• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

COMÉRCIO EXTERIOR: Teoria e Gestão

  • ISBN:

    9788522467549

  • Edição: 3|2012
  • Editora: Atlas

Reinaldo Dias e Waldemar Rodrigues

De: R$ 145,00 Por: R$ 116,00
ou em até 5x de R$ 23,20
< >
Este livro constitui-se num curso básico de comércio exterior, pois aborda de forma integrada aspectos que envolvem estudos relacionados com os negócios internacionais. Possibilita que diversas disciplinas o adotem simultânea e ou sequencialmente. Está...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 368
  • Publicação: 17/11/2011
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,59 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro constitui-se num curso básico de comércio exterior, pois aborda de forma integrada aspectos que envolvem estudos relacionados com os negócios internacionais. Possibilita que diversas disciplinas o adotem simultânea e ou sequencialmente.

Está dividido em três partes. A Parte I trata da Construção do Sistema Internacional de Comércio e contém quatro capítulos, que abordam: as primeiras teorias do comércio exterior, reunidas no pensamento mercantilista (1); as teorias clássicas de comércio exterior de Adam Smith e Ricardo (2); a evolução da estrutura do comércio internacional do pós-guerra aos nossos dias (3); globalização, formação de blocos econômicos regionais e o Mercosul (4).

A Parte II foca os procedimentos práticos do comércio exterior, envolvendo todos os procedimentos administrativos e as técnicas necessárias para seu ótimo desempenho. Divide-se em três capítulos: sistemática de exportação (5); processo de importação (6); e condições internacionais estabelecidas para o comércio expressas pelos incoterms (7).

A última parte estuda formas de manter e implementar as negociações internacionais e é formada por três capítulos: sobre marketing internacional (8); direito comercial internacional e Lex mercatória (9) e técnicas de negociação internacional (10).

Livro-texto para disciplinas dos cursos de Comércio Exterior, Administração com ênfase em Comércio Exterior e de Relações Internacionais. Por sua abordagem didática, direciona-se para estudantes (de graduação e pós-graduação, bem como de cursos técnicos) e estudiosos do assunto. É especialmente útil para as disciplinas Introdução ao comércio exterior, Sistemática de exportação e importação, Técnicas de negociação, Tópicos especiais de comércio exterior.

O livro auxilia os alunos na elaboração de seus trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), bem como para monografias, dissertações e teses nos cursos que se voltam para o estudo do Comércio Exterior, particularmente com o enfoque na realidade brasileira.

Apresentação à 3a edição, xi

 

Parte I - A construção do sistema internacional de comércio, 1

 

1 As primeiras teorias de comércio exterior: o mercantilismo (Reinaldo Dias), 3
1.1 Introdução, 3
1.2 Construção do sistema econômico mundial, 4
1.3 Surgimento do mercantilismo, 12
1.4 Principais características da política mercantilista, 16
1.5 Papel das companhias de comércio, 22
1.6 Mercantilismo e violência, 28
1.7 Modalidades do mercantilismo, 36
1.8 Significado do mercantilismo, 48
Referências bibliográficas, 48

 

2 Uma análise das teorias clássicas de comércio exterior (Maurício Cassar), 51
2.1 Liberalismo e comércio internacional, 51
2.2 Liberalismo de Adam Smith, 64
2.3 Liberalismo de David Ricardo, 96
Referências bibliográficas, 122

 

3 Evolução da estrutura do comércio internacional (Ronaldo J. Souza Ramos), 124
3.1 Introdução, 124
3.2 Conjuntura internacional do pós-guerra, 125
3.3 Acordo geral de tarifas e comércio (Gatt), 127
3.4 Organização Mundial do Comércio (OMC), 138
3.5 Funções da OMC, 141
3.6 Estrutura organizacional da OMC, 142
3.7 Considerações finais, 151
Referências bibliográficas, 152

 

4 Globalização e blocos econômicos regionais (Reinaldo Dias), 154
4.1 Regionalismo e globalização, 154
4.2 Algumas características do atual processo de globalização, 157
Referências bibliográficas, 161

 

Parte II - Sistemática do comércio exterior, 163

 

5 Sistemática de exportação: conceitos, operacionalização e práticas (Waldemar
Rodrigues), 165
5.1 Introdução, 165
5.2 Exportações, 169
5.3 Procedimentos administrativos na exportação, 177
5.4 Tipos de exportação: direta e indireta, 196
5.5 Consórcios de exportação, 198
5.6 Exportação de amostras, 199
5.7 Conclusão, 202
Referências bibliográficas, 204

 

6 Processo de importação (Maria Rebono), 207
6.1 Introdução, 207
6.2 Importância da importação, 208
6.3 Burocracia na importação, 213
6.4 Mercado internacional, 216
6.5 Responsabilidades do comprador e vendedor - Incoterms, 217
6.6 Câmbio na importação, 217
6.7 Seguro internacional, 223
6.8 Transporte internacional, 224
6.9 Habilitação para empresas importadoras, 233
6.10 Processo de importação, 234
6.11 Liberação da mercadoria importada, 248
6.12 Sistema fiscal brasileiro, 257
6.13 Exceções na importação, 261
6.14 Aspectos conceituais, 263
6.15 Regimes aduaneiros especiais e atípicos, 265
Referências bibliográficas, 271

 

7 Condições internacionais de exportação e importação - Incoterms (Waldemar

 


Reinaldo Dias

 

Sociólogo, mestre em Ciência Política e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp

 

Especialista em Ciências Ambientais pela USF

 

 

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do mestrado em Turismo e Meio Ambiente do Centro Universitário UNA/MG

 

Foi professor e coordenador de cursos em várias instituições de ensino, entre as quais Universidade Paulista (Unip

 

Campinas), Centro Universitário UNA/MG e Universidade São Francisco (USF)

 

Autor de vários livros nas áreas de metodologia da pesquisa, sociologia, administração e turismo

 

Professor de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 


Waldemar Rodrigues

 

Economista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC

 

SP)

 

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (Unisal)

 

Especialista em economia de empresas pela PUC

 

Campinas

 

 

Professor do curso de Administração com habilitação em Comércio Exterior da Unip, da Faculdade de Paulínia e da Policamp, Campinas

 

Atuou em várias empresas e atualmente é consultor de Comércio Exterior

 

É autor do livro Incoterms e coautor de Comércio exterior: história, teorias e práticas