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ESTRATÉGIAS PARA A FRUTICULTURA NO BRASIL

  • ISBN:

    9788522476114

  • Edição: 1|2013
  • Editora: Atlas

José Guilherme Ambrósio Nogueira, Marcos Fava Neves

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4213022
ou em até 3x de R$ 20,00
Os textos que compõem este livro apresentam uma visão sistêmica da cadeia produtiva da fruticultura brasileira, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de frutas e suas preferências. O livro traz inf

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  • Formato: Impresso
  • Páginas: 208
  • Publicação: 10/04/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,40 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Os textos que compõem este livro apresentam uma visão sistêmica da cadeia produtiva da fruticultura brasileira, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de frutas e suas preferências.

O livro traz informações sobre os principais mercados compradores de frutas frescas e processadas, além de analisar a produção e exportação dos países concorrentes. Aponta os rumos que governo e iniciativas privadas estão traçando para o mercado internacional, indicando as ações e países alvos que o Brasil deve ter como prioridade para os próximos anos.

Entre outros destaques, a obra contempla um modelo de planejamento estratégico que pode ajudar a direcionar futuras decisões dos empresários, levando à profissionalização da cadeia de frutas. Sua leitura pode ajudar a escolher de forma sábia o rumo que o setor deve escolher, com a apresentação dos pontos onde somos competentes, onde estão os crescimentos, em que devemos melhorar e do que temos de nos proteger, apontando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

A obra é resultado de um trabalho que envolveu, direta ou indiretamente, pesquisadores ligados ao Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia (MARKESTRAT), vinculado à Universidade de São Paulo, e do Centro de Pesquisa e Projetos, composta por profissionais, empresas, universidades e centros de pesquisa e projetos afins.

Obra recomendada para agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área DE fruticultura. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.
Sobre os Autores, xvii
Nota dos Autores, xxi
Prefácio 1, xxv
Prefácio 2, xxvii
Prefácio 3, xxxi

1 Introdução, 1
1.1 Agradecimentos, 1
1.2 A Markestrat, 1
1.3 O IBRAF, 2
1.4 A Apex-Brasil, 3
1.5 Brazilian Fruit, 5
1.6 Caracterização do setor, 6
1.7 Diagnóstico da fruticultura brasileira - 2012, 13

2 Como se faz um plano estratégico para um setor, 17
2.1 Introdução, 17
2.2 O método de planejamento e gestão estratégica de sistemas produtivos – método GESis, 19
2.2.1 Iniciativa de líderes do sistema produtivo e institutos de pesquisa/universidades em planejar o futuro de um sistema produtivo, 19
2.2.2 Mapeamento e quantificação do sistema produtivo, 20
2.2.3 Criação de uma organização vertical no sistema, 21
2.2.4 Montagem do plano estratégico para o sistema produtivo, 23
2.2.5 Gestão dos projetos elaborados e desenho de contratos, 26
2.2.6 Considerações finais, 27

3 Visão contemporânea do consumidor de frutas e sucos, 31
3.1 Visão geral e tendências de consumo, 31
3.2 Grandes tendências, 34
3.3 Frutas processadas, 40
3.4 Frutas processadas – produtos diferenciados, 42
3.5 Análise geral dos mercados mundiais para frutas frescas, 44
3.6 Nível de risco no acesso a mercados, 46
3.7 Orgânicos e fair trade, 53
3.7.1 Visão futura para os orgânicos, 57

4 Produção e análise dos mercados de frutas frescas e processadas, 59
4.1 Introdução, 59
4.2 Mercado brasileiro, 59
4.2.1 Frutas frescas, 59
4.2.2 Sucos, 64
4.3 Mercado mundial, 71
4.3.1 Frutas frescas, 71
4.3.2 Frutas processadas, 77

5 Análise do ambiente interno e externo da fruticultura brasileira, 87
5.1 Introdução, 87
5.2 Análise SWOT, 87
5.3 Forças e fraquezas para as frutas brasileiras, 88
5.3.1 Forças, 88
5.3.2 Fraquezas, 90
5.4 Oportunidades e ameaças para as frutas brasileiras, 96
5.4.1 Oportunidades, 97
5.4.1.1 Oportunidades de mercado para a exportação de frutas e derivados, 98
5.4.1.2 Mercados prioritários para o Brasil, 99
5.4.1.3 Conclusão sobre mercados prioritários, 103
5.4.2 Ameaças, 104
5.4.2.1 Frutas frescas, 104
5.4.2.2 Sucos e polpas, 107
5.4.2.3 Frutas secas, 110

6 Projetos estratégicos para a fruticultura, 111
6.1 Introdução, 111
6.1.1 Aumentar a participação do Brasil nas importações de frutas e derivados dos países-alvo, 112
6.1.2 Aumentar o número de unidades exportadoras, 113
6.1.3 Fomentar a cultura exportadora entre pequenos e médios produtores e agroindústrias, 113
6.1.4 Fortalecer ações coletivas de forma a estimular


Eduardo Sandrini Simprini


José Guilherme A. Nogueira

Especialista em Estratégia Empresarial e Coordenação de Sistemas Agroindustriais

Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP

Pós

graduado em Gestão Executiva pela FGV/EAESP

Engenheiro Agrônomo formado pela FCAV/ UNESP

Participou de diversos projetos nas áreas de: Coordenação de Sistemas Agroindustriais, Análise de Atratividade para Empresas, Inteligência de Mercado e Planejamento Estratégico e de Marketing para organizações no mercado sucroenergético

Diretor Executivo da Socicana

Coordenador do livro Estratégias para a fruticultura no Brasil, publicado pela Atlas


Marcos Fava Neves

Mestre e doutor em Administração de Empresas (Estratégias de Arrendamento Industrial e Citricultural) pela FEA/USP

Pós

graduado em Agribusiness & Marketing Europeu na França

Pós

graduado em canais (networks) de distribuição na Holanda

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP)

Doutro em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição de Alimentos) pela FEA

USP

Livre

Docente (Planejamento e Gestão Estratégica Dirigido pela Demanda)

Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica

Pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA) da USP desde 1992, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de Gestão Estratégica e Planejamento de Marketing para diversas empresas e cadeias do agronegócio brasileiro

Professor titular FEA

USP

Ribeirão Preto

Ex

coordenador do PENSA

Programa de Agronegócios da USP

Criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos de Marketing e Estratégia da USP)

70 projetos públicos e privados em cinco países diferentes

Autor, co

autor e organizador de 26 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Urugau, Inglaterra e Holanda

Articulista do jornal China Daily de Pequin e da Folha de S. Paulo

Escreveu artigos para O Estado de S. Paulo e dois casos para a Universidade de Harvard

Professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires

Chefe do Departamento de Administração da USP

Professor titular FEA

USP


Vinícius Gustavo Trombin

Mestre em Administração de Organizações pela FEARP/USP, Área de Concentração: Marketing

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (MG)