Livro Impresso
GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Comunicação, Desafios e Estratégias
-
ISBN:
9788522497935
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
De:
R$ 128,00
Por:
R$ 108,80
In stock
SKU
4215241
ou em até 5x de R$ 21,76
Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, p

- Formato: Impresso
- Páginas: 304
- Publicação: 08/05/2015
- Capa: Brochura
- Peso: 0,59 kg
- Dimensões: 17 X 24
Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, principalmente, manter com elevada qualidade e satisfação para alunos, professores e demais participantes do processo é algo que deve ser renovado constantemente.Exige-se, hoje, conhecimento atualizado, novo, em tempo real, proveniente de todas as partes do mundo, e que as pessoas, equipes e organizações sejam capazes de construir e utilizar esse conhecimento empregando as novas tecnologias da comunicação. Portanto, é fundamental a eficiente gestão do EAD para a formação de novos profissionais.Este livro possui os seguintes diferenciais:• Apresenta de forma prática, atualizada e com linguagem acessível como desenvolver e implantar o EAD nas condições atuais.• Pode ser de interesse para professores, coordenadores de cursos e diretivos de instituições de ensino, assim como para alunos.• Aborda temáticas novas, como a de gerenciar a criatividade virtual e a utilização de games, a formatação das equipes de ensino e os aspectos econômicos e financeiros da gestão EAD.• Apresenta exemplos e estudos de caso atuais de diferentes países.• É composto por abordagens de renomados autores nacionais e estrangeiros, pesquisadores, mestres, doutores, consultores e profissionais.• Possibilita conhecer experiência e opiniões de professores de diferentes instituições e localidades.• Tem uma abordagem transdisciplinar e multicultural, com diferentes olhares.Livro-texto para disciplinas de Pedagogia, Comunicação, Didática, Psicologia e áreas afins e leitura complementar para Filosofia, Sociologia, Gestão Ambiental, Administração, Marketing, Sustentabilidade e Planejamento Estratégico. Os conceitos e as práticas citadas são factíveis para aplicação em instituições de ensino fundamental, médio ou superior, projetos comunitários, empresas, hospitais, organizações não governamentais, indústrias, comércios, lojas virtuais, agências de marketing de conteúdo e startups.
Índice alfabético dos autores, vii
Prefácio, xv
Apresentação: palavras dos organizadores, xix
PARTE I – BASES DA GESTÃO DE PROJETOS EM EAD: CONSTRUINDO NOVOS PARADIGMAS, INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, 1
1 O Uso das Tecnologias na Educação, Antes e Depois da Internet (Victor Aquino Gomes Correa), 3
2 Gestão Criativa em Ecossistemas de Educação a Distância (EAD) (Felipe Chibás Ortiz), 12
3 Organizações Educativas Físicas e Virtuais a Partir da Perspectiva da Mudança Inovadora (Saturnino de la Torre e Felipe Chibás Ortiz), 35
4 O Currículo e as Tecnologias: Desafios para a Formação de Professores (Neide de Aquino Noffs e Maria Angela Barbato Carneiro), 60
5 Tendências da Educação a Distância ou Tendências da Educação? (Fernando de Almeida Santos), 75
PARTE II – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO EAD: DESAFIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES, 89
1 Por uma Nova E-Ducação: Experiências Formativas com Tecnologias e Recursos para a Educomunicação (Ignacio Aguaded, Pablo Maraver López e Ángel Mojarro Aliaño), 91
2 Educação a Distância (EAD) Estimuladora de Criatividade: Reflexões e Experiências (Gerardo Borroto Carmona), 103
3 O Ensino a Distância e a Profissionalização em Turismo: uma Relação a Ser Aprimorada (Debora Cordeiro Braga), 123
4 A Mudança de Cenário do ABC Paulista após a Formação Profissional nos Cursos Superiores de Tecnologia Parcialmente a Distância: Uma Pesquisa (Mônica Maria Martins de Souza), 145
5 Gestão Cooperativa com Equipes de EAD (Janes Fidélis Tomelin e Luiz Alberto de Farias), 167
6 O Ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Cidadãos Seniores em Portugal (Ana Isabel Veloso, Sónia Ferreira, Célia Maria Martins Soares e Liliana Filipa Vale Costa), 177
7 Gestão de Programas Educomunicativos e de Pesquisa em Educação Virtual. Os Casos da Universidade de “La Frontera” (Chile) e da Universidade de Guadalajara (México) (Carlos Del Valle e Israel Tonatiuh Lay Arellano), 197
8 MOOCs. Para Onde Caminha o Processo de Aprendizagem e o Uso de Recursos Informáticos (Alessandro Marco Rosini, Angelo Palmisano e Orlando Roque da Silva), 209
9 Empoderamento do Prossumidor Mediante os Videogames (Mari Carmen Caldeiro Pedreira e Ignacio Aguaded), 221
PARTE III – ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA GESTÃO EAD, 235
1 Custos para Implantação de Cursos a Distância no Ensino Superior (Jeferson Pistori), 237
2 Educação a Distância: Análise de Aspectos Sociais, Econômicos e Financeiros de Projetos de EAD em Ins
Prefácio, xv
Apresentação: palavras dos organizadores, xix
PARTE I – BASES DA GESTÃO DE PROJETOS EM EAD: CONSTRUINDO NOVOS PARADIGMAS, INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, 1
1 O Uso das Tecnologias na Educação, Antes e Depois da Internet (Victor Aquino Gomes Correa), 3
2 Gestão Criativa em Ecossistemas de Educação a Distância (EAD) (Felipe Chibás Ortiz), 12
3 Organizações Educativas Físicas e Virtuais a Partir da Perspectiva da Mudança Inovadora (Saturnino de la Torre e Felipe Chibás Ortiz), 35
4 O Currículo e as Tecnologias: Desafios para a Formação de Professores (Neide de Aquino Noffs e Maria Angela Barbato Carneiro), 60
5 Tendências da Educação a Distância ou Tendências da Educação? (Fernando de Almeida Santos), 75
PARTE II – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO EAD: DESAFIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES, 89
1 Por uma Nova E-Ducação: Experiências Formativas com Tecnologias e Recursos para a Educomunicação (Ignacio Aguaded, Pablo Maraver López e Ángel Mojarro Aliaño), 91
2 Educação a Distância (EAD) Estimuladora de Criatividade: Reflexões e Experiências (Gerardo Borroto Carmona), 103
3 O Ensino a Distância e a Profissionalização em Turismo: uma Relação a Ser Aprimorada (Debora Cordeiro Braga), 123
4 A Mudança de Cenário do ABC Paulista após a Formação Profissional nos Cursos Superiores de Tecnologia Parcialmente a Distância: Uma Pesquisa (Mônica Maria Martins de Souza), 145
5 Gestão Cooperativa com Equipes de EAD (Janes Fidélis Tomelin e Luiz Alberto de Farias), 167
6 O Ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Cidadãos Seniores em Portugal (Ana Isabel Veloso, Sónia Ferreira, Célia Maria Martins Soares e Liliana Filipa Vale Costa), 177
7 Gestão de Programas Educomunicativos e de Pesquisa em Educação Virtual. Os Casos da Universidade de “La Frontera” (Chile) e da Universidade de Guadalajara (México) (Carlos Del Valle e Israel Tonatiuh Lay Arellano), 197
8 MOOCs. Para Onde Caminha o Processo de Aprendizagem e o Uso de Recursos Informáticos (Alessandro Marco Rosini, Angelo Palmisano e Orlando Roque da Silva), 209
9 Empoderamento do Prossumidor Mediante os Videogames (Mari Carmen Caldeiro Pedreira e Ignacio Aguaded), 221
PARTE III – ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA GESTÃO EAD, 235
1 Custos para Implantação de Cursos a Distância no Ensino Superior (Jeferson Pistori), 237
2 Educação a Distância: Análise de Aspectos Sociais, Econômicos e Financeiros de Projetos de EAD em Ins
Felipe Chibás Ortiz
Doutor e mestre pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e MarketingEspecialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha) Psicólogo pela Universidade de Havana (Cuba)Consultor, pesquisador e palestrante Professor convidado em diversos congressos internacionais e universidadesPossui ampla experiência na gestão de cursos EADFoi diretor da Perfectu, empresa que integra o grupo multinacional EAD Global EstrategiaPesquisador no Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing CEACOM na ECAUSPMinistra as disciplinas de Marketing Digital, Marketing Pessoal e Gestão da Inovação e da CriatividadeProfessor na ECAUSP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP)Autor do livro Marketing_Pessoal.com: sua estratégia dentro e fora da Internet, publicado pela Atlas, e de outros 10 títulos publicados no Brasil e em outros países
Fernando de Almeida Santos
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana MackenzieGraduado em Ciências Contábeis e em Administração Pública pela Universidade Católica Dom BoscoGraduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)Especialista em Avaliação Institucional, em Administração Financeira e em Educação a DistânciaProfessor da PUCSPDocente das Faculdades Metropolitanas Unidas, das Faculdades Integradas Rio Branco e da FATECOsascoPesquisador da Faculdade ENIACEditor responsável da Revista Científica Hermes, do Instituto Paulista de Ensino _ FIPEN18 anos de experiência em docência e 14 anos em gestão de ensino superiorViceConselheiro do CRCSP (Gestão 20142017) Presidente do Rotary Club Jaguaré (Gestão 20142015)
Felipe Chibás Ortiz
Doutor e mestre pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e MarketingEspecialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha) Psicólogo pela Universidade de Havana (Cuba)Consultor, pesquisador e palestrante Professor convidado em diversos congressos internacionais e universidadesPossui ampla experiência na gestão de cursos EADFoi diretor da Perfectu, empresa que integra o grupo multinacional EAD Global EstrategiaPesquisador no Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing CEACOM na ECAUSPMinistra as disciplinas de Marketing Digital, Marketing Pessoal e Gestão da Inovação e da CriatividadeProfessor na ECAUSP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP)Autor do livro Marketing_Pessoal.com: sua estratégia dentro e fora da Internet, publicado pela Atlas, e de outros 10 títulos publicados no Brasil e em outros países
Fernando de Almeida Santos
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana MackenzieGraduado em Ciências Contábeis e em Administração Pública pela Universidade Católica Dom BoscoGraduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)Especialista em Avaliação Institucional, em Administração Financeira e em Educação a DistânciaProfessor da PUCSPDocente das Faculdades Metropolitanas Unidas, das Faculdades Integradas Rio Branco e da FATECOsascoPesquisador da Faculdade ENIACEditor responsável da Revista Científica Hermes, do Instituto Paulista de Ensino _ FIPEN18 anos de experiência em docência e 14 anos em gestão de ensino superiorViceConselheiro do CRCSP (Gestão 20142017) Presidente do Rotary Club Jaguaré (Gestão 20142015)