• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas

  • ISBN:

    9788530981723

  • Edição: 6|2018
  • Editora: Método

Carlos Eduardo de Vasconcelos

R$ 92,00
ou em até 2x de R$46,00
< >
Esta obra distingue-se por sua abordagem multidisciplinar e sistêmica, apoiada em nosso ordenamento jurídico. O foco é o florescimento, no Brasil, do poder dialogal e restaurativo, a ser praticado nos âmbitos judiciais e ext
  • Formato: Impresso
  • Nº de Páginas: 352
  • Publicação: 19/07/2018
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,52 Kg
  • Dimensões: 16 X 23

Esta obra distingue-se por sua abordagem multidisciplinar e sistêmica, apoiada em nosso ordenamento jurídico. O foco é o florescimento, no Brasil, do poder dialogal e restaurativo, a ser praticado nos âmbitos judiciais e extrajudiciais, por intermédio de vários métodos e metodologias, tais como de negociação baseada em princípios, de mediação de conflitos, de círculos restaurativos e outros meios. Aqui também esclarecemos como atuar no sistema multiportas de acesso à justiça, conforme Código de Processo Civil de 2015 e a Lei de Mediação, que consolidam, em nosso país, a priorização das soluções consensuais. Seu público-alvo são os operadores do direito, os educadores de todos os níveis e disciplinas, as lideranças comunitárias, os gestores públicos e privados, os políticos, os diplomatas, e outras instituições laicas ou religiosas. 

Este é um livro didático e plural. Não foi escrito com ânimo intelectual para intelectuais. O amor que o faz existir tem o nome de cidadania. A cidadania que se constrói pela inclusão social, consoante éticas de tolerância, em respeito às diferenças entre cidadãos livres e iguais, e de responsabilidade, pois todos e cada um somos corresponsáveis pela construção da realidade social e pessoal. Compõe-se de capítulos eminentemente práticos, acompanhados dos seus fundamentos científicos, humanísticos e ecológicos. Com efeito, conforme já disse Warat, na mediação de conflitos nós qualificamos a sensibilidade e a razão dos sentimentos.


“Carlos Eduardo de Vasconcelos demonstra, em sua pesquisa, acendrada de análises e boas reflexões, com a notável experiência entusiasta e profícua de jurista e de mediador, importante e necessária visão sistêmica em consecução dos elevados fins da mediação como um eficiente instrumento pacificador. 

Mais precisamente: a exata dimensionalidade de sua obra, em nova edição, incide na capacidade construtiva de trabalhar o instituto da mediação, em uma moldura interdisciplinar psicojurídica, com arte e técnica indispensáveis ao processo de ponderação de interesses em conflito. “

Jones Figueirêdo Alves
Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco

 


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

Carlos Eduardo de Vasconcelos

É mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Diplomado pelas Universidades de Harvard/EUA, da Georgia/EUA e pela FGV. Como advogado, especializou-se, inicialmente, em Direito Tributário, com obras publicadas nesse campo do direito. Em suas atuações como mediador e árbitro, foi presidente do Centro de Mediação e Arbitragem de Pernambuco – CEMAPE (2000/2004), vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA (2001/2007) e gerente de Prevenção e Mediação de Conflitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, quando  implantou o Programa Estadual de Mediação Comunitária (2005/2007), capacitando, com a Fundação Joaquim Nabuco, mais de 2.000 facilitadores e realizando cerca de 7.200 atendimentos e 719 mediações. Ministrou vários cursos de negociação e mediação para Magistrados e membros do Ministério Público, no Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Ministério da Justiça de Moçambique. Foi membro da Comissão Nacional de Mediação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB e do Colégio de Presidentes das Comissões Estaduais. Diretor de Mediação e outros MESCs do CONIMA (2013/2018). Presidente da Comissão de Mediação de Outros Métodos de Construção de Consensos do Instituto dos Advogados de Pernambuco – IAP. Conselheiro Estadual e Membro do Conselho Diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB/PE, do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Mediação e Conciliação do MJ – ENAM. É Conselheiro do CONIMA e do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML, Brasil. Filiado ao CBAr. Foi coordenador do curso de Direito e coordenador Pedagógico de Mediação e Práticas Restaurativas da UniFG/PE. Integra o quadro de mediadores do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá – CAM/CCBC, da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – CAMARB e do CEMAPE. Palestrante emérito e professor da Escola Superior da Advocacia/PE. Autor e coautor de várias obras e artigos científicos. Professor de Mediação, Negociação, Arbitragem e Hermenêutica Jurídica em graduações e pós-graduações. Integrou a Comissão de Juristas e Especialistas, no âmbito do Ministério da Justiça, que subsidiou o anteprojeto da atual Lei de Mediação no Brasil.