Livro Impresso
Lean Seis Sigma - Introdução às Ferramentas do Lean Manufacturing
-
ISBN:
9788535253849
- Edição: 2|2011
- Editora: GEN Atlas

- Formato: Impresso
- Páginas: 120
- Publicação: 03/10/2011
- Capa: Brochura
- Peso: 0,36 kg
- Dimensões: 21 X 28
O Lean Manufacturing, cujas origens remontam ao Sistema Toyota de Produção, é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. Já o Seis Sigma é uma estratégia cujo foco principal é a redução de custos e melhoria da qualidade de produtos e processos, com o consequente aumento da satisfação de clientes e consumidores e da lucratividade da organização. O programa resultante da integração entre o Seis Sigma e o Lean Manufacturing, por meio da incorporação dos pontos fortes de cada um deles, é denominado Lean Seis Sigma, uma estratégia mais abrangente, poderosa, eficaz e adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos.
Neste livro, é apresentada uma introdução às ferramentas do Lean Manufacturing e uma forma de integração dessas ferramentas ao método DMAIC, um dos pilares do Seis Sigma. O objetivo é que esta obra seja uma fonte de consulta para os profissionais que desejem obter uma visão geral do tema por meio de uma leitura rápida.
Capítulo 1 - Introdução ao Lean Manufacturing
Capítulo 2 - Mapeamento do Fluxo de Valor
Capítulo 3 - Métricas Lean
Capítulo 4 - Kaizen
Capítulo 5 - Kanban
Capítulo 6 - Padronização
Capítulo 7 - 5S
Capítulo 8 - Redução de Setup
Capítulo 9 - TPM - Total Productive Maintenance
Capítulo 10 - Gestão Visual
Capítulo 11 - Poka-Yoke
Anexo A - Ícones do Mapeamento do Fluxo de Valor
Anexo B - Comentários e referências
Anexo C - Referências
Cristina Werkema
É proprietária e diretora do Grupo Werkema, empresa especializada na implantação do Lean Seis Sigma e do Lean Manufacturing e na aplicação de outras iniciativas para a obtenção de resultados nas organizações, tais como metodologias para o desenvolvimento humano e para a comunicação estratégica. Sua carteira de clientes inclui empresas como Aços Villares, AGCO, América Latina Logística (ALL), Atento, Banco HSBC, Banco Real ABN AMRO, Behr, Cebrace, CNH, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Contax, CST (atual ArcelorMittal), Embraer, Fiat Automóveis, Invensys, Lojas Americanas, MRS Logística, MWM International Motores, Nestlé, Nokia, Novelis, Novo Nordisk, Rolls-Royce, Sadia, Samarco, Schaeffler, Tetra Pak, ThyssenKrupp, Tintas Coral, Tupy Fundições, Villares Metals, Votorantim Cimentos e Votorantim Metais, entre outras. Cristina é autora das obras Criando a Cultura Seis Sigma, Design for Six Sigma: Ferramentas Básicas Usadas nas Etapas D e M do DMADV, Lean Seis Sigma: Introdução às Ferramentas do Lean Manufacturing, Avaliação de Sistemas de Medição e Perguntas e Respostas Sobre o Lean Seis Sigma, além de oito livros sobre estatística aplicada à gestão empresarial, área na qual atua há vinte anos.