 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Empreendedorismo é assunto importante a qualquer país, por sua contribuição econômica, pela geração de empregos, inclusão e mobilidade social, daí a necessidade de fomentá-lo quantitativa e qualitativamente. No entanto, as causas, usual e tradicionalmente apontadas, de decadência e mortalidade de empresas referem-se a aspectos estratégicos e operacionais.

As empresas atuam em cenários complexos e vivem hoje os efeitos de decisões tomadas no passado envolvendo uma série de armadilhas psicológicas, culturais, emocionais e comportamentais, individuais e coletivas, raízes de muitos problemas, decadência e até mortalidade dessas organizações. Aquilo que deu forma à empresa, a começar pelas intenções, valores, convicções e motivações do empreendedor, transferidas para a visão, o significado e a cultura da empresa, determina o ambiente de trabalho e o clima organizacional, afetando drasticamente seus resultados e seu valor. Portanto, a sustentabilidade da empresa é dependente do alinhamento e equilíbrio entre aspectos racionais e lógicos, hard skills, e dos aspectos culturais, psicológicos, emocionais e comportamentais, soft skills.

Iniciar espontaneamente um negócio, incentivar, formar ou treinar pessoas a empreender e a gerir um empreendimento somente com aspectos racionais e lógicos, sem considerar os aspectos culturais e emocionais e sem melhor preparação e compreensão da transição para os papéis empreendedor/empresário/líder, é encaminhamento ao cadafalso, ou condenação ao fracasso e a muitas frustrações, em algum momento. Ser empreendedor e ver o que há por trás do lucro exige uma profunda compreensão do contexto global e das condições, qualitativas e quantitativas, lógicas e emocionais, que propiciam à empresa condições competitivas favoráveis.

Obra recomendada para empreendedores, empresários, gerentes, executivos, psicólogos organizacionais, consultores, profissionais e pessoas que necessitam desenvolver ou aprimorar a percepção empreendedora e entender a importância do contexto emocional e comportamental do empreendedor. Leitura complementar para os cursos de Administração, Empreendedorismo, Engenharia e Psicologia Organizacional, em nível de graduação e pós-graduação.
Prefácio    xv

Introdução    1

PARTE I – CENÁRIO DO EMPREENDEDORISMO     11

1     Contexto do Empreendedorismo no Brasil     13
1.1    Ambiente global    13
1.2    A competitividade do Brasil 15
1.3    Brasil, país empreendedor 18
1.4    Mortalidade e decadência das micro e pequenas empresas 22
1.5    Longevidade da empresa    29
1.6    Considerações finais    30
Questões    33

2     Empreendedor     35
2.1    Surgimento do empreendimento    35
2.2    Escolha do ramo    36
2.3    Ideias    37
2.4    Vocação empreendedora    37
2.5    Motivos    38
2.6    Motivações    39
2.7    Perfil    40
2.8    Personalidades empreendedoras    41
2.9    Origens    43
2.10 Custos e benefícios    46
2.11 Empreendedor bem-sucedido    48
2.12 Espírito empreendedor genuíno 49
2.13 Ambição    50
2.14 Sucesso    50
2.15 Maestria    51
2.16 Experiências emocionais 52
2.17 Considerações finais    53
Questões    54

PARTE II – CONTEXTO DA EMPRESA     55

3     Evolução da Empresa     57
3.1    Teoria dos negócios 57
3.2    Estágios de desenvolvimento    60
3.2.1    Nascimento    62
3.2.2    Existência    63
3.2.3    Decolagem    64
3.2.4    Maturidade    66
3.2.5    Petrificação    67
3.2.6    Considerações finais    67
Questões    68

4     Contexto da Empresa Moderna     69
4.1    Introdução    69
4.2    Comportamento competitivo    70
4.3    Comportamento sistêmico/holístico    71
4.4    Administração estratégica    73
4.5    Comportamento empreendedor    73
4.6    Perfil comparativo dos modelos de negócio 76
Questões    77

PARTE III – TRANSIÇÃO DO EMPREENDEDOR     79

5     Admirável Mundo Novo     81
5.1    Transições e papéis do empreendedor 81
5.2    Status e respeito    82
5.3    Entidade    84
5.4    Sócios    84
5.5    Investidor    87
5.6    Empresário    89
5.7    Líder    90
5.8    Cultura    91
5.9    Clima organizacional    91
5.10 Generalista    92
5.11 Negociação    93
5.12 Lidar com o poder 93
5.13 Lidar com riscos    95
5.14 Lidar com crises 97
5.15 Lidar com mudanças    98
5.16 Pessoas    99
5.17 Rede de relações    100
5.18 Papéis organizacionais simultâneos 101
5.19 Papel primordial do líder e executivo 103
5.19.1    Visão    103
5.19.2    Ambiente e cultura 104
5.19.3    Estrutura    104
5.19.4    Recursos e competências    105
5.19.5    Pessoas    105
5.19.6    Estratégia    105
5.19.7    Operações    106
5.20 Valorizar a empresa    107
5.21 Intangíveis    108
5.22 Agregar valor    110
5.23 Sensação de perda do controle e isolamento 111
Questões    112

6     Alicerces Estruturais     113
6.1    Introdução    113
6.2    Caráter    115
6.3    Equilíbrio pessoal e emocional    115
6.4    Autenticidade    116
6.5    Civilidade e respeito    118
6.6    Humildade    119
6.7    Senso de justiça    120
6.8    Ética e integridade


Luiz Antonio Bernardi

Contador

Administrador de empresas

Mestre em Finanças pela PUC

SP

Durante 18 anos foi executivo, de empresas internacionais, no Brasil e nos EUA, gerente geral, diretor executivo e diretor comercial em empresas nacionais

Há 23 anos desenvolve pesquisa e consultoria a empreendedores, pequenas e médias empresas, e empresas familiares, como sócio

diretor da Wots Consultoria Empresarial

Professor por 12 anos nas disciplinas Planejamento Empresarial, Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial e Custos em cursos de graduação e pós

graduação e por três anos coordenador do curso de pós

graduação em Planejamento e Controladoria

Conferencista, palestrante e professor em cursos livres em várias instituições sociais e de classe, conselhos regionais, associações industriais e comerciais em São Paulo e Minas Gerais.

Autor dos livros Manual de formação de preços: políticas, estratégias e fundamentos e Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação, ambos publicados pela Atlas