e-Book
E-Book - GESTÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
-
ISBN:
9788522499182
- Edição: 1|2015
- Editora: Atlas
De:
R$ 77,00
Por:
R$ 65,45
In stock
SKU
4215610
ou em até 3x de R$ 21,82
Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, p
Aprender a gerir a Educação a Distância é fundamental para professores, facilitadores, instrutores, escolas, instituições de ensino superior, institutos e quaisquer tipos de entidades que ofereçam esta nova modalidade de ensino. No entanto, implantar e, principalmente, manter com elevada qualidade e satisfação para alunos, professores e demais participantes do processo é algo que deve ser renovado constantemente.
Exige-se, hoje, conhecimento atualizado, novo, em tempo real, proveniente de todas as partes do mundo, e que as pessoas, equipes e organizações sejam capazes de construir e utilizar esse conhecimento empregando as novas tecnologias da comunicação. Portanto, é fundamental a eficiente gestão do EAD para a formação de novos profissionais.
Este livro possui os seguintes diferenciais:
• Apresenta de forma prática, atualizada e com linguagem acessível como desenvolver e implantar o EAD nas condições atuais.
• Pode ser de interesse para professores, coordenadores de cursos e diretivos de instituições de ensino, assim como para alunos.
• Aborda temáticas novas, como a de gerenciar a criatividade virtual e a utilização de games, a formatação das equipes de ensino e os aspectos econômicos e financeiros da gestão EAD.
• Apresenta exemplos e estudos de caso atuais de diferentes países.
• É composto por abordagens de renomados autores nacionais e estrangeiros, pesquisadores, mestres, doutores, consultores e profissionais.
• Possibilita conhecer experiência e opiniões de professores de diferentes instituições e localidades.
• Tem uma abordagem transdisciplinar e multicultural, com diferentes olhares.
Livro-texto para disciplinas de Pedagogia, Comunicação, Didática, Psicologia e áreas afins e leitura complementar para Filosofia, Sociologia, Gestão Ambiental, Administração, Marketing, Sustentabilidade e Planejamento Estratégico. Os conceitos e as práticas citadas são factíveis para aplicação em instituições de ensino fundamental, médio ou superior, projetos comunitários, empresas, hospitais, organizações não governamentais, indústrias, comércios, lojas virtuais, agências de marketing de conteúdo e startups.
Índice alfabético dos autores, vii
Prefácio, xv
Apresentação: palavras dos organizadores, xix
PARTE I – BASES DA GESTÃO DE PROJETOS EM EAD: CONSTRUINDO NOVOS PARADIGMAS, INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, 1
1 O Uso das Tecnologias na Educação, Antes e Depois da Internet (Victor Aquino Gomes Correa), 3
2 Gestão Criativa em Ecossistemas de Educação a Distância (EAD) (Felipe Chibás Ortiz), 12
3 Organizações Educativas Físicas e Virtuais a Partir da Perspectiva da Mudança Inovadora (Saturnino de la Torre e Felipe Chibás Ortiz), 35
4 O Currículo e as Tecnologias: Desafios para a Formação de Professores (Neide de Aquino Noffs e Maria Angela Barbato Carneiro), 60
5 Tendências da Educação a Distância ou Tendências da Educação? (Fernando de Almeida Santos), 75
PARTE II – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO EAD: DESAFIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES, 89
1 Por uma Nova E-Ducação: Experiências Formativas com Tecnologias e Recursos para a Educomunicação (Ignacio Aguaded, Pablo Maraver López e Ángel Mojarro Aliaño), 91
2 Educação a Distância (EAD) Estimuladora de Criatividade: Reflexões e Experiências (Gerardo Borroto Carmona), 103
3 O Ensino a Distância e a Profissionalização em Turismo: uma Relação a Ser Aprimorada (Debora Cordeiro Braga), 123
4 A Mudança de Cenário do ABC Paulista após a Formação Profissional nos Cursos Superiores de Tecnologia Parcialmente a Distância: Uma Pesquisa (Mônica Maria Martins de Souza), 145
5 Gestão Cooperativa com Equipes de EAD (Janes Fidélis Tomelin e Luiz Alberto de Farias), 167
6 O Ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Cidadãos Seniores em Portugal (Ana Isabel Veloso, Sónia Ferreira, Célia Maria Martins Soares e Liliana Filipa Vale Costa), 177
7 Gestão de Programas Educomunicativos e de Pesquisa em Educação Virtual. Os Casos da Universidade de “La Frontera” (Chile) e da Universidade de Guadalajara (México) (Carlos Del Valle e Israel Tonatiuh Lay Arellano), 197
8 MOOCs. Para Onde Caminha o Processo de Aprendizagem e o Uso de Recursos Informáticos (Alessandro Marco Rosini, Angelo Palmisano e Orlando Roque da Silva), 209
9 Empoderamento do Prossumidor Mediante os Videogames (Mari Carmen Caldeiro Pedreira e Ignacio Aguaded), 221
PARTE III – ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA GESTÃO EAD, 235
1 Custos para Implantação de Cursos a Distância no Ensino Superior (Jeferson Pistori), 237
2 Educação a Distância: Análise de Aspectos Sociais, Econômicos e Financeiros de Projetos de EAD em Ins
Prefácio, xv
Apresentação: palavras dos organizadores, xix
PARTE I – BASES DA GESTÃO DE PROJETOS EM EAD: CONSTRUINDO NOVOS PARADIGMAS, INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, 1
1 O Uso das Tecnologias na Educação, Antes e Depois da Internet (Victor Aquino Gomes Correa), 3
2 Gestão Criativa em Ecossistemas de Educação a Distância (EAD) (Felipe Chibás Ortiz), 12
3 Organizações Educativas Físicas e Virtuais a Partir da Perspectiva da Mudança Inovadora (Saturnino de la Torre e Felipe Chibás Ortiz), 35
4 O Currículo e as Tecnologias: Desafios para a Formação de Professores (Neide de Aquino Noffs e Maria Angela Barbato Carneiro), 60
5 Tendências da Educação a Distância ou Tendências da Educação? (Fernando de Almeida Santos), 75
PARTE II – EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INOVADORAS NA GESTÃO EAD: DESAFIOS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES, 89
1 Por uma Nova E-Ducação: Experiências Formativas com Tecnologias e Recursos para a Educomunicação (Ignacio Aguaded, Pablo Maraver López e Ángel Mojarro Aliaño), 91
2 Educação a Distância (EAD) Estimuladora de Criatividade: Reflexões e Experiências (Gerardo Borroto Carmona), 103
3 O Ensino a Distância e a Profissionalização em Turismo: uma Relação a Ser Aprimorada (Debora Cordeiro Braga), 123
4 A Mudança de Cenário do ABC Paulista após a Formação Profissional nos Cursos Superiores de Tecnologia Parcialmente a Distância: Uma Pesquisa (Mônica Maria Martins de Souza), 145
5 Gestão Cooperativa com Equipes de EAD (Janes Fidélis Tomelin e Luiz Alberto de Farias), 167
6 O Ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Cidadãos Seniores em Portugal (Ana Isabel Veloso, Sónia Ferreira, Célia Maria Martins Soares e Liliana Filipa Vale Costa), 177
7 Gestão de Programas Educomunicativos e de Pesquisa em Educação Virtual. Os Casos da Universidade de “La Frontera” (Chile) e da Universidade de Guadalajara (México) (Carlos Del Valle e Israel Tonatiuh Lay Arellano), 197
8 MOOCs. Para Onde Caminha o Processo de Aprendizagem e o Uso de Recursos Informáticos (Alessandro Marco Rosini, Angelo Palmisano e Orlando Roque da Silva), 209
9 Empoderamento do Prossumidor Mediante os Videogames (Mari Carmen Caldeiro Pedreira e Ignacio Aguaded), 221
PARTE III – ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DA GESTÃO EAD, 235
1 Custos para Implantação de Cursos a Distância no Ensino Superior (Jeferson Pistori), 237
2 Educação a Distância: Análise de Aspectos Sociais, Econômicos e Financeiros de Projetos de EAD em Ins
Felipe Chibás Ortiz
Doutor e mestre pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing
Especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha)
Psicólogo pela Universidade de Havana (Cuba)
Consultor, pesquisador e palestrante
Professor convidado em diversos congressos internacionais e universidades
Possui ampla experiência na gestão de cursos EAD
Foi diretor da Perfectu, empresa que integra o grupo multinacional EAD Global Estrategia
Pesquisador no Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing CEACOM na ECAUSP
Ministra as disciplinas de Marketing Digital, Marketing Pessoal e Gestão da Inovação e da Criatividade
Professor na ECAUSP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP)
Autor do livro Marketing_Pessoal.com: sua estratégia dentro e fora da Internet, publicado pela Atlas, e de outros 10 títulos publicados no Brasil e em outros países
Fernando de Almeida Santos
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Graduado em Ciências Contábeis e em Administração Pública pela Universidade Católica Dom Bosco
Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO)
Especialista em Avaliação Institucional, em Administração Financeira e em Educação a Distância
Professor da PUCSP
Docente das Faculdades Metropolitanas Unidas, das Faculdades Integradas Rio Branco e da FATECOsasco
Pesquisador da Faculdade ENIAC
Editor responsável da Revista Científica Hermes, do Instituto Paulista de Ensino _ FIPEN
18 anos de experiência em docência e 14 anos em gestão de ensino superior
ViceConselheiro do CRCSP (Gestão 20142017)
Presidente do Rotary Club Jaguaré (Gestão 20142015)
Felipe Chibás Ortiz
Doutor e mestre pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing Especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha) Psicólogo pela Universidade de Havana (Cuba) Consultor, pesquisador e palestrante Professor convidado em diversos congressos internacionais e universidades Possui ampla experiência na gestão de cursos EAD Foi diretor da Perfectu, empresa que integra o grupo multinacional EAD Global Estrategia Pesquisador no Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing CEACOM na ECAUSP Ministra as disciplinas de Marketing Digital, Marketing Pessoal e Gestão da Inovação e da Criatividade Professor na ECAUSP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) Autor do livro Marketing_Pessoal.com: sua estratégia dentro e fora da Internet, publicado pela Atlas, e de outros 10 títulos publicados no Brasil e em outros países
Fernando de Almeida Santos
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Graduado em Ciências Contábeis e em Administração Pública pela Universidade Católica Dom Bosco Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) Especialista em Avaliação Institucional, em Administração Financeira e em Educação a Distância Professor da PUCSP Docente das Faculdades Metropolitanas Unidas, das Faculdades Integradas Rio Branco e da FATECOsasco Pesquisador da Faculdade ENIAC Editor responsável da Revista Científica Hermes, do Instituto Paulista de Ensino _ FIPEN 18 anos de experiência em docência e 14 anos em gestão de ensino superior ViceConselheiro do CRCSP (Gestão 20142017) Presidente do Rotary Club Jaguaré (Gestão 20142015)
O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).
Compatibilidade
Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.
Acesso aos e-books
- Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
- Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.
Acessibilidade
- O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
- O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).
Observações importantes
- A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
- Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
- Não é permitida a impressão dos e-books;
- Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
- Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.
Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.