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Como Liderar as Novas Gerações: 36 Passos para Engajar e Inspirar Talentos da Geração Z

  • ISBN:

    9786559777822

  • Edição: 1|2026
  • Editora: GEN Atlas

Marcello Romani-Dias, Aline dos Santos Barbosa

De: R$  159,00 Por: R$  127,20
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42218272
ou em até 6x de R$ 21,20
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Novo guia para líderes que buscam se conectar genuinamente com as novas gerações no mundo do trabalho.
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 200
  • Publicação: 22/10/2025
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,34 kg
  • Dimensões: 17 X 24

Como Liderar as Novas Gerações? — 36 Passos para Engajar e Inspirar Talentos da Geração Z é um guia estratégico e prático para lideranças que querem compreender e se conectar genuinamente com as novas gerações no mundo do trabalho.

Em um cenário que se modifica em virtude de alterações de valores – como propósito, diversidade, flexibilidade e tecnologia –, este livro oferece alternativas para evitar conflitos intergeracionais e desenvolver ambientes humanos, produtivos e inspiradores.

Estruturado em três pilares fundamentais, este conteúdo propõe uma maneira de liderar com empatia, escuta ativa e autenticidade:

  1. Compreender a Geração Z: características, valores, comportamento multitarefa e impacto da tecnologia na comunicação e no aprendizado.
  2. Navegar no ambiente de trabalho moderno: home office, Inteligência Artificial, hiperconexão, saúde mental e bem-estar como bases da produtividade.
  3. Liderar com sucesso: ferramentas para cultivar respeito, cultura de feedback, autenticidade e gestão intergeracional.

Esta obra contempla também uma ferramenta exclusiva — o Mapa Pessoal da Liderança –, uma autoavaliação baseada nesses três pilares, para reflexão e desenvolvimento.

Leitura fundamental para líderes, gestores, educadores, empreendedores e profissionais que desejam liderar com propósito e adaptabilidade em tempos de mudança.

INTRODUÇÃO

PILAR A: PASSOS PARA COMPREENDER AS NOVAS GERAÇÕES

1. Entenda as gerações e suas particularidades

2. Evite o perigo das generalizações geracionais

3. Explore os valores centrais das novas gerações

4. Ajuste as expectativas às realidades que essas gerações enfrentam

5. Compreenda como as novas gerações vivem relações líquidas e flexíveis

6. Entenda a busca por múltiplas rendas e ocupações

7. Reconheça a dificuldade que essas gerações têm com hierarquias rígidas

8. Equilibre a agilidade tecnológica com a verificação de informações

9. Aprimore a comunicação e o aprendizado para gerações hiperconectadas

10. Valorize a busca por propósito no trabalho

11. Apoie a crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta

12. Valorize o crescente interesse geracional por diversidade, equidade e inclusão

PILAR B: PASSOS PARA NAVEGAR NO AMBIENTE DE TRABALHO DAS NOVAS GERAÇÕES

13. Entenda como as novas gerações lidam com seu ambiente de trabalho

14. Reconheça os benefícios e os limites do home office como modelo de trabalho

15. Considere a presencialidade como um elemento relativo

16. Observe as mudanças que vemos e que veremos no ambiente de trabalho

17. Aproveite a tecnologia como aliada do ambiente das novas gerações

18. Adapte-se à Inteligência Artificial como mudança ambiental

19. Gestione o tempo como estratégia fundamental

20. Enfrente a Era da falta de foco e seu impacto nas novas gerações

21. Avalie os benefícios e os limites dos profissionais multitarefas

22. Priorize a urgência da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho

23. Prepare as pessoas para um ambiente de rápidas mudanças

PILAR C: PASSOS PARA LIDERAR COM SUCESSO AS NOVAS GERAÇÕES

24. Apoie as pessoas, pois essa é a essência da liderança

25. Engaje seu time para alcançar resultados significativos

26. Inspire como líder transformacional, conectando visão às necessidades do time

27. Seja autêntico, uma qualidade altamente valorizada pelas novas gerações

28. Foque nas pessoas e nos processos, adaptando sua liderança conforme as demandas

29. Desenvolva competências técnicas e soft skills essenciais para liderar de modo eficaz

30. Adapte-se às relações humanas, promovendo flexibilidade e inclusão

31. Atente-se ao risco de liderança tóxica, especialmente em ambientes sensíveis

32. Reconheça que as pessoas, especialmente as novas gerações, buscam propósito e motivação

33. Gerencie equipes intergeracionais, aproveitando a diversidade para alcançar resultados

34. Promova respeito e gerencie conflitos entre gerações de maneira eficaz

35. Implemente estratégias para manter o engajamento e a lealdade do time

36. Fomente uma cultura de feedback constante, essencial para o crescimento e adaptação das novas gerações

ENCERRAMENTO E NOVAS AÇÕES

Mapa pessoal da liderança

Considerações finais

Referências

Índice alfabético

MARCELLO ROMANI-DIAS é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT). É coordenador e professor de cursos de pós-graduação e educação executiva no Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV e no FGV In Company. Professor Titular nos Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo (UP). Pesquisador, autor de livros e sócio-fundador da Schola Akadémia.

ALINE DOS SANTOS BARBOSA é Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com estágio doutoral na Bentley University (EUA). É coordenadora e professora de cursos de pós-graduação e educação executiva no Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV e no FGV In Company. Pesquisadora, autora de livros e sócia-fundadora da Schola Akadémia.