• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Logística Sustentável - Vencendo o Desafio Contemporâneo da Cadeia de Suprimentos

  • ISBN:

    9788535288209

  • Edição: 1|2018
  • Editora: GEN Atlas

Márcio de Almeida D'Agosto e Cintia Machado de Oliveira

R$ 109,00
In stock
SKU
440675
ou em até 5x de R$ 21,80
< >
O livro aborda os conceitos e a aplicação da logística (parte da gestão de cadeia de suprimentos responsável por planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente e eficaz em termos de custo de matérias-primas, materiais em processo,
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 376
  • Publicação: 12/11/2018
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,63 kg
  • Dimensões: 17 x 24

O livro aborda os conceitos e a aplicação da logística (parte da gestão de cadeia de suprimentos responsável por planejar, implementar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente e eficaz em termos de custo de matérias-primas, materiais em processo, produtos acabados e as informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes finais) sob a ótica da sustentabilidade ambiental (promover atividades cujo consumo de suprimentos – matérias primas, energia, recursos naturais etc. – e a geração de impactos ambientais não comprometa a vida de gerações futuras).

 

Trata-se de um livro didático com apresentação de conceitos e sua aplicação, para ser utilizado nos cursos de administração de empresas, contabilidade, economia (e outros cursos das ciências exatas e humanas que tratem de gestão de atividades e operações). Este livro é direcionado para os cursos de graduação, porém, tem conteúdo abrangente e pode ser empregado em cursos de pós-graduação (extensão, mestrado e doutorado). O livro tem como proposta complementar da forma mais abrangente possível os livros de logística tradicionais, considerando todos os conceitos e aplicações já apresentados em sintonia com o conceito de sustentabilidade ambiental.

Apresentação

Parte 1: Logística e sustentabilidade ambiental

Capítulo 1: Sustentabilidade ambiental: o desafio contemporâneo dos gestores de logística

Capítulo 2: Entendendo os impactos ambientais das funções logísticas

Capítulo 3: Avaliando os impactos ambientais das funções logísticas

Parte 2: Planejamento estratégico

Capítulo 4: Redesenhando a cadeia logística sob a ótica da sustentabilidade ambiental

Capítulo 5: Privilegiando modos de transporte ambientalmente sustentáveis

Capítulo 6: Desenvolvendo sistemas de transporte ambientalmente sustentáveis

Capítulo 7: Desenvolvendo sistemas de armazenamento ambientalmente sustentáveis

Parte 3: Gerenciamento e operação

Capítulo 8: Otimizando a rota e capacidade dos veículos

Capítulo 9: Aprimorando a eficiência energética dos veículos

Capítulo 10: Potencializando a aplicação da tecnologia da informação para a sustentabilidade ambiental da logística

Parte 4: Aplicando sustentabilidade ambiental na logística

Capítulo 11: Aprimorando a sinergia entre poder público, iniciativa privada e sociedade

Capítulo 12: Programa de Sustentabilidade Ambiental em Logística

Capítulo 13: Evoluindo continuamente

 

Márcio de Almeida D'Agosto

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. É presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia e avaliador da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura. É consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia e avaliador da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura. É Membro do Conselho Técnico e Empresarial para realização dos eventos I, II, II e IV Seminário Internacional de Frotas e Fretes Verdes e do I e II Painel - Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística do Instituto BESC de Humanidades. É autor líder do capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o capítulo de transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Suas atuais linhas de pesquisa são: transporte rodoviário de carga, transporte, energia e meio ambiente, logística verde, gestão sustentável da cadeia de suprimento, modelagem de cenários energéticos e socioambientais futuros do setor de transporte, desenvolvimento e avaliação de protótipos de equipamentos e softwares para transporte sustentável e planejamento de transporte de carga.