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Livro Impresso

GESTÃO ESTRATÉGICA

  • ISBN:

    9788522460540

  • Edição: 3|2010
  • Editora: Atlas

Mauro Calixta Tavares

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Este livro aborda detalhadamente, com base na experiência acadêmica e prática do autor, a metodologia para a implantação de gestão estratégica. Sua aplicação de maneira bem-sucedida inclui organizações com ou sem finalidade lucrativa, tais como sindica...
  • Formato: Impresso
  • Nº de Páginas: 456
  • Publicação: 13/09/2010
  • Capa: Brochura
  • Peso: 0,61 Kg
  • Dimensões: 17 X 24

Este livro aborda detalhadamente, com base na experiência acadêmica e prática do autor, a metodologia para a implantação de gestão estratégica. Sua aplicação de maneira bem-sucedida inclui organizações com ou sem finalidade lucrativa, tais como sindicatos, cooperativas, escolas, prefeituras, secretarias de Estado e empresas de pequeno, médio e grande porte. Inova por abordar a gestão estratégica em suas dimensões: conteúdo e processo. Na primeira - conteúdo - estão os conceitos e teorias que lhe dão suporte; na segunda está o detalhamento de seu desenvolvimento, etapa por etapa, ilustrado com situações práticas e reais.

 

Esta terceira edição foi totalmente revista e atualizada. Alguns de seus capítulos foram também reestruturados para tornar o desenvolvimento da gestão estratégica mais fácil e didático. Merece destaque a inclusão mais detalhada da análise SWOT e dos FCS (Fatores Críticos de Sucesso). Ambos vão permitir maior profundidade e rigor no processo de implementação da gestão estratégica.

 

Livro-texto para as disciplinas Planejamento Estratégico, Planejamento Organizacional, Planejamento Empresarial, Gestão Estratégica e Administração Estratégica para cursos de Administração, em suas várias modalidades, nos níveis de graduação e pós-graduação. Leitura complementar para as disciplinas que incluam atividades relacionadas à gestão estratégica ou ao planejamento, como de marketing, de comunicação empresarial, de pessoas, de logística e produção. Recomendado, ainda, para consultores organizacionais e de planejamento estratégico e para executivos que queiram aprofundar-se no assunto.

Parte I - FUNDAMENTOS, 1

 

1 Do Planejamento Financeiro à Gestão Estratégica, 3
1.1 Introdução, 5
1.2 Planejamento financeiro, 9
1.3 Planejamento a longo prazo, 10
1.4 Planejamento estratégico, 12
1.4.1 Matriz de crescimento e de participação no mercado, 12
1.4.2 Curva de experiência, 14
1.4.3 Unidades estratégicas de negócios (UENs), 17
1.4.4 Matriz de atratividade do mercado e posição competitiva, 19
1.4.5 A análise SWOT, 20
1.5 Gestão estratégica, 22
1.5.1 Níveis de planejamento em uma empresa administrada estrategicamente, 22
1.5.2 Estrutura dos 7 S e dos 7 C, 24
1.5.3 Competição pelo futuro, 27
1.5.4 Sociedade da informação, 30
1.5.5 A organização que aprende, 31
1.5.6 O Balanced Scorecard, 32
1.6 Dimensões da gestão estratégica, 33
Resumo, 35
Questões para reflexão e discussão, 36

 

2 Institucionalização do Processo de Gestão Estratégica, 37
2.1 Introdução, 38
2.2 Explicitação do processo de gestão estratégica, 39
2.3 Definição da abordagem a ser seguida, 40
2.3.1 Pressupostos quanto às abordagens, 41
2.3.2 Outros cuidados quanto à adoção da abordagem a ser seguida, 46
2.4 Adoção de uma linguagem comum, 49
2.4.1 Conceitos, 50
2.4.2 Funções da gestão estratégica, 55
2.5 Onde a gestão estratégica inicia-se, 59
2.5.1 Início e natureza da organização, 60
2.5.2 Experiência em planejamento ou em gestão, 61
2.6 Etapas do processo de gestão estratégica, 62
2.6.1 Primeira etapa: delimitação do negócio, formulação da visão, da missão e do inventário das competências distintivas, 63
2.6.2 Segunda etapa: análise macroambiental, 63
2.6.3 Terceira etapa: análise dos públicos relevantes, do ambiente competitivo e dos tipos de relacionamentos da organização, 63
2.6.4 Quarta etapa: análise do ambiente interno, 63
2.6.5 Quinta etapa: valores e políticas, 64
2.6.6 Sexta etapa: formulação e implementação de estratégias, 64
2.6.7 Sétima etapa: definição de objetivos, 64
2.6.8 Oitava etapa: elaboração do orçamento, 64
2.6.9 Nona etapa: definição de parâmetros de avaliação e controle, 65
2.6.10 Décima etapa: formulação de um sistema de gerenciamento de responsabilidades, 65
2.6.11 Décima primeira etapa: implantação, 65
Resumo, 65
Questões para reflexão e discussão, 66

 

Parte II - PROCESSO, 67

 

3 Delimitação do Negócio, Formulação da Visão, da Missão e Inventário das Competências Distintivas, 69
3.1 Introdução, 70
3.2 Delimitação do negócio, 72
3.2.1 Decisões para auxiliar na definição da abrangência do negócio, 78
3.2.2

 


Mauro Calixta Tavares

 

Graduado em Ciências Sociais e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

Doutor em Administração pela USP e pós

 

doutor pela FGV

 

SP

 

 

Professor aposentado da UFMG, onde atuou na graduação e no mestrado

 

Professor titular das Faculdades Pedro Leopoldo (MG)

 

Foi professor convidado do ISPU em Maputo (Moçambique), onde orienta dissertações

 

Criou o Programa de Especialização em Gestão Estratégica da FACE/UFMG e o MBA do Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), além de inúmeros cursos de graduação em Administração.

 

Orientou mais de 110 dissertações e participou de um número superior de bancas de dissertações e teses.

 

Consultor de Minas Gerais com, possivelmente a maior experiência na área

 

Palestrante e instrutor de programas de treinamentos

 

Sua área de estudos abrange marketing, comportamento do consumidor, marcas e planejamento estratégico

 

Recebeu inúmeras distinções como professor homenageado, como paraninfo, além de outras na área educacional e pública