• Entrega Imediata

Livro Impresso

Gestão da Inovação - Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento

  • ISBN:

    9788535291322

  • Edição: 3|2019
  • Editora: GEN Atlas

Paulo Tigre

De: R$  196,00 Por: R$  166,60
In stock
SKU
440819
ou em até 8x de R$ 20,82
< >
Como inovar no mercado atual? Gestão da Inovação – Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento reflete a necessidade de atualizar e aprofundar sistematicamente os conceitos, análises, estatísticas e estudos de casos de inovação.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 288
  • Publicação: 04/02/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,45 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Como inovar no mercado atual? Gestão da Inovação – Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento reflete a necessidade de atualizar e aprofundar sistematicamente os conceitos, análises, estatísticas e estudos de casos de inovação.

 

Paulo Bastos Tigre analisa assuntos relacionados ao avanço da tecnologia, propriedade intelectual e novos arranjos institucionais que condicionam e potencializam a difusão de inovações. Além disso, como preocupação central, monitora o avanço dessas tecnologias e principalmente de suas aplicações nas organizações e seus impactos no comércio, na gestão competitiva de empresas e na estrutura econômica.

 

Por que ler Gestão da Inovação?

Inovações disruptivas vêm emergindo principalmente nas tecnologias da informação e da comunicação. Isso ocorre em função da combinação inédita de conhecimentos que vinham sendo desenvolvidos de maneira relativamente independente até pouco tempo atrás, mas que agora convergem graças a internet e a computação em nuvem. Isso inclui inteligência artificial, computação quântica, internet das coisas, big data, blockchain, robótica e realidade virtual, tecnologias que vêm sendo integradas em conceitos como indústria 4.0 e internet industrial.

1. Teorias Econômicas Clássicas da Tecnologia

2. A Tecnologia nas Visões Marxista e Neoclássica

3. A Era Fordista e a Concorrência Oligopolista

4. A Revolução Informacional e as Novas Teorias da Firma e da Tecnologia

5. Inovação e Difusão Tecnológica

6. Fontes de Inovação na Empresa

7. Setor de Atividades, Tamanho da Firma e Localização Geográfica

8. Inovação e Competitividade Internacional

9. Inovação e Estratégia Competitiva

10. Integração entre Estratégia Competitiva e Capacitação Tecnológica

11. Inovações Organizacionais

12. Redes de Firmas e Cadeias Produtivas

13. Oportunidades, Impactos Econômicos e Organizacionais das Tecnologias da Informação

 

Paulo Tigre

Pesquisa o tema da inovação desde 1978, quando concluiu o mestrado em Economia da Tecnologia no Programa de Engenharia de Produção da COPPE - UFRJ. Prosseguiu seus estudos nessa área no Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex, Inglaterra, onde obteve o PhD em 1982. Sua tese Technology and Competition in the Brazilian Industry recebeu o Premio Harambus Simeonides da ANPEC e foi publicada em inglês pela editora Francis Pinter e em português pela editora Elsevier. De volta ao Brasil, foi consultor das Nações Unidas (UNIDO e CEPAL) em tecnologias da informação para o desenvolvimento e atuou dois anos na indústria, como diretor fi nanceiro e de planejamento da Cobra Computadores, empresa de informática hoje incorporada ao Banco do Brasil. Em 1987, ingressou no Instituto de Economia da UFRJ onde trabalha até hoje como professor titular da área de Organização Industrial. Foi pesquisador visitante das universidades de Brighton, Paris XIII e da California (Berkeley), e publicou mais de 100 livros e artigos acadêmicos. Atualmente é pesquisador nível I do CNPq e colabora com diferentes instituições públicas na elaboração de políticas para a inovação