Livro Impresso
Como Liderar as Novas Gerações: 36 Passos para Engajar e Inspirar Talentos da Geração Z
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ISBN:
9786559777822
- Edição: 1|2026
- Editora: GEN Atlas
- Formato: Impresso
- Páginas: 200
- Publicação: 22/10/2025
- Capa: Brochura
- Peso: 0,34 kg
- Dimensões: 17 X 24
Como Liderar as Novas Gerações? — 36 Passos para Engajar e Inspirar Talentos da Geração Z é um guia estratégico e prático para lideranças que querem compreender e se conectar genuinamente com as novas gerações no mundo do trabalho.
Em um cenário que se modifica em virtude de alterações de valores – como propósito, diversidade, flexibilidade e tecnologia –, este livro oferece alternativas para evitar conflitos intergeracionais e desenvolver ambientes humanos, produtivos e inspiradores.
Estruturado em três pilares fundamentais, este conteúdo propõe uma maneira de liderar com empatia, escuta ativa e autenticidade:
- Compreender a Geração Z: características, valores, comportamento multitarefa e impacto da tecnologia na comunicação e no aprendizado.
- Navegar no ambiente de trabalho moderno: home office, Inteligência Artificial, hiperconexão, saúde mental e bem-estar como bases da produtividade.
- Liderar com sucesso: ferramentas para cultivar respeito, cultura de feedback, autenticidade e gestão intergeracional.
Esta obra contempla também uma ferramenta exclusiva — o Mapa Pessoal da Liderança –, uma autoavaliação baseada nesses três pilares, para reflexão e desenvolvimento.
Leitura fundamental para líderes, gestores, educadores, empreendedores e profissionais que desejam liderar com propósito e adaptabilidade em tempos de mudança.
INTRODUÇÃO
PILAR A: PASSOS PARA COMPREENDER AS NOVAS GERAÇÕES
1. Entenda as gerações e suas particularidades
2. Evite o perigo das generalizações geracionais
3. Explore os valores centrais das novas gerações
4. Ajuste as expectativas às realidades que essas gerações enfrentam
5. Compreenda como as novas gerações vivem relações líquidas e flexíveis
6. Entenda a busca por múltiplas rendas e ocupações
7. Reconheça a dificuldade que essas gerações têm com hierarquias rígidas
8. Equilibre a agilidade tecnológica com a verificação de informações
9. Aprimore a comunicação e o aprendizado para gerações hiperconectadas
10. Valorize a busca por propósito no trabalho
11. Apoie a crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta
12. Valorize o crescente interesse geracional por diversidade, equidade e inclusão
PILAR B: PASSOS PARA NAVEGAR NO AMBIENTE DE TRABALHO DAS NOVAS GERAÇÕES
13. Entenda como as novas gerações lidam com seu ambiente de trabalho
14. Reconheça os benefícios e os limites do home office como modelo de trabalho
15. Considere a presencialidade como um elemento relativo
16. Observe as mudanças que vemos e que veremos no ambiente de trabalho
17. Aproveite a tecnologia como aliada do ambiente das novas gerações
18. Adapte-se à Inteligência Artificial como mudança ambiental
19. Gestione o tempo como estratégia fundamental
20. Enfrente a Era da falta de foco e seu impacto nas novas gerações
21. Avalie os benefícios e os limites dos profissionais multitarefas
22. Priorize a urgência da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho
23. Prepare as pessoas para um ambiente de rápidas mudanças
PILAR C: PASSOS PARA LIDERAR COM SUCESSO AS NOVAS GERAÇÕES
24. Apoie as pessoas, pois essa é a essência da liderança
25. Engaje seu time para alcançar resultados significativos
26. Inspire como líder transformacional, conectando visão às necessidades do time
27. Seja autêntico, uma qualidade altamente valorizada pelas novas gerações
28. Foque nas pessoas e nos processos, adaptando sua liderança conforme as demandas
29. Desenvolva competências técnicas e soft skills essenciais para liderar de modo eficaz
30. Adapte-se às relações humanas, promovendo flexibilidade e inclusão
31. Atente-se ao risco de liderança tóxica, especialmente em ambientes sensíveis
32. Reconheça que as pessoas, especialmente as novas gerações, buscam propósito e motivação
33. Gerencie equipes intergeracionais, aproveitando a diversidade para alcançar resultados
34. Promova respeito e gerencie conflitos entre gerações de maneira eficaz
35. Implemente estratégias para manter o engajamento e a lealdade do time
36. Fomente uma cultura de feedback constante, essencial para o crescimento e adaptação das novas gerações
ENCERRAMENTO E NOVAS AÇÕES
Mapa pessoal da liderança
Considerações finais
Referências
Índice alfabético
MARCELLO ROMANI-DIAS é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT). É coordenador e professor de cursos de pós-graduação e educação executiva no Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV e no FGV In Company. Professor Titular nos Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo (UP). Pesquisador, autor de livros e sócio-fundador da Schola Akadémia.
ALINE DOS SANTOS BARBOSA é Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com estágio doutoral na Bentley University (EUA). É coordenadora e professora de cursos de pós-graduação e educação executiva no Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV e no FGV In Company. Pesquisadora, autora de livros e sócia-fundadora da Schola Akadémia.