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Curso Online

Curso online - Estudos Culturais em Educação

  • Edição: 1|2020
  • Editora: GEN LTC

Luciano Gamez

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A relação entre a educação e o conhecimento cultural. O curso online Estudos Culturais em Educação traz bases teóricas da cultura relacionadas à área e estimula a prática da pesquisa, da investigação dos modos de aprender e de vida de diferentes culturas.

Conteúdo relacionado

  • Formato: GENio
  • Carga horária:
  • Publicação: 31/07/2020

A relação entre a educação e o conhecimento cultural. O curso online Estudos Culturais em Educação traz bases teóricas da cultura relacionadas à área e estimula a prática da pesquisa, da investigação dos modos de aprender e de vida de diferentes culturas.

 

Com grupos de discussão, seminários, debates competitivos, apresentação e discussão de filmes e casos práticos, Luciano Gamez debate o desenvolvimento do mundo por diferentes expressões culturais e também a cultura como meio de inclusão social, sem desrespeitar a diversidade cultural, as diferenças de natureza étnico-racial, social, cultural, religiosa, faixas geracionais, necessidades especiais, entre outras.

 

Ao estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento cultural, este curso entende a cultura como um processo de construção da história da humanidade e como área do conhecimento, manifestação e representação de povos.

 

 

TIRA-DÚVIDAS:

O curso tem certificado? Não

Carga horária: 60h

Pré-requisitos para a realização do curso: Nenhum

Público-alvo: Estudantes e profissionais de Pedagogia e licenciaturas.

Tempo de acesso: O acesso ao curso será liberado assim que houver a confirmação de pagamento e ficará disponível por 180 dias

 

 

Unidade I
A Educação e Cultura: Aspectos Conceituais
Cultura – Aspectos Conceituais
Cultura e Educação – Relações de Diálogo
A Cultura e A Sociedade


Unidade II
Prática Pedagógica em Cultura e o Cotidiano Escolar
Por uma Perspectiva Interdisciplinar no Ensino da Cultura: A Articulação dos Saberes no Dia a Dia na Sala de Aula

 

Unidade III
Processos Didático-Pedagógicos e as Múltiplas Dimensões da Culturais, Conteúdos, Métodos e Procedimentos Escolares e Não Escolares em Arte
A Emergência das Questões do Multiculturalismo (Classe Social, Religião, Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Idade, Linguagem etc. e Suas Implicações para a Educação Escolar

 

Unidade IV
Processo de Construc?a?o da Cultura da Humanidade e Objeto da Produção do Conhecimento Científico
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Diversidade Cultural

Luciano Gamez

Psicólogo e professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, lotado no Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp e professor do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. Realiza pesquisa na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina na Unifesp e atualmente está em estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Graduado em Psicologia pela Universidade de Lisboa (1992), mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (1998), doutor em Ergonomia Cognitiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com estágio de pesquisa doutoral na École Polytechique de Montreal, no Québec.
Em 2015, concluiu o curso de Formação em Psicodrama Clínico pela Escola Paulista de Psicodrama, na abordagem da Análise Psicodramática. Desde então, procura integrar o Psicodrama à Educação, utilizando a abordagem do Psicodrama Pedagógico.

Possui sólida experiência em Educação a Distância (Planejamento, gestão e implementação de projetos educacionais, docência em teorias e metodologias da EaD, produção de material didático, aprendizagem mediada por tecnologias), e no ensino de Psicologia (docente das disciplinas de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Avaliação Diagnóstica, Psicologia da Aprendizagem). Como pesquisador está interessado nos fenômenos da aprendizagem e do desenvolvimento humano, e no estudo de teorias e modelos educacionais que integrem o uso de tecnologias digitais, ou analógicas, à Educação.