Mês do Advogado

  • Entrega Imediata

Livro Impresso

Direito Financeiro

  • ISBN:

    9786559772971

  • Edição: 8|2022
  • Editora: Atlas

Tathiane Piscitelli

R$ 120,00
In stock
SKU
42201365
ou em até 6x de R$ 20,00
< >
Análise dos principais conceitos do Direito Financeiro. Com gráficos e quadros esquemáticos e de modo didático, este livro trata dos princípios e das normas aplicáveis ao Direito Financeiro, bem como da jurisprudência sobre o tema.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 304
  • Publicação: 27/04/2022
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,54 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Por meio de uma linguagem acessível e agradável, traz os conceitos principais desse ramo do Direito, analisa e detalha a atividade financeira do Estado e a divide em dois passos: o estudo do orçamento público e a compreensão da disciplina das receitas e despesas públicas. Estuda, ainda, a questão do endividamento público e dos precatórios.

 

Além disso, posiciona o leitor sobre a orientação jurisprudencial dominante sobre seus mais relevantes debates, especialmente do Supremo Tribunal Federal, fornecendo um olhar abrangente e atual sobre o Direito Financeiro.

 

Por que ter Direito Financeiro?

Em consonância com a jurisprudência atualizada do STF e do STJ, este livro apresenta maior detalhamento da jurisprudência em alguns pontos, o debate em torno da tentativa de tornar o orçamento brasileiro impositivo e a conexão de temas com a situação política atual do Brasil.

 

Razões indicadas como fundamento do impeachment de Dilma Rousseff, bem como a difícil situação financeira de alguns Estados e Municípios, também foram abordadas, ao lado das alterações legislativas mais recentes.

 

Saiba mais sobre o livro neste vídeo:

Introdução

Capítulo 1 – A Atividade Financeira do Estado Como Nú­cleo do Direito Financeiro: O Balanço Entre Receitas e Despesas

Capítulo 2 – Primeiro Passo no Detalhamento da Atividade Financeira: O Estudo do Orçamento Público

Capítulo 3 – Segundo Passo no Detalhamento da Atividade Financeira: A Compreensão da Disciplina das Receitas e Despesas Públicas

Capítulo 4 – Entre Receitas e Despesas: A Questão do Endi­vidamento Público

Capítulo 5 – Precatórios

Capítulo 6 – Controle da Atividade Financeira

Bibliografia

 

Sumário completo disponível aqui

Tathiane Piscitelli

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Professora de Direito Tributário e Finanças Públicas da FGV Direito SP, nos programas de graduação, especialização e mestrado profissional. Coordenadora do Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Pro?ssional da mesma instituição. Colunista do blog “Fio da Meada”, do jornal Valor Econômico. Presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB/SP. Autora de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de Direito Tributário e Financeiro. Autora de “Os limites à interpretação das normas tributárias” e “Argumentando pelas consequências no Direito Tributário”.