• Entrega Imediata

Livro Impresso

Processo Civil Comparado - Análise entre Brasil e Portugal

  • ISBN:

    9788530976965

  • Edição: 1|2017
  • Editora: Forense

LEONARDO CARNEIRO DA CUNHA/MARIA JOSE CAPELO

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
1217091
ou em até 4x de R$ 21,60
Brasil e Portugal apresentam um interessante paralelismo em sua legislação processual. Não apenas experimentaram a aplicação das Ordenações Filipinas, como também recentemente aprovaram novas legislações processuais civis (Lei nº 41, de 2013, em Portugal,

Conteúdo relacionado

  • Formato: Impresso
  • Páginas: 368
  • Publicação: 21/08/2017
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,54 kg
  • Dimensões: 16 X 23

Brasil e Portugal apresentam um interessante paralelismo em sua legislação processual. Não apenas experimentaram a aplicação das Ordenações Filipinas, como também recentemente aprovaram novas legislações processuais civis (Lei nº 41, de 2013, em Portugal, e o novo Código de Processo Civil brasileiro, pela Lei nº 13.105, de 2015) que se inspiram em princípios comuns.

A análise das semelhanças e das divergências das duas legislações, bem como suas repercussões práticas, constituem as polêmicas analisadas nesta obra, fruto dos debates que ocorreram no Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Processual Civil, realizado na tradicional Universidade de Coimbra, em Portugal, que reuniu professores brasileiros e portugueses.  

O balanço das convergências e dissemelhanças entre os dois diplomas processuais aprofunda a compreensão da ciência processual. Entre os diversos temas, estão no escopo desta obra desde as normas e os princípios fundamentais até tutela provisória ou cautelar, a obrigação de fundamentação das decisões judiciais, as técnicas e os meios de uniformização da jurisprudência, os negócios processuais, o regime da prova, os recursos contra as decisões de primeira instância, a preclusão e o caso julgado e os meios alternativos de resolução dos litígios (mediação e arbitragem).

O leitor encontrará subsídios para aprofundar sua compreensão do novo sistema processual, seja pelo debate do próprio ordenamento processual pátrio, seja pela experiência processual comparada.


Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)

 

João Calvão da Silva

Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Membro do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Leonardo Carneiro da Cunha

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Recife (UFPE). Doutor em Direito pela PUC/SP, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Professor adjunto da UFPE, nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Presidente da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo – ANNEP.

Maria José Capelo

Professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Osvir Guimarães Thomaz

Advogado. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutorando da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.