• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - DIREITO AO MEIO AMBIENTE E PROIBIÇÃO DO RETROCESSO

  • ISBN:

    9788522489275

  • Edição: 1|2014
  • Editora: Atlas

PAULA SUSANNA AMARAL MELLO

R$ 52,00
In stock
SKU
4214517
ou em até 2x de R$ 26,00
< >
Este livro tem por objeto analisar o direito fundamental à integridade do meio ambiente e os deveres associados para, em seguida, examinar a proibição do retrocesso ambiental e seus limites. O intuito da obra é contribuir para a compreensão do concei
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 156
  • Publicação: 30/05/2014
Este livro tem por objeto analisar o direito fundamental à integridade do meio ambiente e os deveres associados para, em seguida, examinar a proibição do retrocesso ambiental e seus limites. O intuito da obra é contribuir para a compreensão do conceito de proibição do retrocesso ambiental, de sua abrangência e limites, evitando a vulgarização do tema.

Com base em sólida pesquisa doutrinária e jurisprudencial, o texto examina de forma crítica algumas das principais polêmicas que contornam a proibição do retrocesso, como teorias dos direitos fundamentais, estrutura e aplicabilidade de tais direitos e deveres associados, para, ao final, optar-se pela base teórica que melhor condiz com a realidade do ordenamento jurídico nacional.

Prossegue o estudo com a classificação da norma constitucional ambiental como princípio e a partir daí seguem conclusões sobre a relatividade de seu conteúdo essencial e do mínimo existencial ecológico. Analisa, depois, minuciosamente a origem e o conceito de proibição do retrocesso com enfoque nos direitos sociais, em que o instituto ganhou seus mais conhecidos contornos para, em seguida, criticamente avaliar a abordagem que doutrina e jurisprudência têm dado ao tema na esfera ambiental.

O livro conclui apontando pela necessidade da adequada conceituação do instituto na esfera ambiental, indicando a natureza da proibição do retrocesso ambiental como limitação jurídica presente na terceira sub-regra da proporcionalidade.

Obra de relevante interesse para os operadores do direito, especialmente advogados, promotores, procuradores e magistrados. Leitura complementar para as disciplinas Direito Ambiental e Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito.
Prefácio, xi

Introdução

1    Direito à integridade do meio ambiente e deveres associados
1.1    Direito fundamental ambiental e a dignidade da pessoa humana
1.2    Categorias normativas de direitos e de deveres fundamentais
1.2.1    Distinções doutrinárias entre princípios e regras
1.2.2    A norma fundamental ambiental
1.3    Normas de direitos subjetivos e normas de direitos objetivos: as dimensões do direito ao meio ambiente equilibrado
1.4    Direitos a ações negativas e meio ambiente
1.5    Direitos a ações positivas e a tutela ambiental fundamental
1.6    Deveres fundamentais e dever fundamental ambiental

2    Restrições a direitos fundamentais e a norma ambiental fundamental
2.1    A possibilidade de restringir direitos fundamentais
2.2    Razoabilidade, proporcionalidade e ponderação
2.2.1    A necessidade de esclarecer conceitos
2.2.2    O exame das sub-regras da proporcionalidade
2.2.2.1    Adequação
2.2.2.2    Necessidade
2.2.2.3    Proporcionalidade em sentido estrito
2.3    A proporcionalidade como regra para justificar intervenções no direito fundamental ambiental
2.4    Os limites e o conteúdo essencial do direito fundamental ambiental
2.5    O mínimo existencial ecológico

3    Origem, aplicabilidade e limites da proibição do retrocesso
3.1    Noções introdutórias
3.2    Proibição do retrocesso, classificação, eficácia e efetividade das normas constitucionais
3.3    A proibição do retrocesso social: origem e conceito
3.3.1    Considerações sobre a proibição do retrocesso social no direito comparado
3.3.2    A proibição do retrocesso social no Brasil
3.4    Proibição do retrocesso ambiental: a visão da doutrina no direito comparado e no Brasil
3.5    A jurisprudência e a proibição do retrocesso ambiental
3.6    Proibição do retrocesso ambiental, a regra da proporcionalidade e a visão global do conceito

Conclusão

Referências


Paula Susanna Amaral Mello

É mestre em Direitos Difusos e Coletivos (PUC

SP) e advogada

É autora do artigo A REDD e a remuneração por serviços ambientais: um olhar sobre a reserva legal e as áreas de preservação permanente (In: YOSHIDA, Consuelo Yatsuda Moromizato; AHMED, Flávio; CAVALCA, Renata Falson (Coord.). Temas fundamentais de direitos difusos e coletivos: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013) e coautora do artigo A integração de catadores na gestão de resíduos sólidos (Conjur, 3.10.2012)

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.