• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - DIREITO À DIVERSIDADE

  • ISBN:

    9788522496532

  • Edição: 1|2015
  • Editora: Atlas

Carolina Valença Ferraz e Glauber Salomão Leite

R$ 135,00
In stock
SKU
4215514
ou em até 3x de R$ 45,00
< >
O presente trabalho está centrado na ideia de que, para a realização da igualdade material, é essencial que as diferenças existentes entre as pessoas sejam respeitadas e valorizadas. Significa dizer que todas as pessoas merecem desfrutar das mesmas o
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 638
  • Publicação: 08/04/2015
O presente trabalho está centrado na ideia de que, para a realização da igualdade material, é essencial que as diferenças existentes entre as pessoas sejam respeitadas e valorizadas. Significa dizer que todas as pessoas merecem desfrutar das mesmas oportunidades e iguais direitos, a despeito das diferenças culturais, intelectuais, morais, estéticas, físicas, sexuais e de outros matizes que as caracterizam.

Todavia, é notório que, historicamente, “ser diferente” sempre importou em verdadeiro processo de exclusão social, política, econômica e cultural. Em razão disso, é indispensável a adoção de um direito antidiscriminatório, a fim de assegurar às pessoas que estão fora dos padrões sociais hegemônicos o desfrute das mesmas garantias previstas aos demais indivíduos, como corolário do acesso pleno à cidadania. Trata-se da necessidade de implementar medidas especiais, na seara das políticas afirmativas, com o escopo de permitir que, na prática, tais pessoas sejam posicionadas em situação de igualdade em relação às demais.

Este livro é o conjunto sistematizado de 35 artigos sobre direito à diversidade, de autoria de juristas, professores e operadores do direito de todo o país. Os textos versam, na primeira parte, sobre os aspectos conceituais e estruturantes da matéria. Na segunda parte tratam da análise da tutela jurídica conferida aos grupos populacionais vulneráveis, que são aqueles em que os indivíduos, por diferentes razões, apresentam atributos que os distanciam dos paradigmas sociais e culturais vigentes, a saber: “pessoas com deficiência”, “mulheres”, “homossexuais”, “transgêneros”, integrantes de “grupos étnico-raciais”, “crianças e adolescentes”, “idosos”, “estrangeiros” e “minorias religiosas”.

Obra destinada aos operadores do direito em geral, bem como ao público não jurídico, que deseja se informar ou aprofundar a leitura sobre a temática dos direitos humanos, cidadania e direito à diversidade. Leitura complementar para as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito, Direito Civil, Direito Constitucional, Sociologia Jurídica e Direitos Humanos dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.
Apresentação, ix

Sobre os autores, xi

Parte I – Direito à diversidade, cidadania e direitos humanos, 1

1    Elementos conceituais, 3
Direitos humanos: inclusão ou reconhecimento?, 3
Marcelo Neves

A questão da diversidade e a Constituição de 1988, 18
Luiz Alberto David Araujo

Diversidade cultural e a efetivação dos direitos humanos, 27
José Alcebíades de Oliveira Junior

O direito antidiscriminatório entre a forma e a substância: igualdade material e proteção de grupos vulneráveis pelo reconhecimento da diferença, 43
Bruno Galindo

Direito à diferença e autonomia: proteção da diversidade no direito privado em relação ao exercício individual das liberdades sexual e religiosa, 61
Bruno Miragem

Parte II – A proteção jurídica dos grupos vulneráveis, 91

1    Pessoas com deficiência, 93
A proteção jurídica da pessoa com deficiência como uma questão de direitos humanos, 93
Carolina Valença Ferraz e Glauber Salomão Leite

A pessoa com deficiência e o direito à acessibilidade, 114
Eugênia Augusta Gonzaga

Pessoa com deficiência, acessibilidade e direitos humanos, 127
Lauro Luiz Gomes Ribeiro

Direito à educação inclusiva: uma análise contemporânea em favor da diversidade e da cidadania plural, 142
Carolina Valença Ferraz e Glauber Salomão Leite

2    Mulheres, 163
Igualdade de gênero, cidadania e direitos humanos, 163
Deborah Duprat

Esse corpo tem dono? O direito das mulheres à autonomia sobre o próprio corpo, 176
Maíra Cardoso Zapater

Autonomia individual e cidadania: as duas faces do direito ao aborto, 191
Ingrid Cyfer

Direito à não violência contra a mulher no contexto da Lei Maria da Penha: significados e significantes, 206
Alice Bianchini

3    Homossexuais, 227
E agora, José? ou “A trajetória de afirmação da homossexualidade no direito brasileiro e novos desafios após a ADPF 132 e ADI 4277”, 227
Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros

Diversos caminhos do afeto: as uniões entre pessoas do mesmo sexo à luz da cena contemporânea de proteção dos direitos humanos, 240
Melina Girardi Fachin

A família homoafetiva e a sua tutela jurídica, 257
Marianna Chaves

4    Transgêneros, 271
A pessoa transgênera e a promoção do direito à identidade de gênero no nome e no sexo civil, 271
Patrícia Sanches

Tutela jurídica de travestis e transexuais que não se submeteram à cirurgia de transgenitalização, 280
Paulo Roberto Iotti Vecchiatti

5    Grupos étnico-raciais, 307
Afrodescendentes e ações afirmativas no Brasil: uma análi


Carolina Valença Ferraz

Doutora e Mestre em Direito pela PUC/SP.

Professora do Mestrado e da Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Faculdade de Direito de Caruaru/ PE (ASCES

Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico).

Advogada e consultora jurídica.

Dentre os seus trabalhos publicados, é uma das coordenadoras dos livros Manual dos direitos da pessoa com deficiência, Manual do direito homoafetivo e Manual dos direitos da mulher, pela Editora Saraiva, e Cidadania plural e diversidade e Direito e desenvolvimento humano sustentável, ambos pela Editora Verbatim. É autora de Biodireito: a proteção jurídica do embrião in vitro, pela Editora Verbatim.


Glauber Salomão Leite

Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP.

Professor do Mestrado e da Graduação em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Faculdade de Direito de Caruaru/PE (ASCES

Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico).

Advogado e consultor jurídico ex

professor.

Dentre os seus trabalhos publicados, é um dos coordenadores dos livros Manual dos direitos da pessoa com deficiência, Manual do direito homoafetivo e Manual dos direitos da mulher, pela Editora Saraiva, e Cidadania plural e diversidade e Direito e desenvolvimento humano sustentável, ambos pela Editora Verbatim. É autor de Sucessão do cônjuge sobrevivente, pela Editora Lumen Juris.

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.