• Frete Grátis

Livro Impresso

COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

  • ISBN:

    9788522456840

  • Edição: 5|2009
  • Editora: Atlas

João Bosco Medeiros e Maria Margarida de Andrade

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
4209175
ou em até 5x de R$ 23,20
Os Autores ocuparam-se com o estudo meticuloso de temas de linguagem relevantes para um embasamento teórico adequado e para a prática da redação. A consciência dos mais diversos usos da linguagem, bem como a capacidade para o desempenho oral e escrit
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 424
  • Publicação: 08/10/2009
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,57 kg
  • Dimensões: 17 X 24
Os Autores ocuparam-se com o estudo meticuloso de temas de linguagem relevantes para um embasamento teórico adequado e para a prática da redação. A consciência dos mais diversos usos da linguagem, bem como a capacidade para o desempenho oral e escrito, são fundamentais para estudantes e profissionais das mais diversas áreas. 0 uso inadequado de uma variante lingüística pode levar à frustração ouvintes, telespectadores e leitores de modo geral, visto que se espera dos destinadores da mensagem o uso de uma linguagem que se adapta à situação e ao ambiente. E, em geral, desejam-se criatividade e correção de linguagem; bons argumentos e progressão das idéias expostas, isentos de clichês. O estudo proposto pelos autores deste livro tem em vista justamente oferecer um apoio conceitual e prático que favoreça a aquisição de conhecimentos lingüísticos que, levam ao uso que se espera de um profissional.

Para a prática da redação, os Autores consideram fundamental o conhecimento da retórica clássica, das técnicas de argumentação, do silogismo lógico, dos vários tipos de raciocínio. Examinam detidamente várias propagandas, num processo de desmontagem do texto, que permite a compreensão das técnicas utilizadas para a realização da argumentação. Esse tipo de exercício, ou seja, da análise de textos de propaganda, praticado com dedicação e constância, dá ao estudante e ao profissional segurança na construção de seus próprios textos.

Finalmente, o livro apresenta um conteúdo programático adequado à disciplina de Língua Portuguesa, destacando-se entre seus temas os fundamentos teóricos de linguagem e comunicação, das técnicas de expressão escrita, dos tipos de vocabulário. E, para enriquecer a aprendizagem, apresenta dois capítulos dedicados à Estilística, o que assegura aos estudantes enormes possibilidades de uso criativo da linguagem, o que faz dela sobretudo um jogo, no sentido lúdico do termo. Linguagem que tem em vista particularmente a ressividade e a afetividade.

Esta nova edição traz, ao final, um capítulo sobre Normas para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Parte I - Fundamentos Teóricos
1     Comunicação e Linguagem
    1.1     Linguagens não verbais
    1.2     Linguagem verbal: a língua portuguesa
    1.3     Norma do português do Brasil e de Portugal
    Sugestões de exercícios
    Apêndice: origens da língua portuguesa

2     Língua Oral e Língua Escrita. Variações Linguísticas e Funções da
Linguagem
    2.1     Língua oral e língua escrita
    2.2     Variações linguísticas
        2.2.1     Níveis de linguagem
    2.3     Funções da linguagem aplicadas ao discurso
        2.3.1     Funções da linguagem e estilo de época
        2.3.2     Simultaneidade e transitividade das funções da linguagem
    2.4     Formas de comunicação prática
    2.5     Linguagem publicitária
    2.6     Linguagem jornalística
    2.7     Textos jornalísticos
        2.7.1     Artigo
        2.7.2     Editorial
        2.7.3     Crônica
            2.7.3.1     Características
            2.7.3.2     Espécies
        2.7.4     Nota
        2.7.5     Notícia
        2.7.6     Reportagem
        2.7.7     Suelto
        2.7.8     Suíte
    Sugestões de exercícios

Parte II ¿ Formas de Comunicação Escrita
3     Modalidades de Discurso
    3.1     Introdução
    3.2     Discurso descritivo: descrição técnica e descrição literária
        3.2.1     Modalidades de descrição
    3.3     Narratividade
3.4     Tematização e figurativização
    3.5     Discurso narrativo: estrutura da narração
    3.6     Discurso direto, indireto e indireto livre
    3.7     Discurso dissertativo: dissertação expositiva e dissertação argumentativa
    3.8     Procedimentos argumentativos
    3.9     Técnicas de argumentação em trabalhos científicos
    3.10     Estrutura e conteúdo das partes de um texto dissertativo argumentativo: o
trabalho de conclusão de curso (TCC)
        3.10.1     Estilo
        3.10.2     Clareza e concisão
        3.10.3     Modéstia e cortesia
    Sugestões de exercícios

4     Estrutura da Frase
    4.1     Frase, oração, período
    4.2     Frase nominal
    4.3     Oração
        4.3.1     Predicação verbal
    4.4     Ordem dos termos
        4.4.1     Paralelismo semântico e gramatical
    4.5     Processos sintáticos: coordenação e subordinação
    Sugestões de exercícios

5     Unidade de Composição do Texto: o Parágrafo
    5.1     Conceito de parágrafo
    5.2     Estrutura do parágrafo
    5.3     Tópico frasal
    5.4 Formas de desenvolvimento do parágrafo
    5.5     Organização do texto: coesão entre as ideias do parágrafo e entre
parágrafos
    5.6     Técnicas específicas para conseguir ênfase, clareza e coerência
    Sugestões de exercícios

6     Tipos de Vocabulário
    6.1     Vocabulário e contexto
        6.1.1     Diversidade de vocabulário
    6.2     Denotação e conotação
    6.3     Polissemia e homonímia
    6.4     Sinonímia e paronímia
    6.


João Bosco Medeiros

Licenciado em Filosofia pela USP

Mestre em Letras pela USP

Pós

graduado em Literatura Brasileira pela USP

Professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura Brasileira e Portuguesa e Metodologia Científica

É autor do ensaio de crítica literária Fialho de Almeida: o mundo fora dos eixos, publicado pela Íbis, e de Contando em miúdos (livro de contos), publicado pela Delirium Cordia


Maria Margarida de Andrade

Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH da USP (Tese: Linguagem e cultura dos pescadores da região de Iguape

Estado de São Paulo)

Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH da USP (Dissertação de mestrado: Aspectos da linguagem dos castanheiros da região de Marabá

PA)

Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Sânscrito) pela USP

Professora de Língua Portuguesa (1a e 2a Graus) da rede Oficial do Ensino do Estado de São Paulo (1949

1982)

Professora do Curso de Letras (Literatura Portuguesa, Lingüística e Estilística) da Universidade Cidade de São Paulo

UNICID (1985

1988)

Professora de Língua Portuguesa da Universidade Campos Salles

SP (1984

1989)

Professora do Curso de Letras e Pedagogia da Universidade Mackenzie (Titular de Filologia Românica, Titular de Metodologia Científica)

Professora de Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais (1987

1994)

Professora de Língua Portuguesa no Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Cásper Libero (1995

1996)

Proferiu palestras, ministrou cursos e minicursos em várias universidades, de 1989 até o presente