• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Gestão da Inovação - Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento

  • ISBN:

    9788535291322

  • Edição: 3|2019
  • Editora: GEN Atlas

Paulo Bastos Tigre

De: R$ 122,00 Por: R$ 97,60
In stock
SKU
440819
ou em até 4x de R$ 24,40
< >
A 3ª edição de Gestão da Inovação: Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento reflete a necessidade de atualizar e aprofundar sistematicamente os conceitos, análises, estatísticas e estudos de casos de inovação em empresas e org
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 288
  • Publicação: 04/02/2019
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,45 kg
  • Dimensões: 17 x 24

A 3ª edição de Gestão da Inovação: Uma Abordagem Estratégica, Organizacional e de Gestão de Conhecimento reflete a necessidade de atualizar e aprofundar sistematicamente os conceitos, análises, estatísticas e estudos de casos de inovação em empresas e organizações.

Inovações disruptivas vêm emergindo principalmente nas tecnologias da informação e da comunicação em função da combinação inédita de conhecimentos que vinham sendo desenvolvidos de forma relativamente independente até pouco tempo atrás, mas que agora convergem graças a Internet e a Computação em Nuvem. Isso inclui Inteligência ArtificialComputação Quântica, Internet das Coisas, Bigdata, Blockchain, Robótica e Realidade Virtual, tecnologias que vêm sendo integradas em conceitos como Indústria 4.0 e Internet Industrial.

Monitorar o avanço dessas tecnologias e principalmente de suas aplicações nas organizações e seus impactos no comércio, na gestão competitiva de empresas e na estrutura econômica constitui a preocupação central desta nova edição. Temas adjacentes relativos a prospecção tecnológica, propriedade intelectual e novos arranjos institucionais que condicionam e potencializam a difusão de inovações são também analisados visando dar apoio ao trabalho de professores, pesquisadores, estudantes, empreendedores, técnicos e dirigentes nos setores público e privado.

1. Teorias Econômicas Clássicas da Tecnologia

2. A Tecnologia nas Visões Marxista e Neoclássica

3. A Era Fordista e a Concorrência Oligopolista

4. A Revolução Informacional e as Novas Teorias da Firma e da Tecnologia

5. Inovação e Difusão Tecnológica

6. Fontes de Inovação na Empresa

7. Setor de Atividades, Tamanho da Firma e Localização Geográfica

8. Inovação e Competitividade Internacional

9. Inovação e Estratégia Competitiva

10. Integração entre Estratégia Competitiva e Capacitação Tecnológica

11. Inovações Organizacionais

12. Redes de Firmas e Cadeias Produtivas

13. Oportunidades, Impactos Econômicos e Organizacionais das Tecnologias da Informação

 

Paulo Bastos Tigre

Pesquisa o tema da inovação desde 1978, quando concluiu o mestrado em Economia da Tecnologia no Programa de Engenharia de Produção da COPPE - UFRJ. Prosseguiu seus estudos nessa área no Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex, Inglaterra, onde obteve o PhD em 1982. Sua tese Technology and Competition in the Brazilian Industry recebeu o Premio Harambus Simeonides da ANPEC e foi publicada em inglês pela editora Francis Pinter e em português pela editora Elsevier. De volta ao Brasil, foi consultor das Nações Unidas (UNIDO e CEPAL) em tecnologias da informação para o desenvolvimento e atuou dois anos na indústria, como diretor fi nanceiro e de planejamento da Cobra Computadores, empresa de informática hoje incorporada ao Banco do Brasil. Em 1987, ingressou no Instituto de Economia da UFRJ onde trabalha até hoje como professor titular da área de Organização Industrial. Foi pesquisador visitante das universidades de Brighton, Paris XIII e da California (Berkeley), e publicou mais de 100 livros e artigos acadêmicos. Atualmente é pesquisador nível I do CNPq e colabora com diferentes instituições públicas na elaboração de políticas para a inovação