• Entrega Imediata
  • Lançamento

Livro Impresso

Alienação Parental - Importância da Detecção Aspectos Legais e Processuais

  • ISBN:

    9788530992873

  • Edição: 7|2021
  • Editora: Forense

Ana Carolina Carpes Madaleno e Rolf Madaleno

R$ 74,00
In stock
SKU
42199027
ou em até 3x de R$ 24,67
< >
A Alienação Parental consiste na interferência psicológica da criança ou adolescente, geralmente cometida pelo genitor guardião, a fim de afastar o outro genitor ou sua família da vida da criança ou do adolescente. Em casos mais graves, é usualmente chama
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 232
  • Publicação: 01/12/2020
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,35 kg
  • Dimensões: 16 X 23

A Alienação Parental consiste na interferência psicológica da criança ou adolescente, geralmente cometida pelo genitor guardião, a fim de afastar o outro genitor ou sua família da vida da criança ou do adolescente. Em casos mais graves, é usualmente chamada de síndrome, em que ocorre uma verdadeira doutrinação do menor.

Esta obra busca desvendar esse fenômeno, abordando primeiramente os aspectos essenciais da família e a importância de manter a prole em contato permanente com ambos os genitores, mesmo após separados. Em seguida, adentra no estudo dos tipos de alienação até chegar à chamada Síndrome da Alienação Parental, seus critérios de identificação, estágios, consequências e tratamentos. Por fim, realiza a análise da Lei da Alienação Parental – Lei 12.318/2010, comentada artigo por artigo, e sua aplicação nos tribunais.

Escrita por autores com larga experiência no Direito de Família, a obra visa contribuir para a compreensão desse fenômeno e da Lei que o combate, para uma aplicação prática mais esclarecedora e eficaz no Judiciário.

 

Saiba mais sobre o livro neste vídeo:

 

Capítulo 1 Família

Capítulo 2 A Proteção dos Filhos de Pais Separados

Capítulo 3 A (Síndrome da) Alienação Parental

Capítulo 4 Comentários à Lei de Alienação Parental e seus Aspectos Processuais

Referências Bibliográficas

Anexo A

Anexo B

Anexo C

Anexo D

 

Sumário completo disponível aqui.

Ana Carolina Carpes Madaleno

Advogada graduada pela PUC-RS, professora e palestrante, com formação em Psicologia Transpessoal pela Unipaz-Sul; Constelações Familiares; Constelações Individuais; Constelações Sistêmicas Dinâmicas; Constelações Estruturais. Idealizadora e consteladora do projeto Ampliando o olhar – uma visão sistêmica do Judiciário, realizado desde 2016 nas Varas da Violência Doméstica e Família da Comarca de Novo Hamburgo, RS. Professora convidada da pós-graduação em Direito de Família da Faculdade do Ministério Público; da UNIFOR, Fortaleza; do CESUSC, Florianópolis. Sócia do Escritório Madaleno Advogados Associados, especializado em Direito de Família e Sucessões.

Site: www.carpesmadaleno.com.br

Facebook:  Relações Sistêmicas

Rolf Madaleno

Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-RS e advogado com 42 anos de ininterrupta atuação no âmbito do Direito de Família e das Sucessões em Porto Alegre. Professor visitante na pós-graduação das Faculdades de Direito da ULBRA, da UNIRITTER e da UNISC (localizadas no Rio Grande do Sul), da UNICENP (em Curitiba-PR), do JusPodivm (na Bahia) e da UNIT (em Aracaju-SE). Professor convidado na pós-graduação em Direito de Família da UNIFOR, da UFBA, das Faculdades Borges de Mendonça, do CESUSC (em Florianópolis-SC), da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão, da Escola de Direito de Campo Grande-MS; na pós-graduação em Direito de Família da UFRGS; na pós-graduação em Direito de Família e Sucessões da Legale Cursos Jurídicos, da Escola Superior de Advocacia, da Escola Paulista de Direito e da Escola de Magistratura de São Paulo (localizadas em São Paulo). Membro da AIJUDEFA (Asociación
 Internacional de Juristas de Derecho de Familia). Na Unisinos, foi professor concursado de Direito de Família e Direito das Sucessões. Foi professor de Direito de Família e Sucessões na graduação da PUC-RS, onde continua lecionando na pós-graduação. Palestrante na AASP. Diretor Nacional do IBDFAM e conselheiro da Seccional da OAB-RS (gestão 2010-2012). Foi vice-presidente do IARGS (nos biênios 2004-2006 e 2006-2008), conselheiro e diretor-tesoureiro da OAB-RS (no triênio 1995-1997) e juiz eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, na classe dos juristas. Conselheiro federal da OAB-RS (triênio 2013-2015) e conselheiro estadual da OAB-RS (triênio 2016/2018).

Site: www.rolfmadaleno.com.br

Facebook:  Rolf Madaleno

Instagran:   @rolfmadaleno

genJuridico.com.br/rolfmadaleno/