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E-book - Metodologias Ativas em Direito

  • ISBN:

    9788597025538

  • Edição: 1|2020
  • Editora: Atlas

Guilherme Klafke e Marina Feferbaum

De: R$ 104,00 Por: R$ 88,40
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42198252
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Mais que um livro, ferramentas que colocam o aluno no centro do aprendizado ativo. Guia prático para um ensino jurídico participativo e inovador, Metodologias Ativas em Direito oferece mapa com atalhos para trazer o ensino participativo à prática docente.
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 400
  • Publicação: 02/06/2020

Mais que um livro, ferramentas que colocam o aluno no centro do aprendizado ativo. Guia prático para um ensino jurídico participativo e inovador, Metodologias Ativas em Direito oferece mapa com atalhos para trazer o ensino participativo à prática docente.

 

Este livro mostra os fundamentos para as metodologias ativas e detalha todos os elementos necessários para que você comece a inovar seu curso desde já. São cinco passos, começando pela definição de objetivos de aprendizagem, seguindo pela fixação de conteúdo e métodos de ensino, passando pelo planejamento e pela execução das aulas e terminando pela avaliação.

 

Por que ter Metodologias Ativas em Direito?

As metodologias ativas de aprendizagem chegaram para ficar no Direito. Elas foram incorporadas nas diretrizes curriculares dos cursos jurídicos e estão sendo adotadas por instituições de ensino de todo o Brasil. Cada vez mais, professores procuram maneiras de transmitir o conhecimento que sejam mais engajadoras, interessantes para os estudantes e efetivas para a aprendizagem. No entanto, não basta conhecer um cardápio de métodos para praticar um ensino participativo. Na hora de entrar em sala de aula, conhecer a teoria não será suficiente para lidar com desafios e promover atividades eficazes.

 

Pensando nisso, Guilherme Forma Klafke e Marina Feferbaum fornecem ferramentas essenciais que colocam o estudante no centro do aprendizado ativo, como:

• Metodologia com cinco passos para aplicação

• Radares de métodos didáticos ativos

• Ferramentas online para escolha de objetivos e métodos

• Dicas práticas para construção de processos de avaliação

• Listas de instrumentos de avaliação

• Mecanismos para mensurar o desempenho

• Recursos para feedback e devolutivas

• Questionários com respostas em tempo real

• Modelos de programas

• Notas de ensino

Mais que um livro sobre educação, um livro para real transformação.

 

1 A proposta de um guia prático: como ler este livro

2 Para começar... avaliando o que você já faz

3 Primeiro passo: elaborar um programa participativo – 1ª parte: aonde chegar

4. Segundo passo: elaborar um programa participativo – 2ª parte: como chegar lá

5 Terceiro passo: preparar e planejar as atividades

6 Quarto passo: executar as atividades

7 Quinto passo: avaliar e atribuir notas

8 Conclusão: refletir sobre o curso e seus resultados

Referências bibliográficas

Índice de questionamentos

Lista de quadros, figuras e gráficos

Radares de Métodos Ativos

 

Sumário completo disponível aqui.

 

Guilherme Klafke

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (2019). Líder de projeto no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP (CEPI) e professor do programa de pós-graduação lato sensu da mesma instituição (FGVLAW). Foi professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2017-2018). Foi coordenador da Escola de Formação Pública da Sociedade Brasileira de Direito Público (2017), onde é professor e orientador desde 2012.

Marina Feferbaum

Coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV DIREITO SP, onde também é professora dos programas de graduação e pós-graduação. Doutorado (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Direito pela PUC-SP (2006) e mestrado em Direito pela mesma Universidade (2009). Vinculada à FGV DIREITO SP desde 2004. Ministra cursos de formação docente.