Livro Impresso
Direito Civil - Vol.4 - 17ª Edição 2025
-
ISBN:
9788530996062
- Edição: 17|2025
- Editora: Forense
R$ 275,00
In stock
SKU
42216484
ou em até 10x de R$ 27,50
O Volume 4 — Direito das Coisas aborda o Direito Real de Aquisição, a alienação fiduciária em garantia, os direitos de vizinhança, o condomínio, a propriedade, a posse e muito mais.

- Formato: Impresso
- Páginas: 816
- Publicação: 31/01/2025
- Capa: Brochura
- Peso: 1,14 kg
- Dimensões: 17 X 24
“Em meio a tantas transformações por que passam as relações jurídicas de Direito Privado, o Direito das Coisas talvez seja o mais instigante, por atrair aspectos a um só tempo dogmáticos e ideológicos, a suscitar mecanismos de permanente conflito de interesses, no que tange ao aproveitamento dos bens, entre a tutela patrimonial (propriedade como garantia) e a concretização de direitos fundamentais (propriedade como acesso). A sistematização da matéria, permeada por núcleos normativos, não raro conflitantes, exige reconstrução teórica de elevado grau de dificuldade. A tal desafio se lança o Professor Flávio Tartuce, nesta edição do Volume 4 de sua já consagrada obra dedicada ao Direito Privado Brasileiro.
O livro encontra-se organizado em nove capítulos, dedicados aos principais institutos dos Direitos Reais e às suas principais controvérsias doutrinárias e jurisprudenciais. (...)
Na esteira das edições anteriores, Flávio Tartuce, nacionalmente conhecido por sua intensa atividade docente, consegue tratar de forma didática dos intrincados problemas que, de maneira arguta, identifica e analisa, oferecendo ao leitor, em boa hora, subsídios teóricos e práticos para a compreensão e a construção do direito vivo.”
Gustavo Tepedino
“Recomendo o Volume 4 de Direito Civil – Direito das Coisas, do Prof. Tartuce, em razão de ser uma obra que conjuga as questões teóricas aplicadas aos casos concretos, justamente por analisar criticamente os julgados brasileiros em cada tema tratado, harmonizando teoria e prática em um só livro.”
Pablo Malheiros da Cunha Frota
Professor de Direito Civil da Universidade Federal de Goiás
1 INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS COISAS
2 DA POSSE
3 DA PROPRIEDADE
4 DIREITO DE VIZINHANÇA
5 DO CONDOMÍNIO
6 DOS DIREITOS REAIS DE GOZO OU FRUIÇÃO
7 DO DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO. O COMPROMISSO IRRETRATÁVEL DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS
8 DOS DIREITOS REAIS DE GARANTIA SOBRE COISA ALHEIA
9 A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
BIBLIOGRAFIA
FLÁVIO TARTUCE
- Pós-Doutor, Doutor em Direito Civil e Graduado pela Faculdade de Direito da USP.
- Mestre em Direito Civil Comparado e Especialista em Direito Contratual pela PUCSP.
- Relator-Geral da Comissão de Juristas nomeada para a Reforma do Código Civil, pelo Senado Federal.
- Coordenador-Geral e Professor Titular permanente do Programa de Mestrado da Escola Paulista de Direito (EPD).
- Foi Diretor-Geral da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, entre os anos de 2022 e 2024.
- Conselheiro Federal da OAB, eleito pela OABSP, para os anos de 2025 a 2027.
- Coordenador e Professor dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito Civil e Processual Civil, Direito Contratual, Direito Notarial e Registral, Direito Privado e Empresarial, Direito de Família e das Sucessões da Escola Paulista de Direito (EPD).
- Patrono regente e Professor do curso de pós-graduação lato sensu online em Advocacia do Direito Negocial e Imobiliário da Escola Brasileira de Direito (EBRADI).
- Professor convidado em outros cursos de pós-graduação lato sensu pelo País, em Escolas da Magistratura, na ESA da OABSP, na ESA Nacional e na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP).
- Fundador e Primeiro Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT).
- Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual em São Paulo (IBDCONTSP).
- Diretor Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), sendo Presidente da Comissão de Direito das Sucessões.
- Colunista do Portal Migalhas.
- Palestrante em cursos, congressos e seminários jurídicos no Brasil e no exterior.
- Atua como advogado, parecerista, consultor jurídico e árbitro nas principais Câmaras Arbitrais do Brasil.
Site
www.flaviotartuce.adv.br
Blogs
http://flaviotartuce.jusbrasil.com.br
@flavio.tartuce
Currículo lattes
http://lattes.cnpq.br/7182705988837779