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EMPREENDEDORISMO CONTEMPORÂNEO: Teorias e Tipologias

  • ISBN:

    9788522489961

  • Edição: 1|2014
  • Editora: Atlas

Alessandro Aveni

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O objetivo principal deste trabalho é apresentar o empreendedor e suas ações, mostrando dimensões pouco abordadas na literatura brasileira. A proposta é fornecer material para posições novas e, sobretudo, críticas. A obra se divide em três partes. Os

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 207
  • Publicação: 13/08/2014
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,38 kg
  • Dimensões: 17 X 24
O objetivo principal deste trabalho é apresentar o empreendedor e suas ações, mostrando dimensões pouco abordadas na literatura brasileira. A proposta é fornecer material para posições novas e, sobretudo, críticas.

A obra se divide em três partes. Os capítulos que integram a Parte I abordam questões teó- ricas. Em particular, se prova que o empreendedor é um fenômeno principalmente social e espacial e não meramente econômico ou que deve ser analisado como modelo ou sistema de um ponto de vista da organização e da administração de empresas.

A Parte II analisa o empreendedor, sobretudo as tipologias mais atuais. Entretanto, tenta-se analisar as tipologias de empreendedorismo que nem sempre são tratadas nos manuais disponíveis no mercado.

Por fim, trata a Parte III das ferramentas e das ações concretas. Enfatiza o uso do Plano de Ação como ferramenta geral de planejamento no lugar de Plano de Negócio. Nesse respeito, visando às experiências nos EUA, o texto acrescenta que é necessário usar experiências de sucesso, como benchmark e ferramentas como o sistema Canvas, Lean, outros modelos para start-up e modelos de inovação. Um plano de ação é mais simples e pode ser dividido em ações estratégicas, um Plano Estratégico (PE) que trabalha com o desenvolvimento das oportunidades a um plano de controle.

Obra de relevante interesse para empreendedores que desenvolvem novos negócios em empresas, presidentes e executivos. Leitura complementar para disciplinas relacionadas a empreendedorismo, à gestão estratégica e gestão empresarial, bem como para cursos de graduação e de pós-graduação em Administração de Empresas ou MBA.
Introdução, 1

parte I, 7

1    Brev    e história do nome e do conceito, 9
    1.1    A questão empreendedora e os economistas, 13
    1.2    O conceito de empreendedor e sua evolução histórica moderna, 14
    1.3    O conceito de empreendedor e sua evolução histórica moderna, 24
    1.4    Empreendedor e a teoria social, 27

2    Empreendedorismo: fenômeno social e espacial, 31
2.1    Empreendedorismo e espaço, 32
2.2    Empreendedorismo e sociedade, 33
2.3    Empreendedorismo: fenômeno socioespacial, 35
2.4    Uma síntese teórica, 38

3    Métodos de análise do fenômeno empreendedor, 45
3.1    Global Entrepreneurship Model GEM, 46
3.2    World Bank (WBGES), 48
3.3    OECD (em colaboração com a Kauffman Foundation), 49
3.4    Johns Hopkins Foundation, 50
3.5    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51
3.6    Métodos de análise de empreendedores, 57

4    Quadro jurídico para empreendedores no Brasil, 61
4.1    Empresário individual, 62
4.2    Aspectos jurídicos na formação da empresa, 63
4.3    O dilema da escolha, 64

parte II, 67

5    Empreendedor sustentável, 69

6    Ecoempreendedor, 77
6.1    Empreendedorismo verde, 78
6.2    Características do empreendedor verde, 81
6.3    Ecoempreendedor, economia verde e gestão, 83

7    Empreendedorismo social, 91
7.1    Taxonomia do empreendedor social, 92
7.2    Conceitos e características históricas dos empreendedores sociais, 93
7.3    Características dos empreendedores sociais, 96
7.4    Empreendedorismo social e o terceiro setor, 99

8    Empreendedorismo do conhecimento, 103
8.1    O processo empreendedor do conhecimento, 105
8.2    Quem não é empreendedor do conhecimento, 106
8.3    Incubadoras, 109
8.4    Parques tecnológicos, 111

9    Outros tipos de empreendedores contemporâneos, 113
9.1    Distritos industriais, 114
9.2    Empreendedorismo de gênero: empreendedoras ou empreendedorismo feminino, 131

parte III, 141

10    Mitos, pecados capitais e autoavaliação, 143
10.1    O empreendimento e os mitos, 144
10.2    Análise e autoanálise, 151
11    Plan    o de ação, 153
    11.1    Problemas da abordagem clássica do plano de negócio, 153
    11.2    Plano de ação (PA), 156
    11.3    Elementos para construir um PA, 158

12    Plan    o de negócio, 163
    12.1    Diferenças entre ideias, inovações e oportunidades, 164
    12.2    A abordagem clássica ao plano de negócio, 166
    12.3    PN e suas críticas, 169
    12.4    Plano de Negócio em serviços e as “horas da verdade”, 173
    12.5    Sumário executivo, 179
    12.6    Plano de negócio como construção cultural, 182
    12.7    Qual plano de negócio? Resumo final,


Alessandro Aveni

Doutorando no programa de Geografia PPGEA da UNB

Doutorado em Scienze Politiche

Doutorado em Administração na Università Commerciale Luigi Bocconi (1982) na Itália

Pós

graduação em Estratégia Empresarial na FGV

Professor visitante de empreendedorismo no CDT/UnB

Na Europa foi, entre outros cargos, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell e responsável de Tecnologia de Informação (TI)