Livro Impresso
A Fazenda Pública em Juízo - 22ª Edição 2025
-
ISBN:
9788530997540
- Edição: 22|2025
- Editora: Forense
R$ 371,00
In stock
SKU
42217568
ou em até 10x de R$ 37,10
Tudo sobre a Fazenda Pública e suas normas reguladoras. Com novas referências doutrinárias e jurisprudenciais, trata de normas processuais aplicáveis aos processos e aos meios de solução de disputas que envolvem o Poder Público.

- Formato: Impresso
- Páginas: 832
- Publicação: 17/06/2025
- Capa: Brochura
- Peso: 1,10 kg
- Dimensões: 17 X 24
Nesta 22ª edição, a obra trata das prerrogativas da Fazenda Pública e das normas que regulam os processos judiciais que a envolvem, como a intimação pessoal, os prazos, os honorários, as despesas, as multas, a intervenção anômala e a denunciação da lide contra o agente público. Além disso, traz um estudo sobre a execução contra a Fazenda Pública, a execução fiscal, a ação monitória contra e pelos entes públicos, o mandado de segurança, a suspensão de segurança, a desapropriação, a reclamação, os Juizados Especiais Federais e os Juizados Especiais da Fazenda Pública. Ademais, versa sobre o julgamento das causas repetitivas, os negócios jurídicos processuais e a arbitragem, a mediação, a conciliação e o comitê de disputas envolvendo o Poder Público. O livro foi atualizado com diversos precedentes obrigatórios do STF e do STJ, decorrentes de julgamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade e de teses fixadas em temas de repercussão geral e de recursos repetitivos. O Capítulo VII passou a contar com um novo item que versa sobre a intervenção anômala da União em arbitragem. O Capítulo XII também passou a contar com novos itens e alguns outros foram ampliados. A obra examina, então, as normas processuais aplicáveis aos processos e aos demais meios de solução de disputas que envolvem o Poder Público, destinando-se, primordialmente, a atender aos interesses dos estudantes, dos profissionais e de todos aqueles que lidam com a Fazenda Pública em juízo.
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I – A FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO II – PRERROGATIVAS PROCESSUAIS DA FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO III – DOS PRAZOS E DA INTIMAÇÃO PESSOAL DA FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO IV – A PRESCRIÇÃO E AS PRETENSÕES QUE ENVOLVEM A FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO V – A FAZENDA PÚBLICA COMO RÉ
CAPÍTULO VI – DESPESAS, HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS, DEPÓSITOS JUDICIAIS, CUSTAS, MULTAS E A FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO VII – DA INTERVENÇÃO ANÔMALA
CAPÍTULO VIII – DA DENUNCIAÇÃO DA LIDE PELA FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO IX – DA REMESSA NECESSÁRIA
CAPÍTULO X – JULGAMENTO DE CASOS REPETITIVOS E A FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO XI – DA TUTELA PROVISÓRIA CONTRA A FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO XII – A FAZENDA PÚBLICA E A EXECUÇÃO
CAPÍTULO XIII – A FAZENDA PÚBLICA E A AÇÃO MONITÓRIA
CAPÍTULO XIV – MANDADO DE SEGURANÇA
CAPÍTULO XV – PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SEGURANÇA
CAPÍTULO XVI – O SISTEMA MULTIPORTAS DE JUSTIÇA, OS NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS E A FAZENDA PÚBLICA
CAPÍTULO XVII – RECLAMAÇÃO
CAPÍTULO XVIII – DESAPROPRIAÇÃO
CAPÍTULO XIX – A FAZENDA PÚBLICA NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS
REFERÊNCIAS
Advogado, árbitro, consultor jurídico e procurador do Estado de Pernambuco. Professor associado da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), na qual obteve o título de mestre em Direito. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Integrou a Comissão de Juristas composta para auxiliar a Câmara dos Deputados na revisão do Projeto do Código de Processo Civil de 2015.