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A Formação do Símbolo na Criança

  • ISBN:

    9788521617617

  • Edição: 4|2010
  • Editora: LTC

Jean Piaget

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210110
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A Formação do Símbolo na Criança é um livro de central significação na obra psicológica de Jean Piaget. Aqui, como em nenhum outro lugar, a comunicação infantil é estudada em paridade com as suas grandes realidades espontâneas; os dados da afirmação da pe
  • Formato: Impresso
  • Páginas: 340
  • Publicação: 12/07/2010
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,41 kg
  • Dimensões: 14 X 21

A Formação do Símbolo na Criança é um livro de central significação na obra psicológica de Jean Piaget. Aqui, como em nenhum outro lugar, a comunicação infantil é estudada em paridade com as suas grandes realidades espontâneas; os dados da afirmação da personalidade infantil se liberam de todas as peias e caminham livremente em busca de satisfação e sentido. A imaginação é o reino próprio da infância - seu universo está povoado de uma liberdade que o adulto rotula para poder compreendê-lo, mas que, na verdade, tem um sentido biológico de equilíbrio vital. A gênese do universo infantil está muito próxima ao mistério das coisas vivas - mas o seu mecanismo, tal como o estuda e o analisa Piaget, é uma das fontes mais profundas e mais convincentes das qualidades e defeitos que, mais tarde, explodem no mundo dos adultos. Piaget não se satisfaz com as explicações cumulativas ou mecânicas, tão-somente: o poder de simbolizar, que é das faculdades mais notáveis do homem, na criança tem função transitória. Sua formação é o objetivo deste livro que, à medida que desdobra as suas intuições e constatações, amplia-se para uma dimensão de obra única e insubstituível.

 

Conheça mais livros do autor aqui.

Primeira Parte
A gênese da imitação
Cap. I. As três primeiras fases: ausência de imitação. imitação esporádica e inícios de imitação sistemática
Cap. II. As fases IV e V: imitação de movimentos não-visíveis do próprio corpo e de novos modelos
Cap. III. A sexta Fase: princípios da imitação representativa e a evolução ulterior da imitação - O jogo

Segunda Parte
O Jogo
Cap. IV. O nascimento do jogo
Cap. V. A classificação dos jogos e sua evolução, a partir do aparecimento da linguagem
Cap. VI. A explicação do jogo
Cap. VII. O simbolismo secundário do jogo, o sonho e o simbolismo inconsciente - A representação cognitiva

Terceira Parte
A Representação Cognitiva
Cap. VIII. A passagem dos esquemas sensório-motores para os esquemas conceptuais
Cap. IX. Das categorias práticas às categorias representativas
Cap. X. Conclusões: Os estágios gerais da atividade representativa

Índice

Jean Piaget 

É um dos responsáveis pelo impulso da Teoria Cognitiva na educação infantil. Considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo, estudou inicialmente biologia, na Suíça, para depois se dedicar às áreas da Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra por quase trinta anos, tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e centenas de artigos e, através da observação de seus próprios filhos e de outras crianças, tornou conhecida a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Suas teorias, aplicadas em escolas ao redor do planeta, buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora para formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas antes de tudo orientar seus alunos no caminho da aprendizagem autônoma.