• Entrega Imediata

e-Book

E-Book - EDUCAÇÃO HOJE

  • ISBN:

    9788522465934

  • Edição: 1|2009
  • Editora: Atlas

Pedro Demo

De: R$ 91,00 Por: R$ 77,35
In stock
SKU
4209197
ou em até 3x de R$ 25,78
< >
Educadores estão atordoados frente às "novas" tecnologias, em particular frente ao que se está chamando "habilidades do século XXI". Primeiro, porque, alavancadas pelo mercado, as tecnologias digitais avançam sôfrega e já compulsoriamente. Segundo, porque
  • Formato: Bookshelf
  • Páginas: 144
  • Publicação: 08/05/2013

Educadores estão atordoados frente às "novas" tecnologias, em particular frente ao que se está chamando "habilidades do século XXI". Primeiro, porque, alavancadas pelo mercado, as tecnologias digitais avançam sôfrega e já compulsoriamente. Segundo, porque a pedagogia ficou para trás, entretida com suas didáticas obsoletas, em especial com a aula instrucionista. Terceiro, porque nem tudo são flores nas tecnologias; ao lado da pressão consumista, aparecem riscos consideráveis para as crianças, em contexto de preocupante ambigüidade. Quarto, porque há, sim, oportunidades inovadoras, se soubermos usar. Entre os desafios mais prementes estão as novas alfabetizações, indo muito além do tradicional "ler, escrever e contar" e que não passa de pressuposto.

 

A escola não corre o risco de ser extinta, muito menos o professor, mas encontram concorrências duras que acenam para horizontes bem mais complexos e complicados, como são as oportunidades de aprendizagem informal. A par disso, em geral as crianças se dão bem com o computador; elas se alfabetizam com maior naturalidade, mexendo na máquina e conversando com seus colegas.

 

Este texto leva em conta que a relação com as "novas" tecnologias precisa ser regulada pela postura de educador: não pode adotar submissamente, nem pode apenas resistir. A mera resistência é deseducativa, porque elas não vão nos pedir licença para penetrarem no ambiente escolar. Nem cabe só proibir, porque, tornando-se, aos poucos, ubíqua, o que não se vê em casa ou na escola, vê-se na rua ou em qualquer outro lugar e com tanto maior ânsia.

 

Livro indicado para cursos de pedagogia e de formação de professores em geral, tanto para introduzir a questão das "novas" tecnologias, quanto para alimentar processos de formação permanente. Contém subsídios para recriar a formação pedagógica, em particular para refazer o desafio das novas alfabetizações. Recomendado também para "pedagogias empresariais" e similares que se interessam por ambientes informais de aprendizagem.

Introdução

 

1     Expectativas: Euforias e Vazios
    1.1     Euforias
    1.2     Olhando criticamente
    1.3     Em suma

 

2     Promessas da Aprendizagem Virtual: Expectativas sobre a Web 2.0
    2.1     Autoria: fundamento docente e discente
    2.2     Autorias virtuais
    2.3     Aprendizagem virtual como dinâmica social em rede (social networking)
    2.4     Além do construtivismo?

 

3     Web 2.0 e suas Ferramentas

 

4     Desafios Pedagógicos
    4.1 Problemas relativos aos estudantes
    4.2 Problemas relativos aos professores
    4.3 Problemas institucionais

 

5     Aprendizagem Virtual e Design de Curso
    5.1     Referências que continuam importantes
    5.2     Referências que se quebram
    5.3     Novidades
    5.4     Hipóteses sobre alfabetização virtual

 

6 Pedagogia do Aprender Bem
    6.1     Pedagogicamente correta
    6.2     Tecnologicamente correta
    6.3     Professor

 

Conclusão

 

Bibliografia

 


Pedro Demo

 

Pós

 

doutor pela Universty of California at Los Angeles (UCLA) (1999

 

2000)

 

Ph.D. em Sociologia pela Alemanha Ocidental (Defesa de tese em 1971, publicada em alemão em 1973)

 

 

Professor Titular aposentado e Emérito de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)

 

Foi professor da PUC

 

RJ, da UFF, do IUPERJ, entre 1972 e 1974

 

Autor de publicações nas áreas de metodologia científica e de política social (com acentuação em educação)

 

Foi Pesquisador do IPEA (até 1994)

 

Autor de mais de 70 livros

O GEN | Grupo Editorial Nacional adota a plataforma de e-books VitalSource Bookshelf. Além de oferecer vários recursos, o Bookshelf permite até quatro instalações, sendo duas em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e duas em computadores (desktops ou notebooks).

Compatibilidade

Além do acesso on-line (online.vitalsource.com), o Bookshelf está disponível para os seguintes sistemas: Windows, Mac OS X, iOS e Android.

Acesso aos e-books

  • Após a confirmação do pagamento, o e-book será associado a uma conta na VitalSource. Se você já for usuário do Bookshelf, o e-book será associado à conta existente; caso contrário, será criada uma conta com o e-mail utilizado para a compra;
  • Os dados para login devem ser informados no Bookshelf on-line ou na primeira utilização do aplicativo. Após novas aquisições, é importante clicar na opção “Atualizar biblioteca”.

Acessibilidade

  • O aplicativo Bookshelf dispõe de recursos para auxiliar os portadores de deficiência visual. Além da ampliação de caracteres, o aplicativo oferece a leitura com voz sintetizada;
  • O recurso de leitura em português funciona em instalações em nosso idioma no Windows 7 SP1 ou superior e OS X 10.10 (Yosemite).

Observações importantes

  • A versão atual do Bookshelf para Android não permite assistir aos vídeos de nossos livros-aula;
  • Em sistemas Linux e Windows Phone, seus e-books podem ser acessados on-line;
  • Não é permitida a impressão dos e-books;
  • Os e-books adquiridos no site do GEN não são compatíveis com os aplicativos e dispositivos Kindle, Nook, Kobo e Lev;
  • Nossos e-books também estão à venda nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. Os e-books adquiridos nessas lojas podem ser lidos no Saraiva Reader/Lev e Kobo.

Para mais informações sobre o VitalSource Bookshelf, requisitos para instalação e outros detalhes técnicos, acesse support.vitalsource.com.