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E-book Publicidade e Comunicação Pública - 1ª Edição 2025
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ISBN:
9788530995652
- Edição: 1|2025
- Editora: Forense
R$ 144,00
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SKU
42216831
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Voltada a profissionais e estudiosos das áreas de comunicação pública, publicidade e direito, a obra traz uma abordagem aprofundada sobre os tópicos mais relevantes do tema, aliando embasamento teórico com aspectos práticos.
A publicidade e a comunicação pública atravessam inúmeros desafios em um mundo em rápida transformação, entre os quais: a emergência de novos meios de comunicação digitais, o fenômeno das fakes news e a utilização de algoritmos de inteligência artificial na criação e distribuição de conteúdo publicitário. Voltada a profissionais e estudiosos das áreas de comunicação pública, publicidade e direito, a obra Publicidade e Comunicação Pública propõe-se a realizar abordagem aprofundada sobre os tópicos mais relevantes do tema, aliando embasamento teórico com aspectos práticos imprescindíveis ao profissional dessa área.
Para tanto, o livro encontra-se organizado em quatro partes. Na primeira parte, são abordados aspectos conceituais e regulatórios da atividade publicitária e da comunicação de interesse público no Brasil, com destaque aos principais atores da autorregulação (CONAR e CENP) e seus processos. Na segunda parte da obra, são analisados os impactos das novas tecnologias na comunicação, com capítulos sobre o uso da inteligência artificial na criação publicitária, incluídos também os aspectos jurídicos, bem como check-up de fake news. A terceira parte é dedicada a temas da publicidade na Administração Pública, abordando-se os seus fundamentos e regras, melhores práticas em licitação de serviços de publicidade, além da remuneração das agências. Por fim, a quarta parte traz dois capítulos sobre compliance publicitário, com foco nas melhores práticas para programas de integridade e compliance digital, destacando-se os temas da proteção de dados pessoais e brand safety nas mídias digitais.
Este livro é recomendado para profissionais de comunicação pública, bem como para disciplinas de graduação, cursos de educação executiva (MBA) e de pós-graduação nas áreas de Administração Pública, Publicidade e Direito. Além da importância acadêmica, representa um guia seguro para profissionais iniciantes e consolidados no mercado que atuam com publicidade e comunicação com foco no setor público
SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
Parte I
PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO – DEFINIÇÕES E ASPECTOS REGULATÓRIOS
1. AUTORREGULAÇÃO DA PUBLICIDADE NO BRASIL: ATORES E PROCESSOS
2. COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO: RELEVÂNCIA E DESAFIOS ATUAIS
Parte II
PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO NO MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO – DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS E FAKE NEWS
3. CRIATIVIDADE INTELIGENTE E CRIATIVIDADE ARTIFICIAL
4. DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DIANTE DA REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
5. INTEGRIDADE DA INFORMAÇÃO E CHECK UP DE FAKE NEWS
Parte III
PUBLICIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
6. FUNDAMENTOS E REGRAS DA PUBLICIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
7. MELHORES PRÁTICAS EM LICITAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE
8. REMUNERAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE NO BRASIL E AS MÍDIAS DIGITAIS
Parte IV
COMPLIANCE PUBLICITÁRIO – INTEGRIDADE E COMPLIANCE DIGITAL
9. MELHORES PRÁTICAS DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE PUBLICITÁRIO
10. COMPLIANCE PUBLICITÁRIO DIGITAL: PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E BRAND SAFETY
Referências
JOÃO ROBERTO VIEIRA DA COSTA
Formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV-SP), foi Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo (SECOM), do Presidente Fernando Henrique Cardoso (2001-2002), na qual implantou as campanhas de utilidade pública, e chefe da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde (1997-2001), na qual coordenou as ações de comunicação sobre a aids, campanhas de vacinação infantil e da terceira idade, criação dos Genéricos, ações contra o consumo do tabaco etc. Antes, havia sido secretário adjunto da Secretaria de Cultura de São Paulo (1993-1994) e chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1992-1993). Fundou em 2003 a agência de publicidade Nova/SB, hoje Nova S.A., na qual é Presidente do Conselho de Administração. Foi professor na pós-graduação da FGV, da disciplina Comunicação Institucional. Tem vários trabalhos técnicos publicados sobre comunicação pública, como o livro Comunicação de Interesse Público – Ideias que movem pessoas e fazem um mundo melhor. Foi vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e Conselheiro do CONAR.
OSCAR KITA
Administrador de Empresas. Graduado e pós-graduado pela FGV-SP. Atualmente, é Diretor-Presidente da Nova S.A. Com décadas de experiência em gestão financeira de agências de publicidade, também possui vasta expertise no tema de licitações públicas de publicidade, conforme a Lei 12.232/2010. É autor da primeira obra sobre o tema da contratação pública de serviços de publicidade, intitulada Publicidade na Administração Pública, publicada em 2012.
OTAVIO VENTURINI
Doutorando e Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV-SP. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com período de mobilidade acadêmica para a Universidade de Coimbra (Portugal). Professor de graduação na Escola de Negócios Saint Paul e em programas de MBA e pós-graduação em Compliance, Proteção de Dados e Direito Administrativo em diversas instituições de ensino e escolas de negócios do País. Colaborador na elaboração das Diretrizes de Compliance para o mercado publicitário da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e coordenador do Manual de Compliance, que já está em sua 4ª edição. Advogado e consultor jurídico. Desde 2018, lidera as áreas jurídica e de integridade da Agência de Publicidade Nova S.A., obtendo o reconhecimento do selo Pró-Ética (CGU) no biênio 2018-2019.