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Curso online - Introdução à Filosofia

  • Edição: 1|2020
  • Editora: LTC

Danilo Marcondes e Rachel Nigro

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Entenda a filosofia e a relevância do pensamento crítico hoje. Este curso online traz recursos para articular questões relacionadas às diversas áreas de conhecimento e formação, além de debater criticamente tradições e crises transformadoras da Filosofia.

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  • Formato: GENio
  • Carga horária:
  • Publicação: 17/06/2020

Entenda a filosofia e a relevância do pensamento crítico hoje. Este curso online traz recursos para articular questões relacionadas às diversas áreas de conhecimento e formação, além de debater criticamente tradições e crises transformadoras da Filosofia.

 

De Danilo Marcondes e Rachel Nigro, Introdução à Filosofia aborda, ainda, a importância do desenvolvimento da disciplina, visto que faz parte do ciclo básico da maioria das universidades.

 

As videoaulas apresentam o conteúdo ora de maneira expositiva, ora de forma dialogada, colocando em prática uma das máximas da Filosofia: o diálogo.

 

Para aprofundar os estudos, curso oferece ainda:
 

  • Textos complementares em PDF.
  • Linha do tempo, para recapitular de forma cronológica os principais marcos históricos.
  • Sugestões de leitura.
  • Questões discursivas para reflexão, com gabarito.

 

TIRA-DÚVIDAS:

O curso tem certificado? Sim.

Carga horária: 20h.

Pré-requisitos para a realização do curso: Nenhum. O curso apresenta todos os conceitos que necessita para avançar no tema ao longo dos módulos.

Público-alvo: Estudantes de todos os cursos de graduação que tenham Filosofia na grade curricular.

Tempo de acesso: O acesso ao curso será liberado assim que houver a confirmação de pagamento e ficará disponível por 180 dias.

 

Módulo 1 – Conhecimento, ciência e inovação

Aula 1 – Introdução do módulo

Aula 2 – As origens da filosofia

Aula 3 – Racionalismo, método e as primeiras escolas de filosofia

Aula 4 – O problema do conhecimento em Platão: a Alegoria da Caverna

Aula 5 – Representação gráfica da Alegoria da Caverna

Aula 6 – Aristóteles: ciência e metafísica. O primeiro grande sistema de conhecimento

Aula 7 – Lógica e método científico

Aula 8 – Lógica e método científico:  Teoria do Silogismo e indução

Aula 9 – A revolução científica moderna

Aula 10 – Descartes e Galileu: o desenvolvimento da ciência moderna – racionalismo

Aula 11 – Francis Bacon e o início da tradição empirista

Aula 12 – A revolução científica contemporânea

Módulo 2 – Ética e filosofia política

Aula 1 – Introdução do módulo

Aula 2 – O experimento político da democracia grega

Aula 3 – As origens e instituições da democracia ateniense

Aula 4 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte I

Aula 5 – Ética e política em Sócrates, Platão e Aristóteles – Parte II

Aula 6 – O contexto do renascimento: o humanismo e o “momento Maquiavel”

Aula 7 – Teoria do Estado e soberania

Aula 8 – Thomas Hobbes e o leviatã

Aula 9 – O conceito de liberalismo

Aula 10 – John Locke

Aula 11 – Montesquieu e a tripartição dos poderes

Aula 12 – O iluminismo e as revoluções liberais

Aula 13 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte I

Aula 14 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte II

Aula 15 – Liberalismo, socialismo e regimes totalitários do século XX - Parte III

Aula 16 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: - crise da democracia liberal – Parte I

Aula 17 – Desafios éticos e políticos contemporâneos: crise da democracia liberal – Parte II

Dr. Danilo Marcondes

É bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Filosofia pela mesma universidade e doutor em Filosofia pela University of St. Andrews. Foi directeur d'études associé na Maison dês Sciences de l'Homme (Paris, França, 2008), visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA (2009) e professeur invité na Université de Paris-X (janeiro-fevereiro 2011). É professor associado da Universidade Federal Fluminense e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences (2010-2012). Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna e ética aplicada. Foi coordenador da área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014) e do projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual, com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à reitoria. Autor de Iniciação à História da Filosofia (Rio, Zahar, 2016, 15. ed.), As armadilhas da linguagem (Rio, Zahar, 2017), dentre outras obras.

 

Dra. Rachel Nigro

É bacharel em Direito e Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre e doutora em Filosofia pela mesma universidade. Atua como professora de Introdução ao Direito desde 1999 e atualmente é vinculada aos departamentos de Direito e Filosofia, ministrando disciplinas introdutórias ao Direito e ao ensino da Filosofia. Também é vinculada à coordenação de pós-graduação (CCE) no curso de Filosofia Contemporânea, ministrando a disciplina Teoria Crítica, e em outros cursos de especialização na área de Ética e Compliance. Tendo como eixo de interpretação a Filosofia Pragmática da Linguagem, mantém pesquisas na interface entre Direito, Ética, Filosofia e Educação, abordando temas como: ensino da Filosofia, Estado de Direito e democracia constitucional, interpretação jurídica, ativismo judicial e o papel do Judiciário na proteção de direitos fundamentais. Entre 2010 e 2016, participou do grupo ERA - Ética e Realidade Atual -, projeto institucional da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro coordenado pelo professor Danilo Marcondes e voltado para a produção e divulgação de conteúdo acadêmico sobre Ética e Filosofia pelo site www.era.org.br.