Livro Impresso

Série Educação - Gestão Escolar - Perspectivas, Desafios e Função Social

  • ISBN:

    9788521623014

  • Edição: 1|2013
  • Editora: LTC

MONTEIRO & MOTTA

Indisponível Temporariamente

Sem Estoque
SKU
211225
ou em até 3x de R$ 24,80
A discrepância entre as mudanças no mundo e a estagnação das escolas é tamanha que o cenário requer medidas verdadeiramente transformadoras para que a educação institucionalizada volte a se integrar com os indivíduos que ocupam suas salas de aula e que po
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 328
  • Publicação: 09/09/2013
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,57 kg
  • Dimensões: 16 X 23

A discrepância entre as mudanças no mundo e a estagnação das escolas é tamanha que o cenário requer medidas verdadeiramente transformadoras para que a educação institucionalizada volte a se integrar com os indivíduos que ocupam suas salas de aula e que poderão ser os agentes de mudança do futuro. Diante disso, Série Educação - Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social propõe uma abordagem a partir da informação, do conhecimento e da comunicação: os aspectos que fazem a diferença e definem o funcionamento do mundo atual.
Parte-se da delimitação do contexto em que se insere esse tipo de gestão e dos princípios que estabelecem o vínculo entre a escola e o projeto de sociedade. Todos esses conceitos preliminares serão sintetizados em um modelo de gestão referencial, com ênfase no currículo e nos desafios e exigências das organizações educacionais. Também são consideradas as bases legais da atividade de gestão, a partir das quais as alternativas metodológicas serão definidas para alcançar os objetivos particulares de cada instituição.
Série Educação - Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social oferece uma ampla gama de instrumentos e processos que aproximam as elaborações teóricas à realidade concreta do dia a dia nas escolas, mostrando que é possível administrá-las com eficiência, ética e perspectivas futuras positivas.


Introdução - Se minha escola voasse...
Capítulo 1 - Projeto de Sociedade, de Escola e de Gestão
Capítulo 2 - Funções Sociais da Educação e da Escola
Capítulo 3 Gestão e Educação
Capítulo 4 Aprender, Ensinar e Educar num Mundo Digital
Capítulo 5 Gestão do Currículo e de Seu Aparato
Capítulo 6 Gestão de Perspectiva Sistêmica
Capítulo 7 Bases Políticas e Legais da Educação
Capítulo 8 Ferramentas para a Gestão Inovadora
Capítulo 9 Alguns Instrumentos Úteis para a Boa Gestão

Bibliografia
Índice

Eduardo Monteiro graduou-se em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu o mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), além de ser pós-graduado em Direção e Gestão Escolar pela Universidad Alberto Hurtado, no Chile. É, ainda, pesquisador do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP (NCE USP). Desde a década de 1980 atua na formação de docentes e gestores educacionais e no desenvolvimento de projetos na interface Comunicação-Educação.

Artur Motta obteve os títulos de mestre e doutor em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua na Educação Básica desde 1973, no exercício de diferentes funções acadêmicas e gestoras. A partir de 2001, passou a atuar também no ensino superior como professor em cursos de graduação e pós-graduação.