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Curso Online

Curso online - Introdução à Filosofia

  • Editora: LTC

Danilo Marcondes e Rachel Nigro

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    Esse(a) curso online é para:

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A filosofia e o pensamento crítico hoje. A filosofia ajuda a desvendar mistérios e questões sobre a existência. Neste curso, você vai ter aulas sobre ética, política, grandes filósofos, tradições e crises transformadoras para entender a sociedade moderna.

Conteúdo relacionado

  • Formato: GENio
  • Carga horária:

A filosofia e o pensamento crítico hoje. A filosofia ajuda a desvendar mistérios e questões sobre a existência. Neste curso, você vai ter aulas sobre ética, política, grandes filósofos, tradições e crises transformadoras para entender a sociedade moderna.

 

Por que estudar filosofia?

O pensamento filosófico está presente em tudo o que nos cerca: nas relações de trabalho, na convivência em sociedade, na vida política, nos assuntos que envolvem a ciência, a inovação, a tecnologia e a internet.

O estudo da filosofia ajuda a compreender o porquê e como tudo existe.

 

Com este curso você vai:

  • Conhecer as origens da Filosofia com professores que dialogam enquanto explicam
  • Entender a filosofia e a relevância do pensamento crítico
  • Desvendar o pensamento dos grandes filósofos e os conceitos que marcaram cada um deles
  • Ter uma visão dos conceitos éticos e políticos, da Antiguidade até os dias atuais

 

Este curso é indicado para:

  • Pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o tema e que desejam conhecer e iniciar o pensamento filosófico
  • Profissionais de qualquer área que tenham interesse em aprimorar a reflexão e a visão crítica

 

TIRA-DÚVIDAS:

O curso tem certificado? Sim.

Carga horária: 20h.

Pré-requisitos para a realização do curso: Nenhum. O curso apresenta todos os conceitos que necessita para avançar no tema ao longo dos módulos.

Tempo de acesso: O acesso ao curso será liberado assim que houver a confirmação de pagamento e ficará disponível por 180 dias.

Módulo 1 – Conhecimento, ciência e inovação

Aula 1 – Introdução do módulo

Aula 2 – As origens da filosofia

Aula 3 – Racionalismo, método e as primeiras escolas de filosofia

Aula 4 – O problema do conhecimento em Platão: a Alegoria da Caverna

Aula 5 – Representação gráfica da Alegoria da Caverna

Aula 6 – Aristóteles: ciência e metafísica. O primeiro grande sistema de conhecimento

Aula 7 – Lógica e método científico

Aula 8 – Lógica e método científico:  Teoria do Silogismo e indução

Aula 9 – A revolução científica moderna

Aula 10 – Descartes e Galileu: o desenvolvimento da ciência moderna – racionalismo

Aula 11 – Francis Bacon e o início da tradição empirista

Aula 12 – A revolução científica contemporânea

Módulo 2 – Ética e filosofia política

Aula 1 – Introdução do módulo

Aula 2 – O experimento político da democracia grega

Aula 3 – As origens e instituições da democracia ateniense

Aula 4 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte I

Aula 5 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte II

Aula 6 – O contexto do renascimento: o humanismo e o “momento Maquiavel”

Aula 7 – Teoria do Estado e soberania

Aula 8 – Thomas Hobbes e o leviatã

Aula 9 – O conceito de liberalismo

Aula 10 – John Locke

Aula 11 – Montesquieu e a tripartição dos poderes

Aula 12 – O iluminismo e as revoluções liberais

Aula 13 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte I

Aula 14 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte II

Aula 15 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte III

Aula 16 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: - crise da democracia liberal – Parte I

Aula 17 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: crise da democracia liberal – Parte II

Danilo Marcondes

É bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia pela mesma universidade e doutor em Filosofia pela University of St. Andrews. Foi directeur d'études associé na Maison dês Sciences de l'Homme (Paris, França, 2008), visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA (2009) e professeur invité na Université de Paris-X (janeiro-fevereiro 2011). É professor associado da Universidade Federal Fluminense e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences (2010-2012). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna e ética aplicada. Foi coordenador da área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014) e do projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual, com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à reitoria. Autor de Iniciação à História da Filosofia (Rio, Zahar, 2016, 15. ed.), As armadilhas da linguagem (Rio, Zahar, 2017), dentre outras obras.

 

Rachel Nigro

É bacharel em Direito e Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Filosofia pela mesma universidade. Atua como professora de Introdução ao Direito desde 1999 e atualmente é vinculada aos departamentos de Direito e Filosofia, ministrando disciplinas introdutórias ao Direito e ao ensino da Filosofia. Também é vinculada à coordenação de pós-graduação (CCE) no curso de Filosofia Contemporânea, ministrando a disciplina Teoria Crítica, e em outros cursos de especialização na área de Ética e Compliance. Tendo como eixo de interpretação a Filosofia Pragmática da Linguagem, mantém pesquisas na interface entre Direito, Ética, Filosofia e Educação, abordando temas como: ensino da Filosofia, Estado de Direito e democracia constitucional, interpretação jurídica, ativismo judicial e o papel do Judiciário na proteção de direitos fundamentais. Entre 2010 e 2016, participou do grupo ERA - Ética e Realidade Atual -, projeto institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro coordenado pelo professor Danilo Marcondes e voltado para a produção e divulgação de conteúdo acadêmico sobre Ética e Filosofia pelo site www.era.org.br.

 


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