Livro Impresso
A LARANJA DO CAMPO AO COPO
-
ISBN:
9788522472376
- Edição: 1|2012
- Editora: Atlas
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4212160
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O Brasil adquiriu impressionante desenvolvimento na cadeia citrícola, atendendo a dezenas de especificações para satisfazer os mais diversos consumidores. Só para citar alguns dados, o país produz a metade do suco de laranja do planeta. Isso signific

- Formato: Impresso
- Páginas: 248
- Publicação: 16/08/2012
- Capa: Brochura
- Peso: 0,50 kg
- Dimensões: 17 X 24
O Brasil adquiriu impressionante desenvolvimento na cadeia citrícola, atendendo a dezenas de especificações para satisfazer os mais diversos consumidores. Só para citar alguns dados, o país produz a metade do suco de laranja do planeta. Isso significa dizer que de cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são produzidos nas fábricas brasileiras.
Hoje, o mercado doméstico de laranja in natura se tornou um grande consumidor da produção brasileira. Mais de 100 milhões de caixas (equivalente a 22% da produção nacional) são consumidas pelo povo brasileiro, mas o maior desafio desse mercado está no suco exportado, destino dos outros 78% da safra nacional.
Este livro tem como objetivo principal mostrar uma radiografia da cadeia produtiva citrícola, trazendo ao leitor um entendimento maior desse negócio, as variáveis que o impactam, suas tendências e desafios.
Prefácio 1, ix
Prefácio 2, xi
Prefácio 3, xiii
Prefácio 4, xv
Prefácio 5, xvii
Prefácio 6, xix
Mensagem inicial, xxi
Uma visão macro, xxiii
1 Mapa geral e quantificação da cadeia citrícola, 1
1.1 História da citricultura no Brasil, 1
1.2 PIB brasileiro versus PIB agrícola, 4
1.3 Taxa de câmbio, 5
1.4 Salário-mínimo, 6
1.5 Liderança brasileira, 7
1.6 Quantificação da cadeia citrícola, 8
1.6.1 Antes das fazendas, 12
1.6.2 Nas fazendas, 13
1.6.3 Após as fazendas, 14
1.6.4 Agentes facilitadores, 15
1.6.5 Impostos agregados, 15
2 Envase, distribuição e consumo de bebidas no mundo, 17
2.1 Benefícios nutricionais da laranja, 17
2.2 Definição de suco, néctar e refresco, 18
2.3 Consumo mundial de bebidas, 18
2.4 Consumo mundial de sucos, néctares e refrescos de frutas, 20
2.5 O sabor laranja, 22
2.6 O sabor laranja na Europa, 33
2.7 O sabor laranja na América do Norte, 35
2.8 O sabor laranja nos países do BRIC mais México, 39
2.9 O potencial de crescimento do mercado interno brasileiro, 43
2.10 O poder de fogo do varejo internacional, 44
2.11 A concentração dos envasadores, 53
3 Indústria de suco de laranja no Brasil, 59
3.1 Produção de suco de laranja, 59
3.2 Exportações citrícolas, 62
3.3 Destino das exportações, 66
3.4 Barreiras tarifárias, 69
3.5 Barreiras fitossanitárias e exigências técnicas, 70
3.6 Preço do suco de laranja: uma incrível volatilidade, 72
3.7 Descolamento do preço do suco de laranja no mercado internacional, 76
3.8 Os distúrbios da volatilidade na renda, 86
3.9 O aumento dos custos de processamento e logístico do suco de laranja, 90
3.10 A renda advinda dos pomares próprios das indústrias, 92
3.11 Um comparativo entre os pomares próprios da indústria e a laranja adquirida de fornecedores, 92
3.12 Decomposição do preço do suco de laranja no varejo, 96
3.13 Concentração na indústria brasileira de suco de laranja, 102
4 Produção citrícola, 103
4.1 Produção mundial de laranja, 103
4.2 Produção brasileira de laranja, 106
4.3 Cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro), 108
4.4 Comparativo entre a produção de São Paulo/Triângulo Mineiro e Flórida, 111
4.5 Estratificação da produção pelo perfil do produtor do cinturão citrícola, 116
4.6 Importância fundamental da produtividade agrícola como impulso à citricultura, 119
4.7 Variedades nos pomares, 122
4.8 Pragas e doenças no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro, 123
4.9 Impacto das mudanças climáticas na citricultura,
Prefácio 2, xi
Prefácio 3, xiii
Prefácio 4, xv
Prefácio 5, xvii
Prefácio 6, xix
Mensagem inicial, xxi
Uma visão macro, xxiii
1 Mapa geral e quantificação da cadeia citrícola, 1
1.1 História da citricultura no Brasil, 1
1.2 PIB brasileiro versus PIB agrícola, 4
1.3 Taxa de câmbio, 5
1.4 Salário-mínimo, 6
1.5 Liderança brasileira, 7
1.6 Quantificação da cadeia citrícola, 8
1.6.1 Antes das fazendas, 12
1.6.2 Nas fazendas, 13
1.6.3 Após as fazendas, 14
1.6.4 Agentes facilitadores, 15
1.6.5 Impostos agregados, 15
2 Envase, distribuição e consumo de bebidas no mundo, 17
2.1 Benefícios nutricionais da laranja, 17
2.2 Definição de suco, néctar e refresco, 18
2.3 Consumo mundial de bebidas, 18
2.4 Consumo mundial de sucos, néctares e refrescos de frutas, 20
2.5 O sabor laranja, 22
2.6 O sabor laranja na Europa, 33
2.7 O sabor laranja na América do Norte, 35
2.8 O sabor laranja nos países do BRIC mais México, 39
2.9 O potencial de crescimento do mercado interno brasileiro, 43
2.10 O poder de fogo do varejo internacional, 44
2.11 A concentração dos envasadores, 53
3 Indústria de suco de laranja no Brasil, 59
3.1 Produção de suco de laranja, 59
3.2 Exportações citrícolas, 62
3.3 Destino das exportações, 66
3.4 Barreiras tarifárias, 69
3.5 Barreiras fitossanitárias e exigências técnicas, 70
3.6 Preço do suco de laranja: uma incrível volatilidade, 72
3.7 Descolamento do preço do suco de laranja no mercado internacional, 76
3.8 Os distúrbios da volatilidade na renda, 86
3.9 O aumento dos custos de processamento e logístico do suco de laranja, 90
3.10 A renda advinda dos pomares próprios das indústrias, 92
3.11 Um comparativo entre os pomares próprios da indústria e a laranja adquirida de fornecedores, 92
3.12 Decomposição do preço do suco de laranja no varejo, 96
3.13 Concentração na indústria brasileira de suco de laranja, 102
4 Produção citrícola, 103
4.1 Produção mundial de laranja, 103
4.2 Produção brasileira de laranja, 106
4.3 Cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro), 108
4.4 Comparativo entre a produção de São Paulo/Triângulo Mineiro e Flórida, 111
4.5 Estratificação da produção pelo perfil do produtor do cinturão citrícola, 116
4.6 Importância fundamental da produtividade agrícola como impulso à citricultura, 119
4.7 Variedades nos pomares, 122
4.8 Pragas e doenças no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro, 123
4.9 Impacto das mudanças climáticas na citricultura,
Frederico Fonseca Lopes
MBA em Gestão de Finanças Empresarias pela Fundação Getúlio Vargas em Ribeirão Preto Especialista em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) Mestre em Administração pela FEAUSP Pósgraduado em Gestão Empresarial pela FUNDACEUSP Graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras Atuou como Gestor de Negócios Produção de Citros, entre 1993 e 2002
Marcos Fava Neves
Mestre e doutor em Administração de Empresas (Estratégias de Arrendamento Industrial e Citricultural) pela FEA/USP Pósgraduado em Agribusiness & Marketing Europeu na França Pósgraduado em canais (networks) de distribuição na Holanda Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) Doutro em Administração (Planejamento de Canais de Distribuição de Alimentos) pela FEAUSP LivreDocente (Planejamento e Gestão Estratégica Dirigido pela Demanda) Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica Pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA) da USP desde 1992, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de Gestão Estratégica e Planejamento de Marketing para diversas empresas e cadeias do agronegócio brasileiro Professor titular FEAUSP Ribeirão Preto Excoordenador do PENSA Programa de Agronegócios da USP Criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos de Marketing e Estratégia da USP) 70 projetos públicos e privados em cinco países diferentes Autor, coautor e organizador de 26 livros publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Urugau, Inglaterra e Holanda Articulista do jornal China Daily de Pequin e da Folha de S. Paulo Escreveu artigos para O Estado de S. Paulo e dois casos para a Universidade de Harvard Professor visitante internacional da Universidade de Buenos Aires Chefe do Departamento de Administração da USP Professor titular FEAUSP
Rafael Bordonal Kalaki
Graduado em Engenharia Agronômica pela FCAVUNESP de Jaboticabal Mestrando em Administração de Organizações pela FEARP/USP Especialista em Planejamento Estratégico de Sistemas Agroindustriais Coautor dos livros O retrato da citricultura brasileira e The orange juice business: a Brazilian perspective.
Vinícius Gustavo Trombin
Mestre em Administração de Organizações pela FEARP/USP, Área de Concentração: Marketing Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (MG)