• Entrega Imediata
  • Frete Grátis

Livro Impresso

Introdução à QCD Perturbativa

  • ISBN:

    9788521622994

  • Edição: 1|2013
  • Editora: LTC

CARUSO ET AL

R$ 105,00
ou em até 5x de R$ 21,00
< >
"O livro que você tem nas mãos é fruto do trabalho didático dos autores em cursos de pós-graduação ministrados no Brasil – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – e na Itália – Universidade de T...
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 258
  • Publicação: 22/05/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,38 kg
  • Dimensões: 16 X 23

"O livro que você tem nas mãos é fruto do trabalho didático dos autores em cursos de pós-graduação ministrados no Brasil – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – e na Itália – Universidade de Turim. Trata-se de um livro introdutório básico à QCD perturbativa. No entanto, não é um material para o estudioso ocasional que procura um livro de divulgação, e sim para o estudante nos últimos períodos da graduação em Física ou para o físico já formado que almeja começar a estudar a QCD no regime de altas energias.

Cada capítulo conta com uma contextualização histórica do tema apresentado e alguns exercícios úteis para fixar os conceitos tratados. Além disso, há uma extensa bibliografia, separada em dois conjuntos com níveis diferentes de especialização, fornecendo a direção para um maior aprofundamento dos assuntos abordados. Os temas são apresentados de forma didática e intuitiva, porém sem descuidar da formulação teórica necessária.
Dessa maneira, começando pela classificação dos hádrons segundo representações irredutíveis dos grupos SU(2) e SU(3) de sabor, passando pelos processos dispersivos profundamente inelásticos da QED e da QCD e chegando à formulação das teorias de gauge, somos conduzidos até os últimos capítulos, nos quais são apresentadas as propriedades da QCD como teoria de gauge no regime perturbativo de alto momento transferido e suas aplicações. Nessa última parte, os processos que acontecem dentro dos anéis colisores modernos ocupam um lugar de destaque.

Outros livros publicados pelos autores tiveram uma excelente aceitação por parte dos estudantes. No caso de Introdução à QCD Perturbativa, certamente, essa boa recepção não será diferente."

Marcelo Chiapparini
IFADT-UERJ

 

 

Apresentação
Prefácio

Cap. 1 - Espectroscopia hadrônica e quarks
Cap. 2 - A Eletrodinâmica Quântica
Cap. 3 - A estrutura do próton e dos hádrons
Cap. 4 - Pártons, quarks e glúons
Cap. 5 - Teorias de gauge e QCD
Cap. 6 - Renormalização e liberdade assintótica
Cap. 7 - Aplicações da QCD perturbativa
Cap. 8 - Questões em aberto

Referências Bibliográficas
Índice

 

Mauro Anselmino concluiu a Laurea in Fisica na Università di Torino, onde é professor titular de Física Teórica desde 2001. É, ainda, membro do Program Advisory Committee de COSY-Juelich, do Jefferson Lab (Thomas Jefferson National Accelerator Facility), coeditor do European Physical Journal A (EPJ A) e membro do Management Board do renomado projeto HadronPhysics3 (tendo desempenhado o mesmo papel em edições anteriores).

Francisco Caruso é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), professor associado no Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – onde fundou o Departamento de Física Nuclear e Altas Energias –, e professor colaborador do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Editou, com diferentes colaboradores, mais de vinte livros. Com Vitor Oguri, recebeu o Prêmio Jabuti de 2007 pelo livro Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos.
Em 1996 recebeu o Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em 2009, a Ordem do Mérito Científico da Academia Roraimense de Ciências.

José Roberto Pinheiro Mahon é professor e pesquisador do Departamento de Física Nuclear e Altas Energias no Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT) e do Programa de Pós-Graduação em Física da UERJ. Concluiu a graduação em Matemática e em Tecnologia Mecânica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) e na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec-Sorocaba), vinculada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Possui, ainda, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. Desenvolveu pesquisas em Física Experimental de Altas Energias e colaborou em trabalhos significativos tanto no Fermilab (nos Estados Unidos) quanto no CERN (na Suíça). É autor do livro Mecânica Quântica: Desenvolvimento Contemporâneo com Aplicações, publicado em 2011 pela LTC Editora | Grupo GEN.

Vitor Oguri possui licenciatura em Física pela UERJ, mestrado em Física Aplicada pela University of Tokyo e doutorado em Física pelo CBPF. Atualmente é professor associado no Instituto de Física Armando Dias Tavares da UERJ. Foi membro da colaboração internacional DZero Experiment, no Fermilab, no período entre 1991 e 2005, além de membro da parceria internacional CMS Experiment (Compact Muon Solenoid), no CERN, entre 2006 e 2012. É coautor (com Francisco Caruso) do livro Física Moderna: Origens Clássicas e Fundamentos Quânticos, vencedor do Prêmio Jabuti 2007 na categoria Ciências, Engenharias e Informática.